fbpx

Afinal, o que é disciplina positiva e como ela funciona?

Um pai se utilizando da disciplina positiva para incentivar seu filho

A tarefa de educar o filho é um dos maiores desafios enfrentados pelos pais. Como não há fórmula mágica para a criação de uma criança, o mais comum é fazer por tentativa e erro, recorrendo à repetição de padrões comportamentais com os quais os pais foram criados.

No caminho da educação de um filho, é natural que apareçam diversas dúvidas sobre quais os melhores métodos de abordagem a serem seguidos, como a comunicação com a criança deve ser estabelecida, de que forma os valores da vida podem ser transmitidos, dentre uma série de outras questões.

E é na busca por respostas que uma nova perspectiva de abordagem infantil tem ganhado espaço ao longo das últimas décadas. É a chamada disciplina positiva.

Mas o que vem a ser a disciplina positiva? Em que ela consiste? Como ela se aplica?

Entenda um pouco mais a seguir.

Novo modelo educativo

Imagem da Psicóloga Jane Nelsen
Imagem da Psicóloga Jane Nelsen

O conceito de disciplina positiva foi desenvolvido pela psicóloga e educadora Jane Nelsen, moldado pelos estudos dos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, que a partir de questionamentos sobre as práticas tradicionais da educação decidiu apresentar uma abordagem educativa de natureza filosófica, mas também prática.

A disciplina positiva é focada no fortalecimento de valências como a firmeza, o afeto e a empatia que o adulto pode trabalhar no relacionamento com o seu filho. Trata-se de um modelo educativo que investe na firmeza com gentileza, deixando de lado abordagens voltadas para a punição, o castigo ou a recompensa.

Ela funciona como uma escolha na maneira como desejamos conduzir a criação dos nossos filhos, impondo os limites necessários, mas estabelecendo diálogos, entendimentos e cooperação com a criança.

Em que se baseia a disciplina positiva?

Ela tem como base norteadora o senso de pertencimento, no sentido de tornar a criança mais conectada com o meio em que habita, seja no seu núcleo familiar ou escolar.

A disciplina positiva transmite ideias que realçam a importância do conhecimento sobre as necessidades da criança, bem como da capacidade de desenvolver o autocontrole, ensinando a ela habilidades de vida social e intrapessoal, como a empatia e a segurança própria.

A sua concepção de educação está fundamentada na criação de um ambiente amoroso e encorajador, que propicie a formação de laços afetivos consistentes e de forte conexão familiar. Nessa abordagem, os erros das crianças não devem ser respondidos com punições nem os acertos com recompensas, sendo todas as atitudes encaradas como oportunidades de aprendizado.

Como a disciplina positiva se aplica?

Antes de aplicar os ensinamentos da disciplina positiva na sua casa é fundamental compreender a importância do afeto e do senso de pertencimento nas dinâmicas familiares.

A partir dessa compreensão, pode-se refletir se as relações familiares são respeitosas, produtivas e construtivas, já que a essência da disciplina positiva se sustenta nas manifestações de respeito mútuo e compreensão entre todos, incluindo as crianças.

Nesse sentido, investir na disciplina positiva é investir em um tempo produtivo em família, fortalecendo os laços de afetividade com o seu filho, é manifestar interesse no que ele tem a dizer, fazendo com que se sinta acolhido, ouvido e considerado.

É importante ressaltar, porém, que a manifestação de afeto e de atenção não pode ser confundida com permissividade. Pelo contrário, a imposição de limites é outro dos aspectos transmitidos pela disciplina positiva, que defende o valor do senso de hierarquia na relação, desde que ele seja administrado com gentileza, mas sem perder a firmeza.

Também é fundamental ensinar valores sobre a responsabilidade da criança desde cedo, seja em relação aos seus objetos pessoais ou sobre suas ações, para que ela compreenda as dinâmicas de uma vida em sociedade e as consequências dos seus atos.

Se o assunto te interessou, aproveite para conhecer esta seleção de livros sobre disciplina positiva.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o nosso conjunto de 10 cadernos de alfabetização que vão reduzir o tempo de aprendizado dos seus filhos e alunos.
INCLUSO BÔNUS INCRÍVEL!
Conheça o nosso conjunto de 10 cadernos de alfabetização que vão reduzir o tempo de aprendizado dos seus filhos e alunos.
INCLUSO BÔNUS INCRÍVEL!
SEU FILHO LENDO E ESCREVENDO AS PRIMEIRAS PALAVRAS EM 30 DIAS!

Este material tem tudo o que você precisa para reforçar a alfabetização do seu filho em casa, sem complicações!

SEU FILHO LENDO E ESCREVENDO AS PRIMEIRAS PALAVRAS EM 30 DIAS!
Este material tem tudo o que você precisa para reforçar a alfabetização do seu filho em casa, sem complicações!

Leia nosso artigo mais recente!