fbpx
Pular para o conteúdo

Plano de aula sobre meio ambiente para crianças pequenas

    Plano de aula sobre meio ambiente para crianças pequenas

    O meio ambiente é algo que precisa ser discutido com mais frequência em sala de aula, pois o tema permanece atual. Diversos fatores corroboram para que os professores do ensino infantil introduzam o tema cedo, para as crianças aprenderem determinados aspectos. Isto fará com que se tornem adultos mais conscientes de seus atos.

    Por que ensinar sobre o meio ambiente?

    É importante trabalhar sobre o meio ambiente em sala de aula com as crianças, pois influencia muito no saber e no dia a dia de cada um deles. É um conteúdo que permanece necessário de ser pautado durante as aulas.

    Por que ensinar sobre o meio ambiente
    Fonte/Reprodução: original

    Lembre-se que crianças aprendem por imitação, é por este motivo que devemos inserir este tipo de conteúdo em classe. Elas saberão que cuidar do meio ambiente é correto através dos atos feitos pelos professores, e no futuro poderão compreender o porquê de fazerem esses cuidados. 

    Como trabalhar com o meio ambiente para crianças?

    Pode-se trabalhar de muitas maneiras, mas o recomendável de atuar com crianças é sempre com leitura cheia de gravuras, canções lúdicas e com letras mais fáceis de memorizar, passeios para fora do colégio e vídeos.

    Como trabalhar com o meio ambiente para crianças
    Fonte/Reprodução: original

    Assistir vídeos fará com que os alunos possam entender melhor algum aspecto que poderiam ter ficado com dúvidas. É comum que crianças compreendam melhor com ajuda de visual.

    Sugestão de atividades sobre o meio ambiente

    Elaboramos cinco atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula com os alunos do ensino infantil. Certamente os ajudará a conhecer e entender alguns conceitos importantes sobre o porquê de proteger o meio ambiente. Confira:

    Mudar o Mundo

    Esta é uma canção que pode ser reproduzida em sala de aula com os alunos do ensino infantil. A música Mudar o Mundo é muito bela e certamente mostrará às crianças o motivo pelo qual se deve proteger e cuidar do planeta.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, basta reproduzir a música em celular ou por notebook para as crianças poderem escutar, e se familiarizar com a letra. Ela é bem explicativa, interessante e te ajudará nas aulas sobre o meio ambiente.

    Materiais para a atividade

    Basta que o professor reproduza a canção para os alunos poderem escutá-la na sala de aula.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é apresentar algo diferente às crianças, que fará com que elas sintam interesse de aprender a letra da música, de aprender algo diferente e claro, fiquem instigadas em realmente proteger o planeta Terra. 

    Quem vai Salvar a Vida?

    Este é um livro escrito pela incrível autora Ruth Rocha, que conta sobre o meio ambiente para as crianças. O professor poderá se reunir com os pequenos em círculo na sala de aula para poder fazer a leitura do livro.

    Como fazer a atividade

    Este livro possui muitas gravuras que podem ser mostradas aos alunos conforme o professor fizer a leitura de cada uma das páginas. Será uma maneira eficiente de lhes apresentar melhor o tema sobre meio ambiente.

    Materiais para a atividade

    Será necessário que o professor possua o livro “Quem vai Salvar a Vida”, escrito por Ruth Rocha.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo desta atividade é incentivar nos alunos a leitura de livros com gravuras. O ideal para o professor é sempre ter um livro nesse estilo para suas aulas, pois fará com que as crianças consigam visualizar melhor toda a história.

    Uso das lixeiras recicláveis

    Uma atividade super legal, que consiste na saída da sala de aula para locais em que existam lixeiras recicláveis. É outro método de aula prática, que fará os alunos aprenderem como podem descartar o lixo.

    Como fazer a atividade

    Este é um passeio que poderá ser feito em locais de sua cidade que possuam lixeiras recicláveis. Cada uma possui uma função diferente, e caberá ao professor exemplificar aos alunos a maneira de fazer o descarte correto.

    Um exemplo seria com a lixeira vermelha, que representa os objetos feitos de plástico. O professor deve pegar um copo descartável e jogá-lo neste cesto, e solicitar que os alunos façam o mesmo em cada lixeira de cores diferentes com seus respectivos lixos.

    Objetivos para a atividade

    Este é um método de fazer com que os alunos consigam aprender que cada lixeira possui uma cor e função distintas, para enviar o lixo para lugares de reaproveitamento desse material, e não serão enviados ao lixão, como costuma ocorrer.

    Será interessante que o professor faça esta explicação de maneira lúdica, pois será mais compreensível para as crianças conseguirem entender. Se elas ficarem com dúvidas, deixe que realizem as perguntas para sanar possíveis curiosidades.

    Um Plano para Salvar o Planeta Terra com a Turma da Mônica

    Não existe nada mais didático do que aprender certos conteúdos com ajuda da Turma da Mônica. Os vídeos sempre são bem lúdicos e trazem excelentes representações sobre o nosso planeta e o dia a dia para cuidar do meio ambiente.

    O professor poderá aproveitar os 25 minutos de vídeo para apresentar aos seus alunos sobre como cuidar do planeta.

    Como fazer a atividade

    Será necessário que o vídeo seja reproduzido em sala para as crianças poderem assistir, e entender melhor sobre a importância de proteger o meio ambiente.

    É comum que hajam perguntas sobre certas questões para o professor, que poderá responder cada uma delas da melhor maneira possível. É importante ressaltar que a explicação não pode ser tão complicada, tampouco longa.

    Objetivos para a atividade

    O principal objetivo é fazer com que os pequenos possam entender um pouco mais sobre a necessidade de cuidar e proteger o meio ambiente. Sem contar que, por intermédio do vídeo, elas ficarão mais curiosas e será um estímulo para fazê-las pensar no assunto e assimilar certas informações.

    As crianças farão uma pergunta ou outra acerca do tema, o que é normal, e caberá ao professor responder de uma maneira descomplicada. Isso é vital, pois crianças compreendem com uma linguagem mais fácil e com poucas palavras. 

    Este é um dos motivos para a recomendação do vídeo, pois com ele será mais fácil de entenderem, já que certos assuntos podem ser abstratos para crianças.

    Explique sobre o meio ambiente

    O primeiro passo é explicar para as crianças o que é o meio ambiente, e depois perguntar o que elas pensam a respeito. Este tipo de atividade ajudará os pequenos a compreenderem certos aspectos importantes sobre a vida na Terra.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o professor deverá explicar alguns elementos da natureza, dentre eles podemos citar as flores, que estão em casas, jardins e parques. É um ser vivo visível para todas as pessoas.

    Posteriormente, o professor poderá pedir aos alunos que digam alguns exemplos de seres vivos. Pássaros, folhas, abelhas, borboletas, dentre outras plantas, insetos, aves e animais que vivem no planeta.

    Objetivos para a atividade

    O principal objetivo para a atividade sobre meio ambiente é fazer com que as crianças possam entender melhor qual a função de uma flor ou de plantas no geral. 

    É comum que os pequenos pensem que folhas e flores são seres inanimados por ficarem estáticos o tempo todo, mas ambos são seres vivos autótrofos, ou seja, eles não precisam caçar para se alimentar, pois fazem a fotossíntese. É por este motivo que sobrevivem sozinhas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *