fbpx
Skip to main content

Atualizado em 14/01/2022

2 charadas divertidas para crianças

Quer deixar suas aulas ainda melhores? Venha descobrir conosco charadas divertidas para crianças, como adivinhações de o" que é, o que é?" e até mesmo de histórias em quadrinhos.

Brincadeira

Educação é algo de extrema importância na vida do ser humano, principalmente quando se trata de crianças. É na fase da infância que são colocados em práticas os valores e éticas de uma pessoa.

Além dos pais, a escola também tem um importante papel nessa fase de aprendizagem da criança, em contrapartida é necessário saber educar.

Divertir-se enquanto aprende

Além de saber educar, é bom se atentar também a didática e o método de ensinamento usado para fazer uma criança aprender. Que seja de modo leve, divertido, pois, além de aprender, a criança vai gostar da forma como está aprendendo.

Com isso, usar charadas divertidas é um método muito eficiente e inteligente de ensinar a uma criança. Vejamos abaixo algumas charadas que podem ser usadas.

1. O que é, o que é?

As charadas de adivinhações sempre despertam curiosidade e participação da criança, e na escola, é muito importante que isso aconteça.

Uma charada que pode ser usada: o que é, o que é? Por onde passa um elefante, mas não passa um mosquito?

Ao ouvir essa charada, a criança pode deduzir várias respostas, dar vários palpites, além de divertido para eles todo o processo de descobrir a resposta, a professora pode ainda ensinar o porquê, explicando por qual motivo um elefante consegue passar um uma teia de aranha, mas o mosquito não consegue.

Além dessas, também existem inúmeras outras como: o que é, o que é? É verde, mas não é mato, fala, mas não é gente. Resposta: papagaio.

Outra também divertida e educativa: O que é o que é? Entra na água e não se molha. Resposta: a sombra.

A charada dos dias da semana trabalha a mente da criança, além de fazê-la se divertir: o que é, o que é? São sete irmãos, cinco vão à feira, mas dois não vão. Resposta: os dias da semana.

2. Histórias em quadrinhos

Quadrinhos

Trabalhar com histórias em quadrinhos também um método muito bom para usar com as crianças, pois além de existir inúmeras charadas engraçadas, ainda possui imagens, que pode despertar ainda mais o interesse na criança.

Uma delas é da famosa Turma da Mônica, onde o personagem do Cascão está pendurado em um galho de árvore e fala para o Cebolinha: “a corda, Cebolinha!! A corda, a corda”. O personagem, no entanto, não entende o que Cascão quer dizer e não consegue ajudá-lo.

No último quadrinho, aparece o Cebolinha dormindo e sua mãe falando: “Acorda que o café já está na mesa!”.

Desta tirinha, pode-se ensinar a diferença entre as expressões: “a corda” e “acorda”. Cebolinha não entendeu o que Cascão queria, pois achou que o mesmo falava “a corda”, mas no sentido de acordar e não de pegar uma corda para ajudá-lo a tirar do galho, evitando que ele se molhe.

Além disso, o humor fica inteiramente por conta do Cascão, que desesperadamente pede uma corda para conseguir voltar a terra plana e não se molhar no rio, pois ele não gosta de tomar banho, o que consequentemente sempre causa inúmeras risadas nas crianças.

Além da Turma da Mônica, tirinhas da Mafalda, Menino Maluquinho e Snoop, são excelentes para ser usadas. Use-as e divirtam-se com suas crianças.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.