fbpx

5 Ideias de presente do dia dos pais para fazer na escola em 2022

5 Ideias de presente dia dos pais para fazer na escola
5/5 - (1 avaliações)

Confira aqui 5 Ideias de presente do dia dos pais para fazer na escola, e torne essa data muito especial para o seu pai, com presentes feitos em conjunto em sala de aula.

Os professores da educação infantil são responsáveis por ajudar as crianças a produzirem presentes para o dia das mães e presentes de dia dos pais. Mas nem sempre é fácil de se concentrar para elaborar algo novo ou muito diferente, este artigo te ajudará a ter novas ideias de presente do dia dos pais.

Quais materiais utilizar no presente do dia dos pais para fazer na escola?

Materiais como cola, tesoura sem ponta, E.V.A, papel crepom, sulfite, laminado, seda ou papel cartão devem estar presentes para a confecção dos presentes a serem feitos pelas crianças em sala de aula.

Para realizar desenhos ou pintar os prontos, será necessário ter lápis de cor, giz de cera ou canetinhas coloridas para serem utilizadas apenas no contorno das possíveis figuras feitas pelos professores. 

Determinados presentes serão importantes que os professores façam, porque mexer com cola quente é perigoso para os pequenos e manusear a pistola não é fácil por ser pesada. 

Como guiar a confecção desses presentes?

O professor deve passar um manual simples e de fácil entendimento para os alunos, e neste papel precisa conter o molde de um passo a passo do presente até a etapa final. É importante ter atenção para que todas as crianças consigam produzir os presentes.

A explicação sempre será o melhor passo para que as crianças se guiem, inclusive o professor demonstrar como dever feito torna-se ainda mais fácil de compreender a maneira de fazer os presentes.

Quais temas usar para o presente do dia dos pais para fazer na escola ?

O professor pode optar por temas que comumente todos os pais gostem, como por exemplo, jogos de videogame, futebol ou desenhos animados. É interessante o professor conversar com um aluno de cada vez, sem ser invasivo e o encher de perguntas, apenas procurar saber o gosto de cada papai.

Posteriormente serão eleitos apenas dois temas centrais para se iniciar a produção dos presentes para o dia dos pais. Para fazer isso, o professor deverá escrever o nome “videogame”, “desenho animado” ou “futebol” em pequenas folhas de papel após interrogar todas as crianças. Os dois maiores números que saírem na contagem se tornam os vencedores.

A partir disso, a produção para os presentes do grupo X e Y devem acontecer de maneira organizada, sem bagunça, e com os alunos atentos às explicações do professor dentro da sala de aula. 

O professor pode tornar essa atividade mais relaxante o possível ao ligar o som em músicas alegres e calmas, de modo que não tirem a atenção das crianças para brincadeiras fora de hora.

Festa na escola

Caso a escola opte por preparar uma festa em comemoração pelo dia dos pais, é interessante enviar recadinhos nas agendas de cada criança para que as mães estejam cientes de que será necessário colaborar com um prato de doce, salgado ou refrigerante.

Os principais temas para essa festa serão decididos em uma votação com todos os alunos, e caso o time do futebol vença, a equipe vencedora estará responsável por desenhar bolas de futebol e os demais alunos farão a grama para montar um cenário simples, mas de coração.

Será necessário elaborar um poema para que todas as crianças leiam em voz alta durante a apresentação da festa.

5 Ideias de presente do dia dos pais para fazer na escola

Com a infinidade de presentes dos dias dos pais que podem ser feitos, separamos uma lista com algumas opções para professores e mães que gostam de fazer presentes na companhia agradável das crianças. Confira abaixo:

1. Marcador de página

Muitos pais gostam de ler e a criança poderá escrever uma mensagem bonita na parte de cima, de modo que o pai sempre leia e lembre do filho com carinho pelo presente que ganhou.

Como fazer a atividade

 A criança poderá enfeitar com um pouco de glitter, fazer desenhos ou escrever alguma mensagem.

Materiais para a atividade: 

Será necessário E.V.A colorido e que seja recortado em formato de gravata, bem como cola quente – que será manuseado apenas pelo professor -, glitter ou purpurina, tesoura, canetinha ou lápis de escrever.

Objetivo da atividade

Propiciar um momento de divertimento para as crianças, além de deixá-las produzirem um presente por conta própria para seus pais. Elas ficarão felizes de poder presenteá-los, e essa sensação deve ser despertada em todos.

2. Camiseta de vários modelos

Essas camisetas devem ser feitas dentro de sala de aula, com supervisão do professor.

Como fazer a atividade

Os alunos permanecerão em seus assentos para confeccionar as camisetas de presente para o dia dos pais. Elas precisarão pintar formas geométricas, bolas de futebol ou desenhar uma gravata na frente da camisa e escrever o nome do pai.

Materiais para a atividade: 

Tinta para tecido, moldes circulares, quadrados, triangulares e retangulares, bem como molde de gravata para que a criança contorne por cima da camiseta com ajuda de um lápis de escrever. Pincel chanfrado.

Objetivos da atividade:

As crianças trabalharão a coordenação motora fina ao pintarem com tinta de tecido nas camisetas. Elas poderão demonstrar todo amor e carinho neste presente para os pais.

3. Porta-canetas 

Aquelas latas de achocolatados que sempre vão parar no lixo e demoram a se decompor, podem ser utilizadas nessas atividades. O professor deve solicitar o objeto através da agenda de cada aluno por bilhetinhos de avisos.

Como fazer a atividade:

Os alunos devem entregar as latas para o professor com o nome escrito em uma etiqueta na parte de baixo, para reconhecer os donos. Ainda com o educador, será necessário cortar o E.V.A colorido com a cor que a criança escolheu e colar na lata. Elas poderão escrever em um pequeno cartão sobre o quanto amam seus pais.

Materiais para a atividade

E.V.A colorido, cola quente, tesoura sem ponta e papel cartão.

Objetivos da atividade

As crianças observarão o professor fazer alguns procedimentos, sem perderem a concentração para escrever o pequeno cartão a ser entregue para os pais.

4. Porta-retrato

O porta-retrato pode conter qualquer formato que o aluno prefira, e nele deve conter uma foto junto com o pai.

Como fazer a atividade

O professor deverá fornecer E.V.A colorido para cada aluno e tesoura, porque eles farão o recorte em formato retangular para encaixar a foto com o pai. Nas laterais podem ser escritas frases.

Materiais para a atividade: 

E.V.A colorido, cola glitter e tesoura. 

Objetivos da atividade 

A atividade tem como principal objetivo deixar que as crianças tenham autonomia para criar um porta-retratos de acordo com sua criatividade, para seus pais. 

5. Caixa itens (caixa organizadora)

Nesta caixa deverá conter todos os doces que o pai mais gosta, junto de uma cartinha feita pela própria criança. O professor precisa mandar um recadinho na agenda de cada aluno, para pedir que providenciem os doces que os pais mais gostam.

Como fazer a atividade

Uma caixa pequena que será coberta por papel seda em seu exterior e por dentro forrar com papel kraft colorido, de preferência. Os doces devem ser postos fechados e agrupados dentro da caixa, com uma cartinha feita pelo aluno.

Materiais para a atividade

Caixa pequena de papelão, fita colorida, papel seda e papel kraft coloridos e doces.

Objetivos da atividade: 

Para esta atividade, os alunos devem saber ou aprender a organizar caixas e outros presentes com cuidado, desde o momento de embalar até fechá-la com um belo laço.

Nota-se que nos tempos atuais, a sociedade tornou-se plural e com isto temos crianças que vivem nas mais variadas configurações familiares, portanto no momento de abordar sobre o assunto, todos os professores devem tomar cuidado porque é um tema delicado. 

No Brasil existem diversas realidades, e todas devem ser respeitadas e celebradas, porque nenhuma é errada e as maneiras de amor e cuidado para com as crianças são necessárias e importantes.

Determinadas instituições de ensino optaram por adotar o título “Dia da família”, que faz inclusão às pessoas que criam a criança desde que nasceram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.