fbpx
Pular para o conteúdo

Plano de aula: conhecendo os líderes religiosos da comunidade para o Ensino fundamental I

    Plano de aula conhecendo os líderes religiosos da comunidade para o Ensino fundamental I

    Os líderes religiosos da comunidade tem um papel fundamental no dia a dia de muitas pessoas. Caberá aos professores explicar aos alunos o que são, e qual a sua função frente a tanta gente que precisam de conforto e manifestar sua fé

    O que são líderes religiosos?

    Líderes religiosos atuam como porta-vozes de sua comunidade, pois trazem consigo desejos de sua tradição. Eles possuem uma variedade de funções distintas, e uma delas é ajudar a descobrir a sacralidade da terra.

    O que são líderes religiosos
    Fonte/Reprodução: original

    Todos os líderes têm como fundamento o de se repassar todo e quaisquer ensinamentos religiosos aos devotos. São vistos como protetores da palavra sagrada, pois a transmitem às pessoas diariamente.

    O líder religioso mais conhecido é o Papa Francisco, admirado por todos aqueles que fazem parte da religião católica, e até mesmo aqueles que não possuem nenhuma religião o admiram como pessoa.

    Quais atividades trabalhar sobre os líderes?

    Pode-se trabalhar com pesquisas, cartazes, documentários, filmes, paródias, atividades para colorir, exposições, palestras, e jogos didáticos como a forca ou caça-palavras. Há diferentes opções para professores usarem com seus alunos do fundamental I.

    Quais atividades trabalhar sobre os líderes
    Fonte/Reprodução: original

    Este é um tema interessante que merece mais atenção nas escolas, pois fará parte do aprendizado dos alunos. Eles entenderão aspectos desconhecidos e compreenderão a importância dessas figuras no cotidiano.

    Sugestão de 5 atividades sobre líderes religiosos

    Para as aulas sobre líderes religiosos da comunidade, o professor conferirá sugestões que auxiliem no aprendizado dos alunos sobre este conteúdo. Será possível optar pela melhor atividade e que se encaixe nas necessidades momentâneas para trabalhar em sua aula. Veja:

    Palestra

    Nesta primeira atividade, será interessante que os professores da escola se reúnam com diretores e coordenadores para convidar os líderes religiosos da comunidade. Uma palestra será interessante de inserir no meio de aprendizado dos alunos

    Como fazer a atividade

    A escola será montada com um palco se não tiver, e disponibilizará um microfone para haver melhor comunicação entre o líder religioso e os alunos. As cadeiras serão enfileiradas para manter a organização, e os alunos se sentarão lado a lado.

    Aquele que sentir curiosidade ou dúvida levantará a mão para perguntar. Não há necessidade de todos quererem falar ao mesmo tempo, basta aguardar o momento ideal de falar

    Materiais para a atividade

    Será necessário de um microfone.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo de conhecer líderes religiosos da comunidade em uma palestra vai ajudar no aprendizado e entendimento dos alunos sobre estas pessoas, o que elas fazem e o que a fé delas representa.

    Normalmente, uma palestra se torna mais agradável de participar, pois é possível conversar com o palestrante. Os professores poderão fazer perguntas que agreguem no saber dos alunos, e tirem outras dúvidas que poderiam ter.

    Cartaz para exposição

    O professor solicitará que os alunos estudem sobre o tema proposto durante as aulas, pois precisarão fazer um cartaz recheado de informações. Isto será importante, porque a escola montará uma amostra para os pais.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, os alunos se reunirão em grupos entre 4-5 alunos para a realização da atividade. Precisarão colar figuras sobre o líder religioso, e escreverem informações importantes sobre estas pessoas e o que fazem no dia a dia.

    O trabalho conjunto auxiliará no aprendizado, e fará com que os alunos aprendam com riqueza de detalhes sobre o que é ser um líder. Além de ajudar mais pessoas da escola a se informarem a respeito deles.

    Materiais para a atividade

    Cartaz, colagens, tesoura, cola e caneta.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo de conhecer os líderes religiosos da comunidade, é mostrar aos alunos a forte importância que possuem na vida de muitas pessoas.

    Eles desenvolvem papéis necessários que serão conhecidos não apenas por todos os alunos, mas pelos pais dos alunos da escola toda

    Forca sobre líder religioso

    Uma atividade lúdica que será feita em sala de aula é a forca. O professor colocará na lousa o desenho, e uma dica para os alunos tentarem adivinhar a palavra. Será interessante que todos brinquem para tornar o momento lúdico.

    Como fazer a atividade

    Os alunos adivinharão o nome da palavra pelo número de tracinhos que o professor inserir na lousa. Poderá dizer apenas as letras até conseguir compreender o que é, e posteriormente dizer em voz alta a palavra inteira.

    Esta é uma atividade que o aluno participará do começo ao fim, mas que aprenderá de forma lúdica. É importante inserir conteúdos que trabalhem o lúdico no fundamental I, pois estimulará o conhecimento e a vontade de aprender sobre.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo dos líderes religiosos da comunidade é ensinar aos alunos sobre aspectos do dia a dia destes trabalhadores, e explicar a cada palavra correta a função ou o significado. É interessante haver esse momento de explicações por parte do professor, pois auxiliará diretamente no aprendizado.

    Atividade na sala de informática

    Uma atividade fora da sala de aula para os alunos pesquisarem sobre os líderes. Eles utilizarão o navegador para verem vídeos ou lerem informações a respeito destas pessoas, de modo que compreendam com clareza este tema.

    Como fazer a atividade

    Para a atividade em questão, o aluno pesquisará pelo Google o que são, o que fazem, em quais locais se encontram e por qual motivo realizam esse tipo de trabalho. Por esta razão, será interessante que anotem o que for interessante no caderno.

    Eles estudarão este conteúdo com facilidade fora da escola, e entenderão mais sobre este aspecto. Gradualmente assimilarão as informações para conversarem em sala de aula com o professor.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo de conhecer os líderes religiosos da comunidade é apresentar aos alunos que existem trabalhos importantes ao redor do Brasil, que merecem maior reconhecimento. Eles atuam diariamente para ensinar e conversar com pessoas que vivem longe de cidades e centros urbanos, em determinados casos.

    Reunião com o líder religioso da comunidade

    O professor poderá solicitar que o líder religioso faça uma visita para a sua turma na escola, com a finalidade de contar um pouco mais sobre sua profissão. Os alunos perguntarão sobre o que tiverem de curiosidade, e conversarão com os líderes.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o aluno fará perguntas que achar mais interessante. Esta é uma maneira didática de fazer com que aprendam mais sobre a importância dessas pessoas para as comunidades.

    Assim como os líderes comunitários, estes possuem um papel fundamental em ensinar sobre a religião e os costumes. Quem vive afastado de cidades urbanas e gosta de frequentar locais sagrados, é um aspecto interessante de se ter por perto.

    Objetivos para a atividade

    Os líderes religiosos da comunidade fazem parte do cotidiano de locais afastados, e os alunos entenderão melhor sobre a importância deles, no dia a dia de muitas pessoas. Por esta razão, o professor deverá solicitar a presença destas pessoas na escola.

    As atividades sobre o líder religioso auxiliará no conhecimento dos alunos a respeito de um tema específico, importante e que costuma gerar dúvidas em muitas pessoas. Por esta razão, é interessante conversar mais sobre este conteúdo em sala de aula.

    Pode-se trabalhar de muitas maneiras com os estudantes, principalmente fora da classe. Este é um método que facilitará no aprendizado, e na participação de todos.

    Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

    Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

    E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *