Escola ensina crianças como funciona a tecnologia do dia a dia
Uma escola inovadora está ensinando crianças sobre tecnologia de forma divertida e interativa, ajudando-as a entender como as ferramentas tecnológicas operam em seu cotidiano.
Escola ensina crianças como funciona a tecnologia do dia a dia
Quantas vezes pais já não se depararam com aquela pergunta cabeluda da criança sobre como funciona isso ou aquilo? Nem sempre é fácil explicar o funcionamento das coisas, mesmo que elas façam parte do cotidiano. Mas já há no País escolas com essa abordagem, na tentativa de apresentar o mundo aos pequenos.
Internacionalmente conhecida como uma escola que ensina tecnologia, a FasTracKids não busca formar experts em informática nem nerds prodígios. “Para nós, adultos, tecnologia é a última geração de computadores.
Mas, para as crianças, tecnologia vai desde o funcionamento dos óculos até como funciona um aspirador de pó”, explica Marlene Sauko, dona de uma franquia no bairro de Campo Belo, na capital paulista, sobre a iniciativa que baseia a aprendizagem nos avanços tecnológicos.
O curso é destinado a meninos e meninas de 2 a 8 anos e incentiva a aprendizagem de maneira divertida e interativa. Assim, a criança desenvolve a criatividade e o pensamento crítico. “O que eles vendem não é um conteúdo didático, é uma forma de aprender. O conhecimento vem como suporte”, conta Camila Pereira, mãe de Gabriel, 4 anos, que há um mês participa das aulas.
Ela queria colocar o filho em uma atividade extracurricular que fosse além de um passatempo, que trabalhasse questões cognitivas. E, claro, que potencializasse a curiosidade nata de Gabriel. “Na escola, motivam o interesse da criança em pesquisar, em resolver problemas. E o Gabriel aprende rápido, então resolvemos estimular essa habilidade”, diz.
Em um mês de aula, o filho de Camila já levou para casa desde dentes de tubarão feitos de massinha até o aparelho digestivo humano feito com sacola plástica e bolacha triturada. “As atividades são bastante visuais, é mais fácil de assimilar”, diz a mãe.
Depois de cada tarde – são duas horas por semana na escola -, a criança leva consigo um relatório com os conteúdos trabalhados, além de perguntas que os pais podem fazer durante a semana para o aluno, para lembrar o que foi ensinado.
Para Marlene, os pais que procuram a escola costumam estar preocupados em manter seus filhos conscientes sobre o mundo à sua volta. Desde astronomia até economia, são 12 disciplinas que dão conta de apresentar à criança a realidade que a cerca. Para mais informações sobre a importância da tecnologia na educação, você pode conferir o artigo sobre tecnologia na educação.
Pelo fato de as turmas serem pequenas, com uma média de oito alunos, e de não haver pressa em repassar os conteúdos por não existirem avaliações, Marlene considera o FasTracKids o lugar mais adequado para esse tipo de aula.
“No colégio tradicional, o conhecimento não é passado da mesma maneira com que apresentamos. É outro enfoque.” A ideia do curso não é tirar notas boas, é preparar para o mundo. E os pais que colocarem os filhos nessas aulas vão ter que se acostumar com frases como essa, que Marlene já ouviu: “Olha, é como o solo lunar!”, quando a criança olhou para uma rua toda esburacada.
Professor Ivanilsom
Conheça brinquedos educativos que podem ajudar no aprendizado das crianças.