fbpx Skip to main content

Atualizado em 08/10/2022

Atividades com combinação de cores para as aulas de artes

Confira aqui as atividades com combinação de cores para as aulas de artes.

Atividades com combinação de cores para as aulas de artes

A combinação de cores será feita com auxílio do professor nas aulas de artes do fundamental e infantil. Todos os alunos aprenderão o que significa, qual a função, para o que serve e como poderão utilizar para fazer a pintura de seus desenhos seja com lápis de cor ou simplesmente com tinta guache.

O que significa combinação de cores?

A combinação de cores consiste em unir cores que possuem similaridade na roda das cores. Neste caso, é possível trabalhar com cores na arte que sejam uma tríade, ou seja, que possuam uma mesma distância na colorimetria.

O que significa combinação de cores
Fonte/Reprodução: original

Se o artista deseja uma pintura diferente, poderá optar por tons monocromáticos que serão feitos apenas com uma cor que possua variedade de tonalidades. Pense no verde e suas variâncias, assim como o azul que são excelentes exemplos de monocromia.

Como trabalhar as cores?

O professor poderá ensinar os alunos sobre a roda de cores, mistura de dois tons para criar uma cor, trabalhar com monocromia, classificação de imagens conforme a sua coloração, e as cores primárias.

Como trabalhar as cores
Fonte/Reprodução: original

Há muitas atividades interessantes que podem ser trabalhadas em sala de aula, de modo a desenvolver as habilidades dos alunos. A metodologia a ser aplicada dependerá somente do conhecimento de cada turma.

Sugestão de 5 atividades sobre combinação de cores

Será possível conferir 5 atividades sobre a combinação de cores, para trabalhar em sala de aula com os alunos do fundamental I ou ensino infantil. Se os pais quiserem, poderão brincar com os filhos e auxiliá-los nos desenhos. Confira:

Una preto com o branco

A união das cores preto e branco dará cinza, a depender da quantidade de branco inserida na tinta preta. O professor poderá brincar com seus alunos e fazer um desenho monocromático.

Como fazer a atividade

A monocromia consiste em usar apenas uma cor que poderá variar apenas a sua tonalidade. Um bom exemplo é o das cores cinza, que tem cinza-claro, cinza-médio e escuro, e o mesmo vale para outros tons.

O aluno fará a mistura das duas cores para pintar um desenho diferente, e criativo que pode conter formas geométricas, flores, casas ou até mesmo objetos feitos por eles. O professor deve deixar que os alunos usem a imaginação durante a aula.

Materiais para a atividade

Será necessário apenas de tinta guache preta e branca, pincel e folha sulfite.

Objetivos para a atividade

O objetivo é ensinar que a combinação de cores pode ser feita de muitas maneiras, e o aluno poderá reproduzir os aprendizados em casa quando quiser fazer desenhos diferentes e com pouca variação de cores.

Ele poderá usar outras cores para seus desenhos, como o caso de azul, verde, amarelo, e vermelho. Além de ter a opção de trabalhar com o lápis de pintar, giz de cera, canetinha ou as próprias tintas guaches que serão grandes aliadas dos alunos.

Roda das cores

O professor deverá conversar com os alunos sobre o que é a roda das cores, e o que ela representa para quem gosta de pintar e precisa misturar colorações para chegar em uma específica.

Como fazer a atividade

A roda das cores será atingida quando os alunos misturarem as cores primárias para chegarem às secundárias, e posteriormente terciárias. Neste caso, para atingir esta última nomenclatura, será necessário que o aluno misture cores como vermelho e roxo para chegar ao vermelho-arroxeado.

Cores como laranja e vermelho podem atingir um tom vermelho-alaranjado, amarelo com verde dará um amarelo-esverdeado, e por fim, teremos o amarelo e laranja que poderão se assemelhar ao bege.

Com estas cores feitas no papel, o aluno precisará fazer um desenho com a combinação de cores novas que adquiriu. Ele poderá brincar e tentar criar outro tipo de cor e ver em qual ela pode atingir.

Materiais para a atividade

Tintas guache, pincel e papel cartão.

Objetivos para a atividade

O objetivo é ensinar aos alunos que se pode chegar em tons variados de cores, a partir do momento que se faz a mistura correta dos tons. Eles memorização as tonalidades corretas para chegarem em outras colorações.

Desenho com combinação de cores

Desta vez, o professor deverá deixar que as crianças criem seus próprios desenhos, mas que usem a combinação das cores primárias e secundárias. Neste caso, precisarão de materiais específicos para a aula.

Como fazer a atividade

Na sala de aula, o professor deverá fornecer pincel, tinta e folha para as crianças poderem pintar seus desenhos com uma combinação. Neste caso, poderão observar se querem cores quentes com cores frias ou apenas trabalhar com as frias, por exemplo.

Eles poderão combinar os tons de azul-claro com azul-escuro, para criar uma paisagem de inverno, e utilizar o branco para brincar com os pontos de luz na imagem que será produzida.

Objetivos para a atividade

O objetivo da combinação de cores para as aulas de artes é fazer com que os alunos possam aprender a trabalhar com várias ou poucas cores em combinações. Eles terão liberdade de escolher com o que querem pintar, ou pedir dicas ao professor responsável pela aula.

Mistura das cores primárias

Uma atividade interessante ser feita com as crianças do ensino infantil, é a mistura das cores primárias para formar novas. Neste caso, a tinta guache e o pincel serão os melhores amigos das crianças na realização da atividade proposta.

Como fazer a atividade

Com pincel, folha sulfite e tinta guache, o aluno poderá fazer a mistura de amarelo com vermelho para criar o tom laranja. Esta é a cor da fruta laranja, mexerica, da cenoura, e do fogo.

O branco com vermelho criará o rosa, e a mistura do vermelho com azul dará o tom arroxeado que poderá ser um pouco mais claro a depender da quantidade de tinta a ser usada na atividade.

Objetivos para a atividade

O objetivo da combinação de cores primárias para transformá-las em secundárias, é ensinar as crianças que se pode usar as mesmas tintas para criar outras tonalidades facilmente e com rapidez.

Elas poderão usar esse aprendizado para pintarem seus desenhos em casa e por conta própria, pois terão memorizado as misturas de cores. Será um fator importante para ensinar aos pequenos na escola.

Classifique as imagens de acordo com as cores

O professor passará figuras com diversas cores, e o aluno precisará apenas responder de acordo com seus respectivos nomes. Basta dizer se é amarelo, lilás, fuchsia, rosa, laranja ou vermelho-vinho.

Como fazer a atividade

Para trabalhar nesta atividade com crianças, o professor deverá mostrar figuras com cores diferentes e pedir que digam os nomes em voz alta. Elas precisarão somente mencionar se a grama e as folhas da árvore são verdes, ou se maçãs, morangos e cerejas possuem a cor vermelha.

O professor deverá apenas apresentar cartões de figuras de frutas ou animais com cores bem fortes, e deixar os pequenos pensarem na resposta. Eles lembrarão gradualmente dos nomes e conseguirão responder por conta própria.

A atividade será simples, mas lúdica e que proporcionará às crianças um momento divertido de aprendizado. É importante trabalhar as cores com os pequenos, a fim de fazê-los reconhecer determinada coloração sem haver o nome na figura.

Objetivos para a atividade

O objetivo da combinação de cores, é fazer as crianças lembrarem dos nomes de determinada cor por conta própria. Neste caso, não deverá ter ajuda, tampouco material de consulta na atividade.

Se você gostou de nossas atividades sobre combinação de cores para trabalhar com os alunos do fundamental e infantil, permaneça em nosso site para ler artigos para trabalhar com bebês, adolescentes e crianças.


Este texto foi publicado na categoria Arte.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.