fbpx Skip to main content

Atualizado em 10/08/2024

Educar a autoconfiança e a autoestima

Aprenda técnicas práticas para aumentar a autoestima e desenvolver a autoconfiança, essenciais para uma vida emocionalmente saudável e plena.

Educar a autoconfiança e a autoestima

A autoestima e a autoconfiança são as ferramentas mínimas para o ser humano ser capaz de levar a vida de forma saudável e feliz, enfrentando todas as dificuldades, resistências e frustrações.
Autoestima é auto-amor, é aceitar quem somos, é gostar de nós mesmos… é compreender-me, acolher-me e aceitar-me do jeito que eu sou e da maneira que eu estiver em cada momento e situação da minha vida.
Autoconfiança é confiança em mim, força de vontade, é crer que eu sou capaz, que eu posso, que eu consigo, que eu tenho capacidade e disposição para ir em frente, para aprender o que eu não sei, para reconhecer e aproveitar as oportunidades, para ultrapassar os obstáculos que surgem, para superar meus bloqueios e para vencer minhas limitações.
É por isto que defendo que viver sem estes dois não é ser feliz, não é estar bem. E se não estamos bem, nós ou as nossas crianças, temos que fazer alguma coisa e não cruzar os braços…
Primeiro o que temos a fazer se achamos que os nossos filhos não se sentem confiantes é olhar no espelho, sim no espelho.
Quantas vezes eu já disse por aqui que é com exemplo que se educa???!!!
Sinto-me confiante??? Gosto de mim??? Se sim, certamente estarei a conduzir os meus filhos no bom caminho, e eles ganharão estes sentimentos com um pouco de atenção e incentivo da nossa parte, se não… tenho que tomar uma atitude. Pois se nós mesmos não nos sentimos confiantes como poderão se sentir os nossos filhos.
Se as raízes não têm confiança e autoestima como poderão os frutos se alimentar!!!!
Nós sentimos o que pensamos. A nossa autoestima é o resultado dos nossos pensamentos e atitudes. E se a nossa autoestima for alta teremos certamente mais confiança nas nossas habilidades. Em geral: quanto mais positiva a nossa autoestima e autoconfiança for, mais bem-sucedidos podemos ser e podemos lidar melhor com as pessoas, os problemas e a vida… E a base para nossa auto-estima é certamente definida na infância.
Como pais e professores, temos uma grande influência sobre a auto-estima de nossas crianças. A base para a auto-estima, dizem os especialistas, é formada nos primeiros 6 anos de vida. A experiência que fazemos nestes primeiros anos dão forma à nossa autoestima-essencial. Mais tarde os colegas também terão um grande impacto, mas com uma base sólida não é com eles que grandes alterações ocorrerão.
Como podemos então ajudar na formação de autoconfiança nos nossos filhos?(aqui ficam algumas dicas que acho essenciais)
  • Quanto mais positiva for a autoconfiança e autoestima dos pais, maior será a das crianças, então seja um bom modelo, trabalhe e reforce a sua autoconfiança e autoestima;
  • O elogio e reconhecimento são as formas mais fáceis e rápidas de aumentar a autoestima de uma pessoa. Elogie pelo menos uma vez por dia o seu filho (o comportamento, por exemplo, e se o seu filho dificilmente se comporta de forma excelente, elogie o melhor que ele conseguiu e ele aumentará o seu nível a cada dia, não precisa ser o perfeito, mas sim o melhor), elogie também as tentativas de fazer algo, se o seu filho tentou, já foi positivo;
  • Pegue no seu filho ao colo pelo menos uma vez por dia para lhe dizer o quanto gosta dele, o quanto está feliz por ele existir;
  • Evite criticar e, caso o faça, critique a ação, não a pessoa. Por exemplo, diga-lhe que o ama, mas que o seu comportamento te chateia muito;
  • Mostre ao seu filho que ele pode controlar os seus próprios sentimentos. Se ele se sente triste, pode-lhe pedir que feche os olhos e pense em algo bonito que já lhe aconteceu, ou que pense numa situação em que já teve orgulho em si mesmo por ter conseguido algo. Ajude-o a relembrar estes momentos que o fizeram sentir-se confiante. Explique-lhe que não são os sentimentos que o comandam, mas sim os seus pensamentos e ideias;
A autoestima e autoconfiança positivas são as principais razões para uma criança atingir um estado mental estável, que lhe permita confiar em ser capaz de lidar com a vida e lidar com a rejeição dos outros. Valorizar a si mesmo e as suas ações. Sentir que tem um lugar no mundo…
E tudo isto com uma “pitada” (uma grande pitada 🙂 ) de carinho e atenção dos pais estará o caminho aberto para um futuro com pernas para andar…
Uma ótima semana para todos
Educar com carinho

http://sofia-educarcomcarinho.blogspot.com/

A Importância da Autoestima nas Crianças

Dicas para melhorar a autoestima do seu filho

Explore brinquedos educativos que podem ajudar no desenvolvimento da autoestima.

Aumentando a autoestima e melhorando relacionamentos interpessoais por meio da motivação


Este texto foi publicado na categoria Saúde Mental e Psicológica.

 About Pedagogia ao Pé da Letra

Sou pedagoga e professora pós-graduada em educação infantil, me interesso muito pela educação brasileira e principalmente pela qualidade de ensino. Primo muito pela educação infantil como a base de tudo.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.