O educador é porta-voz na construção social do aluno

Leia livros sobre este assunto

PUBLICIDADE

A escola atual, apresenta-se como uma grande instituição de responsabilidades sociais na constituição entre o indivíduo e a sociedade. Além da escola transmitir conhecimento, ela também transmite cultura e precisa articular sobre a vida escolar e a vida cotidiana. O educador é o grande porta-voz na construção nesse diálogo, e necessita de preparação diante essa nova realidade.   

As práticas pedagógicas são mapas para os professores alcançar os seus objetivos. Se as práticas forem bem elaboradas e executadas, o resultado só tende a ser positivo. A ação educativa adotada deve respeitar as diferentes culturas presentes em sala de aula, e fazer com que os alunos confiem na potencialidade que possuem.

A práxis de aprendizagem contínua do educador, depende dos seus conhecimentos adquiridos pela sua formação na graduação e em cursos, como também da sua observação, dos alunos, da escola, enfim, da reflexão diária de todo o trabalho docente. A estruturação do saber ao longo da trajetória escolar do profissional é um percurso a ser cultivado todos os dias.

Percebemos muitas mudanças no sistema educacional, onde cursos, palestras, seminários, etc., estão sempre buscando novas perspectivas e exibindo novas medidas pedagógicas. A teoria é importante para a fundamentação teórica, ela é um dos pilares da educação, procurando sempre beneficiar os alunos. De acordo com SAVIANI (1985) o cientista está mais interessado em fazer avançar a sua área de conhecimento, em fazer progredir a ciência, enquanto o professor está mais interessado em fazer progredir o aluno. SAVIANI ainda discorre sobre o professor como organizador de processos e métodos, garantindo conhecimento ao aluno.

 

É fato que os educadores se deparam com obstáculos na profissão e encontrar uma solução irá depender de diversos fatores, como a postura adotada, a preparação acadêmica, experiência docente e, a imprescindível paixão pelo ensino. No trabalho coletivo, o choque de representações sujeita a cada um recorrer ao seu pensamento e a respeitar e aceitar o dos outros. O professor possui o papel de tornar essa troca de saberes a mais relevante possível, estimulando os alunos a expor suas ideias, emoções e anseios.

 

Ao discorrer sobre educação, não podemos esquecer que a transformação parte de nós mesmos, “Não só a educação tem que mudar, nós temos que mudar” (Claudio Naranjo).

A Prime Cursos acreditou nessa mudança e já beneficiou mais de 4 milhões de alunos que se cadastram e estudaram os nossos cursos. Inclusive, há uma área especialmente para a Educação, onde educadores podem qualificar-se, atualizar-se e aperfeiçoar-se gratuitamente. Os conteúdos são online e você ainda tem a opção de solicitar o certificado de conclusão. Os cursos também são válidos para os estudantes universitários que precisam de horas extracurriculares.

Cadastre-se e estude: Nova Ortografia da Língua Portuguesa, Libras básico, Educação Especial, Contação de Histórias, Educação de Jovens e Adultos, Jogos Matemáticos na Educação Infanto-Juvenil, Filosofia da Educação, Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil, Bullying, Introdução a Educação e vários outros. Estude nas horas vagas do seu computador ou do seu celular pelo aplicativo (Android ou IOS).

Acesse: http://www.primecursos.com.br


Gostou do conteúdo? Receba nossos artigos e materiais, semanalmente, direto no seu email.


Você tem interesse em planos de aula, atividades com datas comemorativas, músicas infantis, jogos e brincadeiras, tudo isso pronto para você baixar e adaptar?


EU QUERO!

Comentários

Carregando comentários...

Material relacionado