LICENCIATURA COM INSCRIÇÕES ATÉ DIA 13 DE JANEIRO DE 2014 : através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)
Inscreva-se agora na licenciatura do Parfor e seja um professor qualificado! Encerramento das inscrições no dia 13 de janeiro de 2014. Não perca a chance de mudar a sua carreira!
Professores interessados na formação em licenciatura através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) vão poder concorrer a 37.816 vagas em 2014. As pré-inscrições estão abertas até 13 de janeiro e devem ser feitas através da Plataforma Freire (clique aqui), onde também é possível saber os municípios que oferecem cursos.
A pré-inscrição não garante vaga. Além das secretarias de Educação terem que analisar e validar as pré-inscrições – o que acontece entre 14 de janeiro e 28 de fevereiro – os candidatos ainda passam por seleção nas instituições. Ainda é preciso que haja número de alunos suficiente na instituição para a formação de turmas (mínimo 30) e a confirmação de matrículas.
Em áreas com menor procura, mas com carência de professores, é autorizada a abertura de turma a partir de 15 alunos. Isso acontece nas áreas de matemática, física, química, biologia, música, informática e formação pedagógica. Para saber mais sobre a importância da formação pedagógica, você pode conferir nosso artigo sobre o papel do educador na construção social do aluno.
Para concorrer à vaga, os professores devem estar vinculados à rede pública estadual ou municipal e não ter curso de licenciatura. O curso tem duração de 4 horas, carga horária de 2.800 horas e 400 horas de estágio supervisionado.
Caso o professor tenha graduação em área diferente daquela que leciona, precisa estar há pelo menos três anos na rede pública, para que a carga horária seja de 800 a 1.400 horas durante até dois anos e meio.
O programa, que é de responsabilidade da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ainda oferece formação pedagógica para docentes graduados ou licenciados vinculados às redes públicas, de 540 horas por um ano. Para mais informações sobre metodologias de ensino, consulte nosso artigo sobre leis e teorias de metodologia.
Os cursos são gratuitos para todos os professores, mediante repasse de verbas da Capes para a instituição que fornece a graduação, a supervisão de estágios e a certificação dos concluintes. As secretarias estaduais de educação fornecem material escolar, transporte, hospedagem e alimentação.
Informações detalhadas você encontra na página da Capes (clique aqui) ou pelo link http://www.capes.gov.br/component/content/article/55-conteudo/4753-duvidas-frequentes.
Confira materiais escolares que podem ajudar na sua formação.