fbpx

Interagir com alunos com deficiência, o que devemos utilizar? 👨‍🦽

Avalie!
Educação Especial

Interagir com alunos com deficiência para professores recém-formados pode ser um  transtorno. Se você é professor(a) e trabalha com alunos que possuem algum tipo de deficiência, veja boas dicas de recursos que você pode utilizar.

Como interagir com alunos com deficiência por meio da tecnologia?

Uma das maiores dificuldades das pessoas com deficiência está na absorção dos conteúdos. Por terem limitações as pessoas deficientes sentem que não conseguem assimilar conteúdos da mesma forma que uma pessoa normal faz.

O que pode ajudar a encurtar essa barreira, será justamente a tecnologia, ou seja, utilizar softwares que facilitam a leitura e também o aprendizado da escrita.

Veja a seguir, alguns exemplos de softwares que você poderá utilizar em sala de aula.

1. Editor livre de prancha

Para utilizar esse editor, não é necessário utilizar nem a fala e nem os gestos.

Basta apenas utilizar imagens, desde que tenham significado e que traduzam o que a pessoa deficiente quer dizer por meio da montagem.

É um software livre que é responsivo, ou seja, se adapta a qualquer formato de tela, desde celulares até desktops. Pode ser utilizado em qualquer lugar, tanto para ensinar como para lazer.

2. Mouse ocular

Com este tipo de mouse, é possível digitar um texto inteiro utilizando apenas os olhos e a boca com a ajuda do teclado virtual.

Graças a este software, uma pessoa que não consegue movimentar os braços, por exemplo, pode abrir o navegador, acessar algum site, etc.

3. DOSVOX

Por meio do controle de voz, pessoas que tenham dificuldade de enxergar e de leitura, podem ter mais autonomia apenas fazendo uso deste software.

4. SOROBÃ Virtual

É um ábaco que tem por objetivo ajudar no desenvolvimento da matemática, é ideal para quem tem a visão limitada, e que tem dificuldades em realizar as operações básicas.

Como podemos ver, a tecnologia está cada vez mais voltada à inclusão social, seja para pessoas da terceira idade como para deficientes, todos podemos acessá-la.

Porque incluir as pessoas com deficiência é importante?

A inclusão do deficiente físico é uma questão de responsabilidade sócia. Para não cometer injustiças ou abusos devemos entender claramente quem deve ser considerado deficiente, veja a seguir:

“Conforme a lei 13.146./2015 deficiente é toda a pessoa que possui determinada limitação física, gerando assim obstáculos em seu convívio social”.

Então a inclusão torna-se importante porque com ela, as organizações, as escolas e as prefeituras são obrigadas a cumprir medidas para tornar os locais acessíveis para os deficientes.

Quais são as regras de acessibilidade?

Para qualquer ambiente, a acessibilidade é essencial para ajudar na locomoção das pessoas que tenham alguma deficiência. Nos dias de hoje são seis tipos de acessibilidade que devem ser respeitadas, veja a seguir:

  • Arquitetônica;
  • Comunicacional;
  • Metodológica;
  • Instrumental;
  • Programática;
  • Atitudinal;

Interagir com alunos com deficiência é útil para toda a sociedade, e todos devemos cumprir os conceitos acima.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.