As brincadeiras para aulas remotas podem ser trabalhadas de muitas maneiras pelo professor, de modo que faça os alunos se sentirem mais confortáveis e descontraídos durante as aulas, além de fazê-los conhecer uns aos outros através de diálogos amigáveis. Estas brincadeiras para aulas remotas devem ocorrer online no Google Meet.
Como deixar as aulas remotas divertidas?
Desde o ano de 2020, se tornou necessário realizar brincadeiras para aulas remotas, e os professores tiveram certas dificuldades para trabalhar longe da escola. Porém, é possível contornar estas situações através de aulas lúdicas como leitura de livros, jogos de adivinhações, quiz sobre algum conteúdo da matéria apresentada pelo professor ou qualquer outra informação proposta para brincar em conjunto.
As brincadeiras para aulas remotas podem ser feitas de muitas maneiras divertidas, para garantir que as crianças, mesmo de longe, aprendam o conteúdo escolar através do lúdico. Outro fator que contribui para o aprendizado infantil será a disponibilidade do professor para sanar possíveis dúvidas e bater um papo agradável de modo a conhecer cada um dos alunos.
O professor pode perguntar aos alunos o que gostariam de aprender, quais brincadeiras gostam e como a vida em casa está, e se os alunos realmente gostam de não estar pela escola na companhia de colegas ou amigos mais próximos. Dialogar é uma forma de deixar as aulas mais confortáveis e unir ainda mais todos os alunos para dialogarem.
Por que trazer brincadeiras lúdicas para as aulas remotas?
As brincadeiras para aulas remotas são importantes porque são uma maneira de ajudar as crianças a saírem do tédio, se divertirem, rirem e aprenderem de modo lúdico algo diferente e completamente novo, além de contar com o fato de poderem conhecer um ao outro e quebrar o gelo. A escolha consciente na educação a distância é fundamental para garantir que as atividades sejam proveitosas.
Neste caso, a introdução de uma brincadeira online feita pelo professor fará com que se sintam confortáveis e dispostos a aprender as atividades do bimestre.
Qual a importância das aulas remotas?
Esta estratégia teve de ser criada em pouco tempo para evitar que os alunos de todas as escolas do Brasil ficassem sem assistir aula, por conta da pandemia de Covid-19. As aulas online contam com uma variedade de ferramentas que podem ser usadas pelos professores e alunos, com o principal intuito de estudarem com total conforto em casa.
As escolas garantem a qualidade das aulas mesmo à distância, além de poderem conversar com os alunos em tempo real através de vídeo chamadas feitas pelo Google Meet, e conferirem informações sobre datas de entrega de trabalhos ou provas pela Agenda do Google.
Lista de brincadeiras para aulas remotas
Os professores poderão aproveitar para realizarem brincadeiras para aulas remotas com os alunos, de modo que tornem o momento lúdico, agradável e os incentive a permanecer com os estudos, além de sentir maior vontade de comparecer às aulas online todo dia. Confira uma lista de cinco brincadeiras para aulas remotas que auxiliarão o professor nesta época de aulas EAD:
1. Perguntas e respostas
Esta é a primeira brincadeira e, por mais que seja simples, é divertida de ser feita com todos os alunos presentes no Google Meet, estes que poderão ter a chance de conhecerem mais o professor e os próprios colegas de turma.
Como fazer a atividade
O professor deverá elaborar cerca de 15 perguntas rápidas que testem o conhecimento dos alunos, e poderão responder tanto por áudio no Meet quanto pelo chat, ao qual o professor deverá ter total controle para saber o que é dito através dele.
Objetivos para a atividade
Esta brincadeira tem como foco fazer os alunos aprenderem o momento correto de falar, esperar e procurar explicar suas respostas de modo oral ou pelo próprio chat, este que deverá conter uma resposta para as perguntas do professor.
2. Adivinhe a música
O professor deverá reproduzir algumas músicas em sua playlist do YouTube sem deixar os alunos verem através do compartilhamento de tela. Eles precisam apenas adivinhar e escrever no chat ou levantar a mão para falar através do Meet.
Como fazer a atividade
Ao reproduzir uma música, os alunos deverão escutar com atenção e em 10 segundos o professor pausa a canção para os deixar adivinhar que música é.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo para esta atividade é o de trabalhar com a memorização dos alunos, fazê-los reconhecer sons musicais em pouco tempo de reprodução e, claro, realizar uma das brincadeiras para aulas remotas mais divertidas, porque gera muita risada.
3. Adivinhe o nome
O professor deverá dizer as características de frutas, objetos, pessoas e até mesmo personagens de desenhos e solicitar aos alunos para tentarem desvendar o nome.
Como fazer a atividade
Esta atividade lembra o jogo da forca, porém sem a forca e apenas com a mente das crianças que procurarão adivinhar quem é o personagem ou objeto mencionado pelo professor.
Objetivos para a atividade
O objetivo principal desta atividade é trabalhar com a atenção e imaginação das crianças, porque os itens e personagens podem ser qualquer coisa de acordo com o que o professor descreve em suas características.
4. Adivinhações
A brincadeira conhecida pelo nome de “O que é? O que é?”, pode ser feita no ensino remoto pelo professor que terá a oportunidade de conversar com os alunos e deixá-los fazer adivinhações, e os colegas poderão adivinhar.
Como fazer a atividade
O professor deverá fazer algumas perguntas de “O que é? O que é?”, e pedir para as crianças responderem com o que julgam que poderia ser. Neste caso, um exemplo a ser utilizado seria: “O que é? O que é surdo e mudo, mas conta tudo?” A resposta para a pergunta é o livro.
Através deste exemplo, o professor poderá propor estas e outras perguntas lúdicas e tornarão o momento completamente agradável.
Objetivos para a atividade
Assim como as outras brincadeiras para aulas remotas, brincar de adivinhação fará os alunos pensarem mais tempo antes de responder de maneira precipitada e aprender a ouvir, analisar e tentar imaginar o que a professora quis dizer com a pergunta.
5. Bingo
Esta atividade deverá ser elaborada pelos alunos junto dos pais para criar uma cartela de bingo, e as principais regras são: os jogadores poderão recorrer a até 4 cartelas com 24 números distintos que vão de 1 a 75. Todas as rodadas haverá um sorteio e o jogador deverá confirmar se em sua cartela há o número citado. O objetivo é completar as linhas, sejam colunas ou diagonais.
Como fazer a atividade
Com todos os alunos presentes no Google Meet, o professor deverá iniciar o sorteio dos números e aguardar que cada aluno confirme se aquele número em questão está inserido em sua cartela. Se sim, eles poderão digitar no chat para confirmar.
Materiais para a atividade
Será necessário cerca de 4 cartelas de bingo e caneta para riscar os números.
Objetivos para a atividade
O objetivo desta brincadeira é o de tornar o momento de aula mais divertido e prazeroso, de modo que os façam esquecer dos problemas gerados pela falta de aula na escola, além de poderem se divertir em conjunto com os colegas.
Por fim, as brincadeiras para aulas remotas podem ser lúdicas e extremamente agradáveis de serem realizadas, além de ensinar novas brincadeiras que estimulam suas imaginações e criatividade. A internet como ferramenta no ensino à distância é essencial para o sucesso dessas atividades.
Este tipo de brincadeira poderá ser realizada outras vezes, fora dos períodos de prova ou explicação de conteúdo bimestral, para não atrapalhar a introdução da matéria. Porém, o professor poderá escolher dias de aula que são mais tranquilos ou apenas o final da aula para realizar brincadeiras rápidas para divertir os alunos.
Se você está procurando por materiais que possam ajudar a tornar suas aulas mais dinâmicas, considere explorar opções de brinquedos educativos que podem ser utilizados durante as atividades.
Escreva um comentário