fbpx

Disciplinar com amor

Muitos são os pais que chegam há exaustão de já não saber o que fazer, não saber o que dizer, não saber se castigam, se batem ou se gritam. A indisciplina de uma criança consome qualquer pai ou mãe, e o desespero de não saber lidar com ela é frustrante.

A disciplina é um dos maiores bens que os pais oferecem aos seus filhos, sendo o maior o amor. É com a transmissão de disciplina que as crianças conhecem os seus limites e sentem-se seguras, disciplinar é ensinar e não punir, disciplina é algo que é ensinado diariamente e na maior parte das vezes em pequenos gestos ou atitudes firmes, é uma aprendizagem adquirida nos primeiros anos de vida e ao ser bem sucedida é para sempre.

Os pais tem de ter bem claro que o “não” é essencial. Um castigo depois de dado tem de ir até ao fim e a criança antes de ser castigada tem de compreender a razão, conversar com os filhos desde pequenos e explicar-lhes aquilo que é ou não aceitável é muito importante, não basta mandar ou exigir, a criança tem de perceber  para respeitar e acatar as ordens e regras que lhe são impostas, uma criança sem regras não é uma criança segura.

São diversas as situações que ocorrem com as crianças em que os pais ficam na dúvida de qual a melhor maneira de agir, de repreender, e o mais importante é serem confiantes nas suas atitudes e transmitirem à criança respeito, não acharem que por repreenderem os vossos filhos ou por dizerem que não, por os obrigarem a fazer aquilo que vocês querem e não o que eles querem eles gostarão menos de vocês, mas sim perceberem que por exigirem que seja feito à vossa maneira é para o bem deles e que isso sim é amor.

Deixe a sua opinião, diga-nos, enquanto pai ou mãe, se alguma vez  se sentiu assim.

Fonte: Caapsicologia

534
Deixe um comentário

avatar
0 Conversas
0 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais apreciado
0 Autores de comentários
Autores de comentários recentes
  Receber notificações  
mais novos mais antigos mais votados
Me notifique

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?