fbpx

EAD: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Educação aqui, ali e acolá – ontem, hoje e amanhã

Katia Siqueira de Freitas
Ligia Karam Corrêa de Magalhães

TEXTO I – EDUCAÇÃO AQUI, ALI E ACOLÁ

A educação a distância – EAD – e educação presencial tornaram-se aliadas no desenvolvimento das pessoas. A EAD, cada vez mais, toma lugar de destaque ao lado do ensino presencial.

Por tratar-se de um tema relativamente novo entre nós, educadores, é de fundamental importância uma ampla discussão, com professores e gestores de todos os níveis de ensino, sobre as políticas públicas educacionais no que diz respeito a programas dessa natureza.

Os avanços teórico e tecnológico nos últimos 30 anos possibilitam desenvolvermos EAD com qualidade, vencendo inclusive os desafios da comunicação interativa que já pode ocorrer em tempo “quase” real, apesar da distância física.

Esses avanços trouxeram novas formas de pensar a EAD e o uso de aparelhos tecnológicos em larga escala, ampliando os serviços que dão suporte ao processo de educação a distância. A EAD pode atingir um grande contingente populacional e, se bem administrada, pode aumentar o potencial educativo do país. Ela amplia a possibilidade de atender estudantes que não podem freqüentar regularmente o ensino presencial e introduz novas concepções de tempo e espaço em educação.

Ela pode incluir alunos portadores de necessidades especiais, alunos hospitalizados, encarcerados, residentes em áreas de difícil acesso à escola e ou universidade.
A EAD é uma prática educativa em que o processo ensino-aprendizagem é mediatizado pelas tecnologias de comunicação e pelo professor, tutor ou orientador de aprendizagem.
Devemos ter cuidados especiais ao planejarmos esses cursos, quer sejam de aperfeiçoamento profissional, de educação continuada ou de formação profissional. Todos esses atingem diferentes segmentos da população com diferentes necessidades para enfrentarem o desafio de novas propostas educacionais.

Leia mais aqui!

Deixe um comentário

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?