[LIVRO ONLINE] SEMÂNTICA COGNITIVA: ILHAS, PONTES E TEIAS – HELOISA PEDROSO DE MORAES FELTES

Leia livros sobre este assunto

O primeiro capítulo desta obra trata das chamadas ‘duas gerações da Ciência Cognitiva’, contextualizando o surgimento da Lingüística Cognitiva e, especificamente, da Semântica Cognitiva. No segundo capítulo, são focalizadas as contribuições de George Lakoff, Mark Johnson, Zóltan Kövecses e outros pesquisadores, tendo como eixo a Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados (TMCI), retomando-se seus fundamentos epistemológicos, algumas pesquisas que lhe deram a sustentação preliminar e fornecendo a arquitetura global da teoria. Introduz-se a possibilidade de compatibilização da TMCI com a Teoria de Blending. Levantam-se problemas relacionados à interface sintaxe-semântica e aos processos inferenciais em Semântica e Pragmática. Apresenta-se a questão da implementação de modelos conexionistas em Semântica Cognitiva e Antropologia Cognitiva. No terceiro capítulo, são analisados seis conceitos abstratos complexos, utilizando o aparato global da TMCI. O quarto capítulo consiste de dois estudos que inauguram novos procedimentos de pesquisa qualitativa em Semântica Cognitiva. O primeiro é dedicado à análise de conceitos abstratos por processamento on-line, culminando com a proposta de ampliação do escopo de análises por blending. O segundo estudo é dedicado à análise da radialidade da categoria Religião, através de fontes documentais, fazendo interface com estudos de cultura regional.

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *