As cores da natureza não precisam ser, especificamente, representadas pelo verde das árvores e grama. Pode-se trabalhar com as cores naturais dos animais que estão presentes pelo mundo, e muitas delas podem ser exóticas e diferentes do que os alunos costumam observar.
Quais as cores presentes pela natureza?
Pode-se notar os tons de verde das árvores, marrom na terra, vermelho dos frutos da macieira, e amarelo de limões-sicilianos. Além destas cores naturais, podemos notar que o céu possui tons azulados que contrastam com as tonalidades brancas das nuvens ou cinzas, a depender do dia e momento.
Há uma imensidão de cores presentes na natureza, e mesmo quando chove conseguimos notar o quão os elementos são fascinantes. Raios costumam ser amarelados, mas podem variar para tons azulados.
Como ensinar sobre as cores presentes na natureza?
O professor poderá trabalhar com pesquisas, apresentações em PP, pintura de características de alguns animais, e desenho com a cor de outras espécies a fim de fugir um pouco da cor da flora. Para mais ideias sobre atividades educativas, veja artes de acordo com a BNCC.
Neste caso, os animais serão os escolhidos para a atividade em questão, e os alunos terão um conhecimento ampliado sobre determinadas espécies e o porquê de possuírem cores tão fortes e chamativas.
Sugestão de atividades sobre cores da natureza
O professor poderá conhecer 5 atividades das cores da natureza para trabalhar com os alunos do ensino infantil até o fundamental II. Será um método que consistirá em observar as cores dos animais para aprender nas aulas de artes. Veja:
Pesquisa sobre as cores do Camaleão
Um dos animais mais curiosos que existem na natureza pertence à família Chamaeleonidae, e pode mudar de cor de acordo com as suas necessidades de camuflagem.
Como fazer a atividade
Para fazer a atividade sobre cores da natureza, o aluno precisará realizar uma pesquisa que contenha imagens das cores que um camaleão consegue atingir naturalmente, e algumas breves informações.
Neste caso, o professor usará a informação que os alunos obtiveram para fazê-los pintarem em tela com tintas coloridas, que possam conter as cores mais chamativas deste réptil que pode mudar rapidamente de cor ou mais devagar, a depender das circunstâncias.
Materiais para a atividade
Telas entre os tamanhos de 15 x 30 ou 18 x 24, no máximo. Pincéis, avental e tintas.
Objetivos para a atividade
O objetivo é mostrar aos alunos as cores que um camaleão consegue atingir por conta de seus neurotransmissores, e fazê-los reproduzir algumas delas em uma pintura criativa feita em sala de aula.
Eles aprenderão mais sobre uma espécie de animal, e trabalharão com a memorização visual e coordenação motora fina. O aluno saberá como misturar cores para chegar na que deseja, e maneiras diferentes de usar e controlar um pincel.
Pintura de onça pintada
As cores da natureza não ficam somente em animais pequenos, podemos observar cores incríveis e naturais da belíssima onça pintada. Este felino é um dos que mais chamam atenção por conta de sua diferença para outras espécies.
Como fazer a atividade
Nesta atividade, o aluno deverá trabalhar com tinta guache e em grupo com os colegas. Será necessário fazer uma pintura com as formas das pintas e da cor da onça, em uma cartolina ou papel cartão para não ter nenhuma avaria.
Os alunos deverão se revezar para fazer as pintas pretas da onça, e contornar com os tons alaranjados e o branco com um pincel de ponta fina. Não será necessário desenhar o animal, mas fazer a sua representação é essencial.
Materiais para a atividade
Tinta laranja, branca e preta, pincéis e papel cartão.
Objetivos para a atividade
O objetivo de trabalhar com as cores da natureza é fazer com que os alunos possam socializar e aprender as cores de um animal fantástico, enquanto trabalham a coordenação motora fina com os pincéis.
A memorização será outro aspecto a ser trabalhado e instigado nos alunos conforme realizam toda a atividade. Isto porque eles não deverão ficar com a imagem do animal por perto.
Apresentação das cores das aranhas em Power Point com 8° e 9° ano
Aranhas são aracnídeos que podem aparecer em qualquer lugar, mas não oferecem nenhum perigo aos humanos desde que não as incomodem e deixem-nas sossegadas em seu canto.
Como fazer a atividade
A aranha black-and-yellow garden ou em português, aranha amarela e preta de jardim, é comumente vista em jardins e pertence à espécie Argiope aurantia. É possível perceber que perto da base de seu corpo grandioso, há cores alaranjadas que contrastam com seu tom amarelo e preto.
O aluno presente no grupo poderá falar sobre as fêmeas da espécie que possuem 2,5cm e suas cores são as mais fáceis de serem reconhecidas por qualquer pessoa. Elas aparecem em quintais e áreas com árvores, por exemplo, mas são calmas e não contêm veneno que mate humanos.
Há outras espécies que os alunos podem falar sobre, que é o caso da Chrysilla lauta, a qual possui cores um pouco metalizadas em sua base, em mescla do vermelho e azul com um tom de palha.
O trabalho será feito em PP com as explicações sobre as cores, as espécies escolhidas e as imagens de cada uma das aranhas com seus respectivos nomes para facilitar no reconhecimento dos demais.
Objetivos para a atividade
O aluno aprenderá um pouco mais sobre espécies de aranhas, suas cores, e que algumas delas podem não apresentar perigo algum para os seres humanos. É possível, inclusive, cuidar delas em casa.
Faça um desenho com as cores do Pavão para 1° e 2° série
O professor deverá pedir aos alunos que usem a criatividade em um desenho diferente, que contenha as cores de uma das aves mais belíssimas presentes no mundo: o Pavão. Uma ave possui penas exuberantes.
Como fazer a atividade
Nesta atividade sobre cores da natureza, o aluno utilizará o verde, amarelo, e o azul-escuro para criar um desenho livre. Deixe que usem a criatividade para fazer com que as cores contrastem entre si e possam dialogar, assim como no Pavão.
As cores desta ave são fortes, e podem variar de acordo com sua espécie. Podemos ver que em alguns pavões, há penas brancas com as tradicionais que é o caso do Pavão Arlequim.
Objetivos para a atividade
O objetivo é ensinar aos alunos do fundamental I, que as aves possuem cores especiais para os auxiliar na reprodução. Eles não têm essas tonalidades à toa, e a usam normalmente para conquistar uma fêmea com seu charme.
Pesquisa sobre as cores de sapos para 5° série
Sapos da espécie Dendrobates possuem cores belas e exóticas, porém são tóxicos e perigosos aos seres humanos e qualquer outro animal que tente se aproximar e ofereça perigo.
Como fazer a atividade
O professor pedirá aos alunos que façam uma pesquisa sobre a espécie de Dendrobates, e escrevam sobre as cores destes incríveis anfíbios presentes na América do Sul. Dessa maneira, eles perceberão não haver apenas árvores e frutas coloridas, mas animais que possuem tons diferentes e fortes.
Nesta espécie, podemos observar que os Dendrobates possuem tons de azul chamativos, porém há outros que são em mesclas com preto, amarelo e o branco. Outros são alaranjados com pintas por todo o corpo ou lisos.
Objetivos para a atividade
O objetivo da atividade de cores da natureza é fazer com que os alunos possam compreender que na natureza há uma riqueza de animais com cores das mais diversas possíveis. Além de ser extremamente necessário saber que sapos desta espécie são perigosos por ter um veneno potente.
Se gostou de nosso artigo sobre as cores da natureza, venha conferir mais atividades para trabalhar com bebês, crianças pequenas, e adolescentes no Pedagogia Ao Pé Da Letra!
Para mais ideias de atividades educativas, veja atividades educativas para educação infantil.
Se você está em busca de materiais para suas atividades, considere explorar opções de tintas para arte que podem enriquecer suas aulas.
Escreva um comentário