fbpx

A Importância do Coordenador Pedagógico: 5 dinâmicas

5 dinâmicas sobre as funções e importância do coordenador pedagógico para Ensino fundamental I
5/5 - (2 avaliações)

A importância do coordenador pedagógico, fará com que os alunos possam aprender melhor sobre a vida profissional desta pessoa. Por mais que estejam sempre no interior de suas salas, eles fazem com que a escola se mantenha organizada o dia todo e são muito importantes no dia a dia dos profissionais que atuam no colégio.

Qual a importância do coordenador?

Os coordenadores realizam o acompanhamento das dinâmicas de todas as aulas dos professores, bem como desempenho dos estudantes. Além de ajudar no processo metodológico de ensino, e do que será feito em classe.

Qual a importância do coordenador
Fonte/Reprodução: original

Estes profissionais fornecerão um suporte que tanto professores quanto alunos necessitam. Neste caso, ele se tornou extremamente importante e precisa estar no ambiente escolar diariamente para o que for preciso.

Coordenadores pedagógicos refletem, avaliam, observam os métodos e práticas de ensino, assim como atividades e demais avaliações. Eles sempre buscarão por melhora na qualidade das aulas para os alunos de todas as escolas.

Quais as dinâmicas sobre as funções e importância do coordenador?

É possível trabalhar com palestras, cartazes em exposições, entrevistas, pesquisas, ou atividades em grupos. O professor terá uma infinidade de dinâmicas que podem ser trabalhadas em sala de aula ou fora dela, e caberá decidir por aquela aula mais interessante ao momento.

Quais as dinâmicas sobre as funções e importância do coordenador
Fonte/Reprodução: original

Os alunos poderão aprender sobre os coordenadores, sobre a profissão de coordenar uma escola e entenderão que atuar nesta área é cansativo, e exige muita responsabilidade. Todos os funcionários de uma escola possuem suas próprias funções, e os alunos saberão sobre esta informação a cada aula.

Sugestão de dinâmicas sobre a importância do coordenador

Será possível conferir dinâmicas sobre a importância do coordenador pedagógico, e trabalhar com elas tanto dentro quanto fora de sala de aula. Há diversas hipóteses que professores podem seguir para tratar melhor sobre o tema com seus alunos do fundamental I. Veja:

Palestra

As palestras fazem parte do meio estudantil, e devem ocorrer com mais frequência. Principalmente quando se tem presenças importantes a apresentarem mais sobre sua vida profissional, como é o caso do coordenador.

Como fazer a atividade

Para a primeira dinâmica, professores da escola se reunirão com o coordenador para trabalharem em uma palestra aos alunos do fundamental I. Deve-se escolher o melhor dia da semana para isto, de preferência que seja em uma quarta-feira.

No pátio da escola, o coordenador poderá explicar mais sobre seu trabalho aos alunos. No final, responderá questões de professores e estudantes sobre o que acharem interessante e quiseram saber mais sobre.

Materiais para a atividade

Será necessário de cadeiras e microfone para o coordenador falar.

Objetivos para a atividade

O objetivo das dinâmicas sobre a importância do coordenador pedagógico, é ensinar aos alunos que pode-se conhecer mais sobre eles por intermédio de uma palestra. Há maneiras distintas que podem ser utilizadas, além de entrevistas, por exemplo

Cartaz para exposição

O cartaz para exposição será interessante de ser feito com grupos. Nesta aula, em especial, os alunos escolherão com quem formarão os grupos para trabalharem da melhor maneira possível.

Como fazer a atividade

Os alunos pesquisarão sobre os coordenadores na sala de informática, e anotarão as informações mais importantes sobre estes profissionais no caderno. Se for possível, imprimirão imagens para colar na cartolina.

Em sala de aula, os alunos escreverão as informações mais importantes pesquisadas no cartaz. Cada um dividirá os processos para não se tornar extremamente desgastante. No final, as figuras serão coladas para dar destaque ao trabalho.

Materiais para a atividade

Cartaz, cola, tesoura e caneta.

Objetivos para a atividade

O objetivo das dinâmicas sobre importância do coordenador pedagógico, é fazer com que os alunos possam entender mais este tema, e como podem apresentar sobre o profissional aos demais estudantes.

Estes cartazes ficarão expostos no mural da escola, pois todos os alunos observarão o conteúdo escrito. Eles entenderão mais sobre coordenadores e sua função para âmbito escolar.

Pesquisa sobre o que coordenadores fazem

Nesta atividade, o professor solicitará aos alunos que façam uma pesquisa sobre o que coordenadores fazem na escola. Eles aprenderão que há diversas funções que estes incríveis profissionais realizam no dia a dia.

Como fazer a atividade

O aluno fará uma pesquisa sobre o que coordenadores realizam na escola, e quais suas funções no dia a dia. Assim como qualquer outro trabalho, seguirá nas normas ABNT com capa, introdução, pesquisa, conclusão e referências.

Dessa maneira, o aluno saberá que compreendeu o tema desde o começo até sua finalização. Além de o professor poder analisar o conteúdo escrito de cada aluno sobre suas pesquisas realizadas.

Objetivos para a atividade

A importância do coordenador pedagógico faz com que se torne necessário o conhecer melhor. Neste caso, o aluno poderá realizar uma boa pesquisa para compreender com riqueza de detalhes sobre seu trabalho no interior da escola.
Atividade em grupo sobre a importância do coordenador

O professor solicitará aos alunos que realizem uma atividade em grupos sobre o coordenador. Este conteúdo valerá nota para todos, e será importante contar com a participação da sala.

Como fazer a atividade

Para esta atividade, o professor entregará uma folha de questões prontas aos alunos poderem trabalhar em sala de aula. Os grupos precisarão responder diversas questões sobre coordenadores, bem como sua importância e influência na escola.

Os membros do grupo poderão se auxiliar até chegarem em uma resposta. É importante haver participação de todos, pois auxiliará na realização da atividade proposta, e os alunos entenderão melhor sobre a função de um coordenador.

Objetivos para a atividade

A importância do coordenador pedagógico é gigantesca, e os alunos poderão compreender esse fator com mais clareza e aprofundamento no tema. Por este motivo é que realizarão uma atividade em grupo que questione sobre o porquê de haver um coordenador, sua função e o que ele faz na escola.

Entrevista

O professor poderá trabalhar com os alunos do ensino fundamental I, com um conteúdo completamente diferente do que estão habituados a ver. Nesta aula, todos farão perguntas ao coordenador da escola.

Como fazer a atividade

Para a atividade proposta, os aluno farão diversas perguntas ao coordenador da escola, e anotarão o que acharem mais interessante de saber. Além de poderem questioná-lo sobre suas curiosidades na escola, por exemplo.

Esse tipo de aula auxiliará no conhecimento geral dos alunos sobre um dos funcionários mais importantes e capacitados de estar na escola. Este é o coordenador, que possui um forte papel a desempenhar com os alunos, professores e demais funcionários.

Objetivos para a atividade

A importância do coordenador pedagógico na escola é gigantesca. Todo o colégio é regido por coordenadores, que procuram manter a ordem no ambiente, solucionam problemas, e procuram auxiliar professores com diversas questões.

Os coordenadores merecem reconhecimento tanto quanto diretor e demais funcionários da escola. Estes profissionais, assim como professores, carregam o peso acima dos ombros de lidar com suas inseguranças e o medo.

As dinâmicas com os alunos lhes mostrarão melhor sobre porquê deve-se respeitar todos os profissionais, e entenderão sua importância no dia a dia da escola. Sem eles, a escola seria completamente distinta, e nem mesmo os alunos conseguiriam aprender os conteúdos propostos.

Todas essas pessoas ajudam a tornar a escola um local melhor, e farão com que os alunos aprendam o que for possível até o término do período letivo. O reconhecimento precisa ser feito de diversas maneiras pelos alunos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.