fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades de artes de acordo com a BNCC

    5 atividades de artes de acordo com a BNCC

    As atividades de artes serão conforme as normas da base nacional comum curricular (BNCC), direcionada especificamente aos alunos do ensino infantil, fundamental I e II, assim como o ensino médio. É uma forma de apresentar aos estudantes a variância dos conteúdos artísticos que permeiam a nossa sociedade desde os tempos antigos até os atuais.

    O que trabalhar atividades com artes?

    Pode-se trabalhar com pintura em tinta guache, ou com a aquarela que dará um sentido completamente novo e diferente para aquele desenho feito. É um método de inovação que pode ser abordado durante as aulas.

    O que trabalhar atividades com artes
    Fonte/Reprodução: original

    Se o professor achar conveniente, poderá abordar o conteúdo com pesquisas sobre determinado tipo de arte, como a barroca, rococó, gótica ou romana, e solicitar que façam de acordo com as normas ABNT.

    Por que ensinar artes para os alunos?

    Deve-se ensinar artes para os alunos por ser um conteúdo presente em nosso meio cotidianamente. Será um método lúdico de fazer os alunos trabalharem com as formas de expressão, e como eles se sentem ao realizar uma tarefa artística.

    Por que ensinar artes para os alunos
    Fonte/Reprodução: original

    Diversas pessoas apresentam a maneira como se sentem por intermédio de desenhos ou pinturas em tela. É o principal método de proporcionar um diálogo diferente, que saia um pouco da escrita.

    Sugestão de 5 atividades de artes

    O professor poderá conferir 5 atividades de artes para trabalhar com o ensino fundamental, infantil e médio nas aulas. É muito importante que as aulas sejam aplicadas de diferentes formas, a fim de fazer com que todos aprendam por intermédio do lúdico. Veja:

    Caricaturas

    Nas atividades de artes, é comum que os alunos gostem de soltar a imaginação. Por esta razão, poderão trabalhar com as caricaturas de pessoas famosas, de si próprio ou dos colegas.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o aluno deverá fazer um esboço com base nas explicações do professor na lousa. Eles poderão usar diferentes exemplos para trabalharem as caricaturas, e deverão usar a criatividade para a aula.

    Materiais para a atividade

    Lápis, borracha, caderno de desenho ou folha sulfite para fazer a caricatura.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é ensinar aos alunos que existem métodos e conceitos diferentes nas atividades de artes, que podem ser abordados e usados por eles durante suas criações na sala de aula.

    EF15AR01: o aluno poderá identificar ou apreciar formas diferentes de artes, a fim de cultivar a sua percepção e imaginário.

    Mini Jardim

    Nas atividades de artes, é comum que os professores solicitem por pinturas no caderno e releituras, mas desta vez, o momento de inovar chegou. O aluno poderá conhecer um método totalmente diferente para trabalhar tanto em casa quanto na escola, individual ou em grupos.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o aluno deverá se reunir em grupo com os colegas e decidirem o estilo de mini jardim que será construído na sala de aula. Dependerá dos modelos que forem visualizados pelo Pinterest.

    O aluno poderá usar a criatividade ao construir o mini jardim, mas deverá usar somente e apenas materiais recicláveis para a atividade. Além de não poder comprar qualquer modelo de objeto pronto. Todos devem ser feitos manualmente pelo grupo.

    Materiais para a atividade

    Palitos de sorvete, cola universal ou quente, tinta de madeira, pincel, tesoura, terra, e um vasinho com alguma espécie de planta e o vaso grande.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades de artes com o Mini Jardim, é fazer com que os alunos possam trabalhar em conjunto, e expor suas principais ideias a cerca de um tema. Todos poderão dar ideias, e usá-las para trabalhar e criar algo diferente e legal.

    Será um método de inspiração aos alunos do ensino fundamental II ou médio, pois poderão construir um mini jardim em suas casas em outro momento, a fim de cultivar espécies de plantas. Veja a BNCC:

    EF15AR05: o aluno criará em artes visuais coletivamente, um mini jardim, que poderá ser explorado em espaços distintos.

    EF15AR06: o aluno conversará com o grupo a respeito da criação para alcançarem sentidos plurais.

    String Art

    Este é uma das atividades de artes mais diferentes que podem ser trabalhadas na escola. O professor é quem fará toda a explicação de como os alunos poderão realizar o método com certos materiais.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, será necessário de prego, linha e uma tela de pintura que servirá para a criação de um desenho. O aluno terá total escolha sobre o molde que será utilizado por ele.

    Neste caso, com auxílio do molde acima da tela é que será inserido os pregos para contorná-lo, porém o aluno não deve colocá-los profundamente no interior da tela. Precisa sobrar um espaço para a movimentação dos fios.

    A cor destes poderá ser da escolha do aluno. Não há uma regra na String Art que exija uma cor de barbante ou linha específicos. Pode-se usar qualquer material, desde que se faça o solicitado.

    Objetivos para a atividade

    Para as atividades de artes, o aluno conhecerá um método completamente diferente daquele em que está habituado a ver durante as aulas. Ele aprenderá ser possível unir conceitos diferentes em um só para realizar algo novo e divertido. Confira o que diz a BNCC:

    EF15AR23: o aluno deve reconhecer e experimentar relações processuais em diferentes linguagens da arte.

    EF15AR05: o aluno experimentará a criação nas artes visuais individualmente, a fim de aprender sobre diferentes espaços.

    Pesquisa sobre a história da arte Romântica

    Para os alunos do ensino fundamental II, o professor poderá abordar um estilo de aula diferente e mais complexo. É interessante apresentar aos estudantes um conteúdo rico e importante para a história da humanidade na arte.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade de artes sobre o romantismo, será necessário que todos realizem pesquisas completas em casa, e consigam compreender o tema solicitado pelo professor na escola.

    A partir do momento em que o professor mencionar o tema, os alunos realizarão uma pesquisa em casa ou nos computadores da própria escola para montarem o trabalho. Será necessário conter capa com nome, número e série, com nome da escola, tema, matéria e no final da folha estado e cidade com o ano ao lado.

    Na 2° página será necessário conter uma introdução que aborde previamente o tema a ser trabalhado, e em seguida a pesquisa completa e feita com as suas próprias palavras. Neste caso, o professor deve exigir que os alunos façam o texto conforme o que aprenderem nas pesquisas.

    Posteriormente, deverá conter a conclusão sobre o romantismo e a bibliografia ou referências. São dados importantes que darão um norte ao professor sobre o que os alunos pesquisaram e os métodos utilizados no processo.

    Objetivos para a atividade

    Neste caso, há esta importância trabalhar com um texto feito por eles, pois terão embasamento para falar com propriedade sobre um tema até então desconhecido. Eles conseguirão responder questões em atividades sobre o romantismo com facilidade, e saberão a sua importância historicamente. Veja o que diz a BNCC:

    EF69AR01: o aluno pesquisará e poderá aprender a analisar outras formas de artes, sejam elas tradicionais ou contemporâneas, pintadas por brasileiros ou por estrangeiros.

    EF69AR02: o aluno fará a pesquisa de um estilo visual diferente, e deverá contextualizá0lo no tempo/espaço.

    EF69AR03: será necessário realizar a análise de situações diversas, as quais se integram em linguagens audiovisuais.

    Pintura com tinta aquarela

    As atividades de artes exigem que os alunos aprendam métodos distintos durante as aulas, portanto, o professor poderá inovar em sua aula e proporcionar um momento agradável e lúdico para todos da turma.

    Como fazer a atividade

    A pintura com tinta aquarela poderá ser feita em papéis mais grossos, como o cartão ou a própria cartolina, juntamente de pincel. Facilitará o manuseio se houver um pouco de água por perto.

    Lembre-se de trabalhar com os alunos em grupos, pois desta maneira, os materiais ficarão bem distribuídos e você garantirá que todos possam participar da atividade proposta na sala de aula.

    Objetivos para a atividade

    As atividades de artes trabalharão com as habilidades da BNCC, e é importante que o professor observe como poderá utilizá-las ao seu favor e ao dos alunos no processo de aprendizagem. A metodologia a ser abordada dependerá exclusivamente de como deseja que o aluno possa aprender o conteúdo apresentado. Confira:

    EF15AR01: o aluno identificará formas diferentes, a fim de cultivá-las juntamente do imaginário.
    EF15AR02: todos poderão explorar e reconhecer determinados elementos artísticos. Dentre eles citamos o ponto, linha, forma, cor, etc.
    EF15AR04: será possível experimentar uma forma distinta de expressão, por intermédio de desenho e pintura com materiais convencionais ou não.

    Estas são as principais atividades de artes conforme a BNCC para trabalhar com os alunos. Se você se interessou por este conteúdo e gostaria de ver mais, acesse os artigos no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *