fbpx
Pular para o conteúdo

5 Atividades sobre pássaros para educação infantil: bico, penas e asas

    5 Atividades sobre pássaros para educação infantil: bico, penas e asas

    As atividades sobre pássaros para crianças auxiliarão no aprendizado e conhecimento de diferentes espécies de aves que existem no Brasil e ao redor do mundo. Cada passarinho possui uma especificidade na cor, no canto, tamanho, bico, nas asas e em suas belíssimas penas.

    O que são pássaros?

    Pássaros são aves vertebradas, endotérmicas, que contam com penas, bicos sem dentes, metabolismo acelerado, coração de quatro câmaras e um pequeno esqueleto resistente e leve.

    O que são pássaros?
    Fonte/Reprodução: original.

    Sabemos que pássaros são exímios voadores, e isto ocorre por conta de seu esqueleto ser bem leve, diferente de um ser humano, que possui um peso específico, e jamais conseguiria voar com facilidade como as aves o fazem.

    Como ensinar as atividades sobre pássaros?

    O professor poderá ensinar aos alunos sobre pássaros com brincadeiras de palavras-cruzadas, quebra-cabeças com a imagem das aves, saídas em campo para mostrá-las às crianças pessoalmente, desenhos e trabalhos com fotografias.

    Cada atividade proposta auxiliará na memorização fotográfica e sonora das crianças, que precisam ser trabalhadas nos anos iniciais, principalmente com relação aos sons e figuras de animais diversos, por exemplo.

    Sugestão de atividades com pássaros para crianças

    O professor poderá trabalhar com 5 atividades sobre pássaros com os alunos do ensino infantil. Há uma variedade de maneiras lúdicas e didáticas de fazê-lo, e cada uma auxiliará no aprendizado dos pequenos na sala de aula. Veja:

    Apresente o som dos pássaros

    Para a primeira atividade com os alunos, o professor poderá inserir um vídeo que mostre o canto de cada pássaro. Além de eles aprenderem que estas aves são compostas por bico, penas e asas, aprenderão mais sobre o canto de algumas espécies.

    Há outro vídeo no YouTube que apresenta 75 cantos diferentes para mostrar às crianças.

    Como fazer a atividade

    O professor precisará apenas reproduzir o som do canto dos pássaros aos alunos em sala de aula, e deixar que escutem com atenção.

    Como fazer a atividade
    Fonte/Reprodução: original.

    Determinadas espécies possuem um canto específico, que costuma ser repetido frequentemente, como é o caso do Bem-Te-Vi.

    Todos os cantos dos pássaros são agradáveis, e ajudarão os alunos a relaxarem e manterem o foco da atividade até o final. Além de o professor conseguir explicar mais sobre as espécies que forem apresentadas no vídeo.

    Materiais para a atividade

    Será necessário apenas que o professor reproduza o som dos pássaros por intermédio do celular ou notebook.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre pássaros é fazer com que os alunos possam conhecer um pouco sobre o canto destas fantásticas aves, e até mesmo reconhecer o canto de algumas. Pode-se mencionar que os mais fáceis de serem reconhecidos seriam os do Corruíra, Sabiá Laranjeira, Guira-Guira, Quero-Quero e João de Barro.

    Forca com tema pássaros

    Uma atividade que será feita em sala de aula que garante, além e risos, aprendizado é a forca. Esta brincadeira é ideal para brincar com os pequenos com relação às letras do alfabeto.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor escolherá um nome de pássaro para as crianças poderem adivinhar as letras. Elas aprenderão o conteúdo proposto, ao mesmo tempo em que fazem uso do alfabeto.

    É importante que elas falem as letras, pensem, observem e tentem adivinhar qual seria o nome do pássaro. Elas trabalharão a lógica para resolver um problema específico, e esta atividade ajudará a solucioná-lo.

    Materiais para a atividade

    Será necessário somente do giz colorido e da lousa.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo destas atividades sobre pássaros é ensinar aos alunos que se pode aprender o conteúdo sem haver a necessidade de usar livros ou cadernos. Pode-se aprender por intermédio da fala oral em uma brincadeira lúdica e didática como a forca.

    O aluno diz uma letra que pode fazer parte do nome, e dessa maneira, conhece vogais e consoantes que estão inseridas no alfabeto. Será ideal para fortificar este conteúdo nas crianças.

    Trabalho com fotografias de pássaros

    O professor escreverá na agenda dos alunos uma mensagem aos pais, que deverão auxiliar os filhos no trabalho proposto, porque os estudantes deverão pegar fotografias na internet sobre pássaros, para inserir no corpo do trabalho com legendas.

    O aluno deverá explicar como é a fisionomia de cada pássaro, como é o formato do seu bico, se é mais pontudo ou não, se as pantas possuem garras, o tamanho das asas.

    Como fazer a atividade

    Os pais com seus filhos auxiliarão a usar o Google Docs e inserir imagens no corpo do trabalho, que deverá conter pelo menos 10 fotos de pássaros de espécies variadas. Não poderá haver repetições de uma mesma espécie de pássaro.

    O aluno deverá complementar a atividade com legendas sobre o nome da espécie, habitat, o que come e sua expectativa de vida. São detalhes simples, mas que auxiliam a conhecer melhor sobre o animal e a sua importância à natureza.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo de atividades sobre pássaros é ensiná-los sobre as várias espécies existentes, como diferenciá-los e saber reconhecer seus nomes apenas de olhá-los na rua por pouco tempo.

    Este conhecimento agregará no saber das crianças do ensino infantil, e terão facilidade em memorizar determinadas informações acerca do conteúdo que o professor elaborou para sala de aula.

    Saída de campo

    Na saída de campo, o professor poderá trabalhar com seus alunos de outra maneira que será visitar parques ou permanecer nas redondezas da escola. Auxiliará no que será feito durante a aula sobre pássaros.

    Como fazer a atividade

    Neste caso, as crianças poderão observar que nos galhos de árvores pode-se encontrar determinadas espécies de pássaros, e alguns fazem seus ninhos para chocarem seus ovos e terem seus filhotes.

    O aluno deverá observar como estas aves se comportam, mas sem atirar pedras ou gravetos para chamar a atenção delas. É importante observá-las com calma, paciência, foco e tranquilidade, para não assustá-las.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre pássaros é apresentar aos alunos pessoalmente como as aves são, como se comportam, como voam, o local em que vivem, como criam seus ninhos e porquê precisam dele.

    Estas questões poderão ser explicadas com calma para as crianças, que precisarão assimilar todas as informações que forem ditas pelo professor da matéria de ciências-biológicas.

    Desenho de pássaros

    O professor poderá trabalhar com o desenho de pássaro para as crianças desenharem em folha de papel sulfite. Para isto, é possível deixar figuras coladas na lousa para facilitar o trabalho dos alunos.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, professor poderá deixar imagens de bem-te-vis, beija-flores, quero-queros, pardais e demais espécies de pássaros para as crianças observarem e fazerem o desenho no sulfite branco ou azul.

    O professor deverá contar um pouco mais sobre os pássaros que forem escolhidos para a atividade aos alunos do ensino infantil. Ajudará no processo de conhecimento e aprendizagem do conteúdo proposto.

    Objetivos para a atividade

    As atividades sobre pássaros pretendem ensinar às crianças que existem milhões de espécies de pássaros por todo o mundo e cada um deles tem uma importância específica para a sua região.

    No Brasil, há uma forte diversidade destas belíssimas aves, as quais podemos ter o prazer de observar cantar de manhã ou de tarde. Por conta deste fator, é necessário apresentá-las aos alunos do ensino infantil.

    As atividades sobre pássaros auxiliarão as crianças no aprendizado inicial, e garantirá que elas memorizem sons ou nomes. Estimule este tipo de aula nos pequenos dentro da sala de aula de modo lúdico e didático, pois será mais fácil de ensiná-las e elas participarão de todas as atividades com curiosidade de aprender.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *