Planos de Aula BNCC

Jogos matemáticos: Serpentes e Escadas – Aprenda e divirta-se

Descubra algo divertido e desafiador! Venha jogar Serpentes e Escadas e desenvolva habilidades matemáticas incríveis. Viva uma experiência divertida e emocionante em nosso jogo de tabuleiro! Clique agora para jogar.

Jogos matemáticos: Serpentes e Escadas – Aprenda e divirta-se

xadrezSERPENTES E ESCADAS

 Organização da classe

  • Formar grupos de 2 a 4 participantes

 Capacidades a serem trabalhadas 

  • Explorar contagem e sequência
  • Reconhecer ordem crescente e decrescente
  • Chegar primeiro à casa 100

 Material

  • 2 dados
  • Tabuleiro
  • Peões

 Desenvolvimento

Para determinar quem começa, cada jogador lança uma vez o dado. Os que empataram lançam mais uma vez o dado, e quem tirar o maior número começa. Os jogadores começam na parte inferior do percurso e avançam jogando 1 ou 2 dados, até chegar ao topo. Se o peão cair na base de uma escada, corta caminho, subindo até o seu topo. Mas se, ao contrário, o peão parar em uma casa com a cabeça de uma cobra, ele é comido até o seu rabo, muitas casas para baixo.

O jogo das serpentes e escadas é um jogo de percurso, em geral de 100 casas (10×10), atravessado por escadas e por cobras.

 JOGO DAS FICHAS COLORIDAS

 Organização da classe

  • Formar grupos de 3 a 5 participantes

 Capacidades a serem trabalhadas

  • Perceber que o número é formado de algarismos ordenados
  • Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas

 Material

  • 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9
  • Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas

 Desenvolvimento

Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro somando os valores. Em seguida, passa a vez ao colega. Depois da última jogada, ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.

Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. O mais importante é a interação. Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor. O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogo.

 Registro – jogo das fichas coloridas
Aluno(a)
Cartas/JogadasVermelha azulverdebrancaNúmero formado
      
      
      
      
      

 Fonte: Curso do pró-letramento de Matemática

 

BOTAS DE MUITAS LÉGUAS

 Organização da classe

– Poderá ser realizado com toda a turma, duas equipes ou duplas

Capacidades a serem trabalhadas

– Compreender o processo da multiplicação, da divisão e construir fatos básicos

 Material

– 2 dados

– Folhas com várias retas numéricas

Desenvolvimento

 Primeira proposta: Desenhar uma reta numérica no chão. Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para representar na reta com passos. O lado do dado maior indicará a quantidade de passos e o lado menor, indicará o tamanho de cada passo. Outro aluno verifica onde o colega parou para marcar os pontos daquela equipe. E assim todos farão o mesmo procedimento, disputando quem chegou mais longe.

Segunda proposta: O professor entrega a folha das retas numéricas para as duplas, que jogarão os dados para efetuar as jogadas traçando com o lápis, os passos, seguindo as mesmas regras da primeira proposta. Ganhará o jogo quem conseguir avançar mais longe na reta numérica.

O professor deverá fazer intervenções para levar o aluno a relacionar as jogadas com a multiplicação e a divisão. Ex.: 4 passos de 3 distâncias chegará no  número 12.

Fonte: Curso do pró-letramento de Matemática

Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.

DIAGRAMA DOS HEXÁGONOS

 Organização da classe

– Formar duplas, trio ou individual

 Capacidades a serem trabalhadas

  • Desenvolver coordenação motora fina
  • Construir conceitos de fração, área e perímetro
  • Identificar figuras geométricas

 Material

  • Folha chamex com 4 hexágonos divididos de forma diferente
  • Lápis de cor, tesoura

Desenvolvimento

Colorir os hexágonos nas respectivas cores: amarelo, azul, vermelho e verde. Recortar todas as linhas internas e externas dos mesmos. A seguir, montar um hexágono maior com todas as peças, a partir do amarelo que fica no centro da nova montagem.

É importante que durante a atividade o professor faça as intervenções, levando o aluno a compreender novos conceitos: área, perímetro e fração equivalente. Exemplos:

1- Quantos triângulos pequenos cabem dentro do novo hexágono?

2- Que fração do novo hexágono, são as peças de cores: amarela____ azul ___ verde____ vermelho____

3- Quais polígonos você formou quando recortou os hexágonos pequenos?

4- O que você observou no hexágono maior em relação à área de cada cor?
5- O que aconteceu com o perímetro do novo hexágono?

Fonte: Atividades e jogos com números

Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.

JOGO DAS POSSIBILIDADES

 Organização da classe

  • Formar grupos com 4 a 5 participantes

 Capacidades a serem trabalhadas

  • Trabalhar fatos simples
  • Desenvolver atenção, concentração e raciocínio lógico
  • Explorar conceito intuitivo de probabilidade

Material

  • 2 dados coloridos
  • Tabuleiro com escudos dos times
  • Quadro de registro das jogadas

Desenvolvimento

Cada participante escolhe ou sorteia o time para apostar. O primeiro jogador lança os dois dados de cores diferentes e observa se a coluna horizontal e vertical contém o escudo do time que ele escolheu. Se tiver nas duas colunas, soma os pontos dos dois dados; se tiver apenas em uma das colunas, subtrai os números dos dados. Caso não tenha em nenhuma das duas colunas, passa a vez para o colega. Cada jogador registra no quadro as jogadas. Ganha o jogo o participante que obtiver o maior número no total.

Intervenções possíveis

– Quais os times mais difíceis de sair?

– Como posso obter a pontuação 12?

– Qual o time que tem as mesmas chances de sair?

– Pode-se também substituir os fatos da adição pela multiplicação e da subtração pela adição

 REGISTRO – JOGO DAS POSSIBILIDADES / TIMES
 Aluno(a)
Jogadas/Times1ª jogada2ª jogada3ª jogada4ª jogada5ª jogadaTotal

 

Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.

 

MAIS JOGOS:  DOMINÓ HUMANO

  

                                                                                                   

 Pratinho dos fatos ( fixar fatos da multiplicação, adição ou subtração)

 

 

Pratinho das ordens

 

Representação dos Fatos

 Operando com varetas

 

 

Qual é a sequência?

Fonte: ensfundamental1.wordpress.com

 

Para mais atividades de matemática, você pode conferir o artigo sobre 500+ Atividades de Matemática, que oferece uma variedade de exercícios e jogos para aprimorar o aprendizado.

Para desenvolver habilidades matemáticas de forma divertida, explore também o jogo das brincadeiras matemáticas, que traz diversas opções para engajar os alunos.

Se você está buscando maneiras de ensinar adição e subtração, não deixe de conferir o artigo sobre Como ensinar adição e subtração para crianças do 3º ano, que traz dicas essenciais para facilitar o aprendizado.

Por fim, para quem deseja entender mais sobre a importância da matemática no cotidiano, o artigo Matemática: Passo importante no cotidiano do aluno é uma leitura recomendada.


Pedagogia ao Pé da Letra
Pedagogia ao Pé da Letra
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00