Habilidades da BNCC: Ensino Médio – Língua Portuguesa
Aprenda as habilidades da BNCC para o Ensino Médio de Língua Portuguesa com o curso ideal para você. Aproveite e melhore suas habilidades de leitura, escrita e compreensão de textos!
A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio para a Língua Portuguesa, assim como para todas as outras disciplinas, garante condições a fim de que o aluno aperfeiçoe os conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e ainda participe como protagonista na sala de aula, realizando ações sempre mais próximas à realidade contextual em que o sujeito está inserido.
A disciplina de Língua Portuguesa é documentada pela BNCC como uma matéria parte integrante à área de Linguagem, porém, por contemplar diversas vertentes e, consequentemente, ser mais complexa que as demais matérias do campo, nós resolvemos dividir em dois textos. Assim, será possível abordar de maneira mais complexa o que a BNCC reserva a ela.
Agora, se você deseja saber sobre as outras matérias da área de linguagem (Artes, Língua Inglesa, Educação Física), você pode conferir no post: BNCC no Ensino Médio: Área da Linguagem.
BNCC no Ensino Médio: Habilidades de Língua Portuguesa
Para facilitar o entendimento dos professores com relação aos objetivos da BNCC para a Língua Portuguesa, o documento é dividido em campos de ação, diferentemente do Ensino Fundamental que é separado por ano. E cada campo possui suas competências e habilidades.
A Língua Portuguesa está inserida no campo de atuação social. Dentro desse campo existem diversos eixos que são abordados, existindo então subcategorias que contemplam: Campo da vida pessoal, Campo artístico-literário, Campo das práticas de estudo e pesquisa, Campo jornalístico-midiático e Campo de atuação na vida pública. Dentro desses 5 campos de atuação que são desenvolvidas as habilidades.
Habilidades de todos os campos de atuação social
Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação, de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas.
Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.
Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e conferir consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e relatos, fazendo uso de citações e paráfrases devidamente marcadas.
Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros.
Analisar marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores, uso de estratégias de impessoalização.
Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.
Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais.
Analisar o fenômeno da variação linguística de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.
Fazer curadoria de informação, tendo em vista diferentes propósitos e projetos discursivos.
Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado e contemple a sustentação das posições defendidas.
Analisar, a partir de referências contextuais, estéticas e culturais, efeitos de sentido decorrentes de escolhas de elementos sonoros e de suas relações com o verbal, levando-os em conta na produção de áudios, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de apreciação.
Analisar efeitos de sentido decorrentes de escolhas e composição das imagens e de sua sequenciação, das performances, dos elementos sonoros e das relações desses elementos com o verbal, levando em conta esses efeitos nas produções de imagens e vídeos.
Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto.
Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala e à cinestesia.
Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados, apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.
Utilizar softwares de edição de textos, fotos, vídeos e áudio para criar textos e produções multissemióticas com finalidades diversas, explorando os recursos e efeitos disponíveis e apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento de projetos.
Habilidades específica do campo da vida pessoal
Apresentar-se por meio de textos multimodais diversos e de ferramentas digitais, para falar de si mesmo de formas variadas, considerando diferentes situações e objetivos.
Compartilhar gostos, interesses, práticas culturais, temas/problemas/questões que despertam maior interesse ou preocupação, respeitando e valorizando diferenças, como forma de identificar afinidades e interesses comuns, como também de organizar e/ou participar de grupos, clubes, oficinas e afins.
Produzir, de forma colaborativa, e socializar playlists comentadas de preferências culturais e de entretenimento, revistas culturais, fanzines, e-zines ou publicações afins que divulguem, comentem e avaliem games, séries, quadrinhos, livros, peças, exposições, espetáculos de dança etc., de forma a compartilhar gostos, identificar afinidades, etc.
Construir e/ou atualizar, de forma colaborativa, registros dinâmicos de profissões e ocupações de seu interesse que possibilitem vislumbrar trajetórias pessoais e profissionais.
Habilidades específica do campo de atuação na vida pública
Analisar criticamente o histórico e o discurso político de candidatos, propagandas políticas, políticas públicas, programas e propostas de governo, de forma a participar do debate político e tomar decisões conscientes e fundamentadas.
Analisar formas não institucionalizadas de participação social, sobretudo as vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e formas de expressão típica das culturas juvenis que pretendam expor uma problemática ou promover uma reflexão/ação, posicionando-se em relação a essas produções e manifestações.
Participar de reuniões na escola, agremiações, entre outros, em debates, assembleias, etc., exercitando a escuta atenta, respeitando seu turno e tempo de fala, posicionando-se de forma fundamentada, respeitosa e ética diante da apresentação de propostas e defesas de opiniões.
Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres aos seus contextos de produção, identificando ou inferindo possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão desses direitos e deveres.
Engajar-se na busca de solução para problemas que envolvam a coletividade, denunciando o desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo textos reivindicatórios, normativos, entre outras possibilidades.
Habilidades específica do campo das práticas de estudos e pesquisa
Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de marcas do discurso reportado e de citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.
Realizar pesquisas de diferentes tipos, usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os resultados, como forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos de diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e a hierarquização das informações, identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.
Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa em diferentes fontes e comparar autonomamente esses conteúdos, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, de forma a compreender e posicionar-se criticamente sobre esses conteúdos e estabelecer recortes precisos.
Selecionar, elaborar e utilizar instrumentos de coleta de dados e informações e de tratamento e análise dos conteúdos obtidos, que atendam adequadamente a diferentes objetivos de pesquisa.
Produzir textos para a divulgação do conhecimento e de resultados de levantamentos e pesquisas, considerando o contexto de produção e utilizando os conhecimentos sobre os gêneros de divulgação científica, de forma a engajar-se em processos significativos de socialização e divulgação do conhecimento.
Utilizar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto e imagem por slide e usando, de forma harmônica, recursos.
Habilidades específica do campo jornalístico-midiático
Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os impactos das novas tecnologias digitais de informação e comunicação e da Web 2.0 no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria e da checagem de informação uma prática essencial, adotando atitude analítica e crítica diante dos textos jornalísticos.
Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião, reconhecendo o papel da mídia plural para a consolidação da democracia.
Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade em textos noticiosos, comparando relatos de diferentes fontes e analisando o recorte feito de fatos/dados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo autor do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas como produtor.
Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados e fotos publicadas, de forma a combater a proliferação de notícias falsas.
Analisar o fenômeno da pós-verdade de forma a adotar atitude crítica em relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradisserem.
Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet, comparando os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutindo os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros.
Acompanhar, analisar e discutir a cobertura da mídia diante de acontecimentos e questões de relevância social, local e global, comparando diferentes enfoques e perspectivas, por meio do uso de ferramentas de curadoria e da consulta a serviços e fontes de checagem e curadoria de informação.
Atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes, gifs, remixes variados etc. em redes sociais ou outros ambientes digitais.
Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital e peças de campanhas publicitárias e políticas, identificando valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização e explicando os mecanismos de persuasão utilizados.
Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, podcasts noticiosos, críticas da mídia, textos de apresentação e apreciação de produções culturais, em várias mídias.
Habilidades específica do campo artístico-literário
Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Participar de eventos, inclusive para socializar obras da própria autoria e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.
Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental.
Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com autonomia e criticidade no meio cultural.
Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana.
Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc.
Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias, e/ou produções derivadas, como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.
Você gostou do Texto?
Todos os campos de ações trabalham as diversas práticas que a Língua Portuguesa possui: leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística/semiótica, não sendo necessária a preocupação em segmentar a aplicação do conteúdo pelas práticas.
Pois, essa ação só deixa o ensino monótono, influenciando negativamente no ensino-aprendizado. Portanto, ao aplicar o documento da BNCC em sala de aula deve-se somente preocupar com o contexto social em que o estudante está inserido.
Lembre-se: agora no ensino não mais é enfatizada a necessidade de conhecer termos técnicos e outras características teóricas, mas sim se o estudante estará preparado para resolver problemas reais. Por isso, é importante enfatizar acerca do contexto social e cultural.
Qual é sua opinião sobre este assunto? Acha que a BNCC retratou bem as necessidades contemporâneas? Compartilhe pra gente!