2 charadas divertidas para crianças
Quer deixar suas aulas ainda melhores? Venha descobrir conosco charadas divertidas para crianças, como adivinhações de "o que é, o que é?" e até mesmo de histórias em quadrinhos.
Educação é algo de extrema importância na vida do ser humano, principalmente quando se trata de crianças. É na fase da infância que são colocados em prática os valores e éticas de uma pessoa.
Além dos pais, a escola também tem um importante papel nessa fase de aprendizagem da criança; em contrapartida, é necessário saber educar.
Divertir-se enquanto aprende
Além de saber educar, é bom se atentar também à didática e ao método de ensino usado para fazer uma criança aprender. Que seja de modo leve e divertido, pois, além de aprender, a criança vai gostar da forma como está aprendendo.
Com isso, usar charadas divertidas é um método muito eficiente e inteligente de ensinar a uma criança. Vejamos abaixo algumas charadas que podem ser usadas.
1. O que é, o que é?
As charadas de adivinhações sempre despertam curiosidade e participação da criança, e na escola, é muito importante que isso aconteça.
Uma charada que pode ser usada: o que é, o que é? Por onde passa um elefante, mas não passa um mosquito?
Ao ouvir essa charada, a criança pode deduzir várias respostas, dar vários palpites. Além de ser divertido para eles, todo o processo de descobrir a resposta, a professora pode ainda ensinar o porquê, explicando por qual motivo um elefante consegue passar por uma teia de aranha, mas o mosquito não consegue.
Além dessas, também existem inúmeras outras como: o que é, o que é? É verde, mas não é mato, fala, mas não é gente. Resposta: papagaio.
Outra também divertida e educativa: O que é o que é? Entra na água e não se molha. Resposta: a sombra.
A charada dos dias da semana trabalha a mente da criança, além de fazê-la se divertir: o que é, o que é? São sete irmãos, cinco vão à feira, mas dois não vão. Resposta: os dias da semana. Para mais ideias de brincadeiras, você pode conferir brincadeiras para fazer no parquinho.
2. Histórias em quadrinhos
Trabalhar com histórias em quadrinhos também é um método muito bom para usar com as crianças, pois além de existir inúmeras charadas engraçadas, ainda possui imagens, que podem despertar ainda mais o interesse na criança.
Uma delas é da famosa Turma da Mônica, onde o personagem do Cascão está pendurado em um galho de árvore e fala para o Cebolinha: “a corda, Cebolinha!! A corda, a corda”. O personagem, no entanto, não entende o que Cascão quer dizer e não consegue ajudá-lo.
No último quadrinho, aparece o Cebolinha dormindo e sua mãe falando: “Acorda que o café já está na mesa!”.
Desta tirinha, pode-se ensinar a diferença entre as expressões: “a corda” e “acorda”. Cebolinha não entendeu o que Cascão queria, pois achou que o mesmo falava “a corda”, mas no sentido de acordar e não de pegar uma corda para ajudá-lo a tirar do galho, evitando que ele se molhe.
Além disso, o humor fica inteiramente por conta do Cascão, que desesperadamente pede uma corda para conseguir voltar à terra plana e não se molhar no rio, pois ele não gosta de tomar banho, o que consequentemente sempre causa inúmeras risadas nas crianças.
Além da Turma da Mônica, tirinhas da Mafalda, Menino Maluquinho e Snoopy são excelentes para serem usadas. Use-as e divirtam-se com suas crianças. Para mais sugestões de atividades, veja atividades em inglês.