fbpx

ESCOLHA UM DOS CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO E UM DE ORGANIZAÇÃO E COMENTE-OS, RELACIONANDO-OS ENTRE SI

Leia livros sobre este assunto

Escolha um dos conceitos de Administração e um de Organização e comente-os, relacionando-os entre si
Administração

“Um conjunto de quatro processos básicos: planejamento, organização, liderança e controle, o que pressupõe um conjunto de papéis: interpessoal (representante, líder, elo de ligação), informacional (monitor, disseminador, interlocutor) e decisorial (empreendedor, conciliador, alocador, negociador)” (Henry Mintzberg, 1973, apud David Hampton, 1983, p. 30)
Organização

“Uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Além de pessoas, as organizações utilizam outros recursos, como máquinas, equipamentos, dinheiro, tempo, espaço e conhecimentos. “ (Antonio Cesar Maximiniano, 1995, p. 25)
R:Existe um elo de ligação entre os dois conceitos que permite que tanto na Administração quanto na Organização, as ações possam ser planejadas para garantir sua finalidade, tornando assim seus objetivos mais claros e possibilitando um melhor controle final.
2. Elabore um conceito próprio de Administração.
R: Administrar é promover um sentido organizado para realizar determinadas funções de forma racional, com objetivos previamente planejados para que chegue a um controle de qualidade exigido pela sociedade vigente e nas empresas.
3. Elabore um conceito próprio de Organização.
R: A organização é um conjunto de regras e padrões de procedimentos que podem ser hierarquicamente por cargo e funções.Sendo um conjunto intencional de pessoas e tecnologias para que se possa atingir um determinado objetivo.
4. Elabore um texto que descreva o cotidiano de um administrador em uma empresa da sua escolha. Procure incorporar as quatro funções administrativas – planejar, organizar, liderar e avaliar. Narre na 3ª pessoa. Crie um personagem protagonizando a estória.
R:Uma administradora de uma empresa que trabalha com roupas de um modo geral, recentemente aumentou sua empresa e precisou contratar vários funcionários pois,ela só, não estava dando conta de todo trabalho de organizar, planejar, liderar e avaliar  o produto final de sua empresa.
Depois dessas contratações, a administradora ficou menos sobrecarregada das funções, ela as dividiu de acordo com a formação ou qualificação de cada funcionário contratado, o maquinário disponível e os recursos financeiros empregados.
Com um planejamento, uma organização e direção, houve um melhor controle, tornando a empresa mais eficaz e eficiente na utilização dos seus recursos e com efetividade.
5. Relacione as áreas funcionais de uma organização moderna descrita no texto com as áreas de uma organização educacional (pública ou privada). Procure enriquecer o texto com detalhes de suas operações.
Produção – São as pessoas ligadas diretamente com a produção  (  aprendizagem). São os professores, coordenadores, supervisores, direção, etc.
Marketing – são os  responsáveis  direto pela imagem das instituições que produz, da propaganda.
Recursos humanos – colaboração de pessoas com diferentes graus. Recrutamento de pessoal qualificado e em números suficientes para os diferentes postos (administradores escolares, professores, auxiliares, técnicos e outros).
Finanças – elemento indispensável ao seu funcionamento de qualquer tipo de empresa  que tendem a crescer mesmo em termos percentuais. Com entrada de recursos financeiros em quantidade suficiente para manter o sistema em plena atividade é necessário que se tenha uma boa administração, onde haja uma organização no sentido de como se deve aplicar os recursos financeiros ou em que área eles devem ser aplicados para garantir um bom retorno ( lucro).
6. Escreva sobre as cinco variáveis organizacionais descrevendo como elas se relacionam entre si e como podem interferir positiva ou negativamente nos resultados alcançados pela organização. Escreva a considerando uma organização educacional.
R: Toda organização humana pode ser analisada em termos de cinco fatores: como se dão as suas tarefas produtivas, como é o relacionamento entre as pessoas que a compõem, como estão estruturadas estas pessoas em termos formais e informais no âmbito da organização, quais os principais elementos do ambiente que afetam o desempenho organizacional e quais as tecnologias disponíveis.
Fonte: Chiavenato, I. Introdução à TGA. Makron Books, 1998.
Autora: Soraya Mendonça Marques

Fonte: Chiavenato, I. Introdução à TGA. Makron Books, 1998.

Autora: Soraya Mendonça Marques

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *