fbpx

5 atividades com fichas de matemática para imprimir

5 atividades com fichas de matemática para imprimir
Avalie!

As atividades com fichas de matemática serão essenciais para garantir um aprendizado rico e recheado de conteúdos diversificados aos alunos. Dessa maneira, as crianças do ensino infantil e fundamental I conseguirão compreender melhor determinados aspectos da matemática, terão maior facilidade de resolver problemas e responder com os valores corretos.

Por que trabalhar com fichas de matemática?

Deve-se trabalhar com fichas de matemática com crianças do ensino infantil ou fundamental I, pois a matemática é complexa e precisa ser ensinada com mais ludicidade. É uma das principais garantias de que os alunos aprenderão a matéria gradualmente.

Por que trabalhar com fichas de matemática
Fonte/Reprodução: original

Esta é a razão para existir uma forte importância tanto nas fichas quanto na própria matemática. Pais, inclusive, poderão ensinar os filhos em casa com uma variedade de atividades interessantes.

Como ensinar as atividades com fichas

Pode-se ensinar o conteúdo com fichas de atividades, por exemplo. Por intermédio delas é possível mostrar às crianças as principais maneiras de estudar, e aprender a contar números ou resolver problemas.

É interessante fazer com que as crianças trabalhem mais com a observação e visualização durante as aulas, fator que auxiliará diretamente no aprendizado, bem como na memorização dos alunos.

Sugestão de 5 atividades com fichas de matemática

Trabalhar atividades com fichas de matemática facilitará no aprendizado dos alunos do fundamental I ou do ensino infantil. É interessante incluir este conteúdo sempre que for necessário nas aulas, pois auxiliará tanto no raciocínio lógico quanto na coordenação motora. Veja:

Pontinhos do dominó

Para a primeira atividade, o professor poderá contar um pouco sobre jogos de dominó e mencionar brevemente sobre as estratégias desse conteúdo, porque nem todas as crianças conhecem este jogo divertido e que exige conhecimento para ser jogado.

Pontinhos do dominó
Fonte/Reprodução: original

Como fazer a atividade

Nesta atividade, os alunos utilizarão a folha de atividades para conseguirem fazer a visualização dos números que estão em falta. Tudo o que precisarão fazer é preencher com pontinhos pretos o que se encontra em branco.

É importante que elas tenham os números ao lado, pois a quantidade indicada a ser desenhada é aquela após sinal de igual. Se as crianças ficarem com dúvidas, poderão conversar com o professor e pedir uma explicação.

Materiais para a atividade

Apenas a folha de atividades será necessário para atividade, junto de lápis e borracha.

Objetivos para a atividade

O objetivo dessas atividades com fichas de matemática é mostrar aos alunos que existem jogos que contém números matemáticos, mas de outras maneiras. Não precisa ser necessariamente com as figuras do 1 ou 2.

Cada jogo costuma representar os números de diferentes métodos. O dominó é um jogo popular e tradicional que diversas pessoas gostam, justamente por conter números e trabalhar uma estratégia para vencer a partida.

Miautemática, a matemática com gatos

Nessa atividade, é apresentado uma variedade de problemas que precisam de uma solução cabível. Significa que os alunos farão a leitura de todos os cinco enunciados para chegarem em uma conclusão sobre os gatinhos.

Miautemática

Fonte/Reprodução: original

Como fazer a atividade

Tudo o que o aluno precisará fazer é ler cada um dos enunciados com atenção para conseguir responder. Basta que façam a soma com os números mencionados nas frases e escrever logo abaixo.

Esta é uma atividade simples, mas divertida, porque trata de um tema sobre animais que as crianças adoram. Todos gostam de animais, principalmente de gatos, por essa razão a atividade proposta será feita com facilidade pelos pequenos

Materiais para a atividade

Será necessário que o professor entregue a folha de atividades aos alunos.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades com fichas de matemática é ensinar às crianças outra maneira de contar os números sem precisar fazer uma continha para isto. Basta que utilizem os dedinhos das mãos para chegarem ao resultado correto.

Eles poderão completar as respostas se quiserem, porém, não é um aspecto obrigatório. Será apenas um complemento para cada uma das cinco situações propostas pela própria atividade.

Limpeza no quarto

O aluno precisará ajudar Bruna a limpar todo o seu quarto. Neste caso, será necessário guardar os livros na estante e os brinquedos ficarão pela cômoda. Assim que o aluno solucionar este problema, precisará fazer uma conta.

Limpe o quarto

Fonte/Reprodução: original

Como fazer a atividade

Será necessário recortar acima das linhas pontilhadas e colar as imagens nos lugares respectivos. O porém é agora, que os alunos precisarão contar quantos livros e brinquedos a Bruna possui.

O aluno perceberá que Bruna possui mais brinquedos do que livros. Será perceptível quando realizar a colagem das figuras nos locais indicados pela própria atividade, e se eles quiserem, poderão contar com os dedos para ficar mais fácil e descomplicado.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades com fichas de matemática, é ensinar que existem métodos interessantes que podem se aprender ao fazer contas. Um deles é trabalhar a observação e memorização das figuras apresentadas.

Outro aspecto muito importante é a coordenação motora fina, que será estimulada com o recorte e colagem. Este momento auxiliará a fazer os cortes corretamente, acima da linha pontilhada e não deixar rebarbas.

Doces do João

João venceu um concurso e o aluno precisará ajudá-lo a escolher o seu prêmio. Para esta aula, será necessário de lápis de cor, e que as crianças observem os valores inseridos em cada um dos potes.

Docinhos do João

Fonte/Reprodução: original

Como fazer a atividade

Para esta atividade, o aluno observará quantos doces constam em cada um dos potinhos. Neste caso, é dessa maneira que o aluno ajudará João a escolher por seu prêmio, pois precisa ser aquele que tiver mais doces em cada par.

Neste caso, se for necessário, as crianças poderão contar nos dedinhos até obterem os resultados necessários. Se ficarem confusos, basta perguntar ao professor como podem chegar na resposta, mas sem pedir que o educador coloque-a na lousa.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades com fichas de matemática é ensinar aos alunos que se pode aprender de outras maneiras. Principalmente com o fato de poder auxiliar outra pessoa a se decidir sobre determinada questão.

Além disso, as crianças aprenderão a contar e descobrirão o maior número e entenderão que quando há 15 números contra 25, este último será o valor determinante. Por esta razão, é importante que elas contem nos dedos para chegar ao resultado e colorir os desenhos.

Antes e depois

Esta é a famosa atividade de antecessor e sucessor, que significa um número antes e outro depois. Esta é uma aula interessante de ser trabalhada, especialmente com o ensino fundamental I.

Antes e depois - fichas

Fonte/Reprodução: original

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o aluno precisará observar o número que está no centro do quadradinho, mas principalmente nos exemplos. Quando fizer esta observação, perceberá que os números precisam ser encaixados de acordo com antes e depois.

Por esta razão, a atividade recebeu este nome. O aluno não esquecerá que precisa ser um número X, Y e Z. Quando realizarem a atividade, o professor fará a correção na lousa para conferir se todos fizeram corretamente.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades com fichas de matemática é ensinar aos alunos do fundamental as variadas possibilidades que têm com os números. É interessante que observem com calma antes de responderem.

Dessa maneira, terão compreendido com maior facilidade, e não sentirão duvidas sobre a atividade em questão. É possível ensinar este conteúdo em casa com as crianças, caso os pais achem interessante incluir no cotidiano.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.