fbpx

A importância do desenho infantil

Criança desenhando

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, durante a educação básica, a criança deve ter o direito de se expressar ao longo do seu processo de aprendizado e desenvolvimento. É nessa área que as atividades artísticas entram, incluindo o desenho. Continue lendo para entender melhor como o desenho infantil impacta a vida das suas crianças!

Autoconhecimento e Relação com o Mundo

Mesmo na vida adulta buscamos elaborar sentimentos e situações que passamos. O autoconhecimento é fundamental para determinar a forma como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo. Para a criança é mais ainda, já que são muito novos para terem experiências próprias que sirvam como referência.

Desenhar não é apenas um momento de prazer. Por meio da expressão artística do desenho infantil, as crianças conseguem compreender suas próprias emoções, desejos e medos. É pelo desenho que os pequenos compreendem o mundo ao seu redor também, já que ainda não dominam a linguagem escrita.

No desenho, as crianças criam um mundo próprio usando como base o que veem durante o dia e dão significado para objetos e sentimentos através de suas representações. Constroem universos próprios e expressam formas, cores e texturas que as interessam ou as incomodam. Dessa forma, elas conseguem formular pensamentos sobre si mesmas e sobre o mundo ao seu redor.

Coordenação Motora

O desenho infantil também colabora para o desenvolvimento motor da criança que ainda está buscando formas de controlar seus movimentos. Os primeiros desenhos tendem a ser amplos e sem forma ou limite, pois é a forma deles entrarem em contato com o mundo e com as suas próprias vontades.

À medida que vão crescendo, conseguem limitar melhor seus movimentos, externando com mais precisão o que estiverem sentindo ou imaginando. O processo de expressão com desenhos na educação infantil deve estimular o uso de suas mãos e de seus dedinhos para que atinjam o resultado que elas mesmas queiram nas artes escolares.

O impacto do desenho no desenvolvimento correto da coordenação motora já é comprovado cientificamente, inclusive em crianças com algum tipo de deficiência.

Atenção e Concentração

A importância da atenção e da concentração não está apenas na execução de tarefas ou deveres de casa. Ter a habilidade de manter a atenção é essencial para que o ser humano atinja seus objetivos e se mantenha focado durante qualquer processo ou interferência.

A autonomia do pensamento também está vinculada ao bom desenvolvimento desses aspectos. A concentração entra em ação durante as relações sociais da criança, permitindo que ela formule pensamentos e ideias coerentes com o momento de interação com seus coleguinhas.

Aplicar a arte do desenho durante as aulas é potencializar a absorção e a real compreensão das informações passadas em qualquer nível da educação infantil.

O desenho é a forma mais natural de expressão da criança e precisa ser incentivado, principalmente nesta época cheia de tecnologias que podem estar excessivamente presentes na vida das crianças desde cedo. Incentivar a arte é permitir um desenvolvimento saudável e manter um diálogo lúdico com as crianças. É acolhimento, compreensão e liberdade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o nosso conjunto de 10 cadernos de alfabetização que vão reduzir o tempo de aprendizado dos seus filhos e alunos.
INCLUSO BÔNUS INCRÍVEL!
Conheça o nosso conjunto de 10 cadernos de alfabetização que vão reduzir o tempo de aprendizado dos seus filhos e alunos.
INCLUSO BÔNUS INCRÍVEL!
SEU FILHO LENDO E ESCREVENDO AS PRIMEIRAS PALAVRAS EM 30 DIAS!

Este material tem tudo o que você precisa para reforçar a alfabetização do seu filho em casa, sem complicações!

SEU FILHO LENDO E ESCREVENDO AS PRIMEIRAS PALAVRAS EM 30 DIAS!
Este material tem tudo o que você precisa para reforçar a alfabetização do seu filho em casa, sem complicações!

Leia nosso artigo mais recente!