Introdução à Pedagogia Histórico-Crítica
Dermeval Saviani, considerado o criador da chamada Pedagogia Histórico-Crítica, que visa, segundo expressa o próprio autor no livro A pedagogia no Brasil: história e teoria (2008, Autores Associados), que o ponto de referência da educação seja o compromisso de transformação da sociedade em vez de sua manutenção ou perpetuação.
Segundo o autor, “Quando esse movimento de Escola Sem Partido procurou traduzir em projetos de lei, tanto no Congresso Nacional, como nas Assembleias e nas Câmaras Municipais, [percebeu-se que] trata-se de uma proposta visando a cercear a formação crítica dos alunos por parte dos professores. Uma proposta que visa a cercear a liberdade de pensamento, que é prevista como um direito na Constituição. Uma proposta que procura se sintonizar com a visão fundamentalista das seitas religiosas, pretendendo que os professores nas escolas se limitem a uma formação isenta de criticidade e de capacidade analítica dos alunos. Então, se trata de uma proposta que visa, em última instância, a conformar a população à ordem estabelecida, e nesse sentido, é uma proposta conservadora e mais do que isso, reacionária.”
Para entender melhor as implicações da pedagogia na formação docente, é interessante explorar as métodos e técnicas de estudo que podem ser aplicados em sala de aula.
escola-e-democracia-dermeval-saviani
Além disso, é fundamental considerar a importância da leitura de livros paradidáticos nas séries iniciais do ensino fundamental, que pode contribuir para a formação crítica dos alunos.
Por fim, para aqueles que buscam produtos de qualidade para cuidar da saúde e beleza, recomendamos conferir uma ampla variedade de produtos disponíveis online.
Escreva um comentário