fbpx
Pular para o conteúdo

5 brincadeiras no campo de futebol para Ensino fundamental

    5 brincadeiras no campo de futebol para Ensino fundamental

    As brincadeiras no campo de futebol devem ser realizadas com o ensino fundamental I ou II, pois todo o conteúdo proposto servirá tanto para as turmas iniciais quanto os mais velhos. Estes serão momentos didáticos e lúdicos que precisam ser trabalhados com os jovens.

    Quem inventou o futebol?

    Os ingleses inventaram o futebol no ano de 1863, pois é quando fundam a Football Association. É a partir desse ano em questão que o futebol que todos conhecem se torna uma profissão.

    Quem inventou o futebol?
    Fonte/Reprodução: original.

    O principal nome que auxiliou no processo de criação da Football Association, chamava-se Ebenezer Cobb Morley. Diversas pessoas o consideram como o verdadeiro pai do futebol moderno, como o conhecemos hoje.

    Quem trouxe o futebol ao Brasil foi um estudante, de nome Charles Miller. Ele era filho de ingleses, e veio ao país quando concluiu todos os seus estudos na Europa. Junto de si, trouxe bolas de futebol e regras para ensinar às pessoas.

    Quais as brincadeiras no campo de futebol?

    É possível brincar de pega-bandeira, cobrança de pênalti, corrida por entre pneus ou cones, bem como pega-pega, carrinho de mão ou queimada. O professor poderá escolher pelas atividades que melhor auxiliem no aprendizado dos alunos.

    Neste caso, o professor poderá trabalhar determinadas brincadeiras em uma aula, e em outra apresentar um conteúdo diferente. É interessante haver a diferenciação de brincadeiras para não ficar algo enjoativo.

    Sugestão de brincadeiras no campo

    As brincadeiras para serem feitas no campo de futebol com os alunos do fundamental, consistirá em momentos didáticos, de raciocínio e atenção. É importante que o professor de educação física inclua diversas brincadeiras em suas aulas para garantir o fácil aprendizado dos jovens. Veja:

    Cobrança de pênalti

    Uma brincadeira que deverá ser feita com inclusão de todos os alunos. Neste caso, as meninas precisarão participar obrigatoriamente, mesmo que não saibam jogar ou desconheçam dos fundamentos futebolísticos.

    Como fazer a atividade

    Na brincadeira proposta, todos farão uma fila, e determinado aluno escolhido pelo professor será o goleiro do time. Todos darão um chute na bola para marcar um gol, além de poderem melhorar a mira e força na qual será usada.

    Como fazer a atividade
    Fonte/Reprodução: original.

    O professor explicará aos alunos o que é uma cobrança de pênalti, qual sua função nos jogos de futebol, e o motivo por qual deve-se ter técnica na hora de batê-lo. Eles compreenderão melhor o significado e a necessidade de usá-lo apenas em determinados momentos.

    Materiais para a atividade

    Apenas a bola de futebol.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das brincadeiras no campo de futebol com o fundamental I, auxiliará diretamente na coordenação motora grossa dos alunos. Eles aprenderão técnicas de chute, qual o melhor jeito de usar o pé para bater na bola e como podem melhorar a mira.

    Pega-bandeira

    Esta é uma brincadeira clássica, feita frequentemente nas quadras escolares e que poderá ser realizada no campo de futebol. Por o espaço ser amplo, garantirá aos alunos uma competição disputada e divertida.

    Como fazer a atividade

    O professor dividirá os alunos em duas equipes para a realização da brincadeira. É importante conter as bandeiras de cores diferentes, que costumeiramente são vermelhas ou azuis.

    Para o aluno que for pego no campo adversário ao tentar pegar a bandeira, ficará congelado e só poderá sair se algum amigo do time o salvar. Ele não poderá ser pego, caso contrário, ficará junto do amigo até serem salvos.

    Materiais para a atividade

    Será necessário de coletes de cores diferentes e bandeiras.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das brincadeiras no campo de futebol com o fundamental é ensiná-los um tipo diferente de atividade em que todos possam participar. Além de ser distinta do pega-pega ou esconde-esconde, por exemplo.

    O pega-bandeira é o que mais gera atenção e maior rendimento participativo dos alunos. O fato de haver uma individualidade e disputa os fazem querer participar mais para se tornarem os vencedores.

    Dessa maneira, eles saberão que vencerá a equipe que conseguir capturar a bandeira e retornar ao lado do campo sem ser pego.

    Corrida de mão

    A corrida de mão é uma brincadeira divertida, que pode ser feita no campo de futebol por conter um espaço amplo. É interessante levá-los em um dia que não faça muito calor, mas que tenha sol, pois dessa forma, eles não ficarão esgotados.

    Como fazer a atividade

    Os alunos escolherão suas duplas e se posicionarão na marca que for feita pelo professor. Ganha a dupla que chegar primeiro na linha final estipulada anteriormente. Se ocasionar um empate, o professor poderá dividir a vitória entre os colegas.

    Outro ponto interessante da brincadeira, é fazer uma disputa entre duplas de meninas contra meninos. Neste caso, ganha o grupo que chegar primeiro na linha de chegada feita pelo professor.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das brincadeiras no campo de futebol, é auxiliar os alunos a realizarem brincadeiras distintas que auxiliem na coordenação motora grossa. Além de despertar neles o sentimento de querer chegar em primeiro para poder vencer.

    Disputar um jogo mostrará aos alunos que podem vencer o que desejarem. Basta apenas que se dediquem do começo ao fim.

    Queimada

    Uma brincadeira divertida e que permanece um sucesso entre os alunos é a queimada. Ela é divertida, radical e faz com que os jovens estabeleçam suas próprias regras para conseguir vencer o jogo.

    Como fazer a atividade

    O professor selecionará os grupos para evitar que alguém possa ficar de fora. Dessa maneira, todos brincarão e aprenderão técnicas distintas da queimada. Eles entenderão algumas regras importantes, e respeitarão o momento ideal de jogar.

    Será necessário que os alunos se mantenham atentos no momento do jogo, pois podem ser queimados com muita facilidade. Por esta razão, é interessante fazê-los analisar o próprio campo de visão e quem é mais suscetível a ser acertado primeiro.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das brincadeiras no campo de futebol é fazer com que os alunos possam aprender que a queimada consiste em regras. Isto servirá para qualquer outra brincadeira, pois com regras é possível manter a ordem da brincadeira por mais tempo.

    Elas trabalharão a coordenação motora grossa, visualização e raciocínio rápido. Todos observarão seus alvos, quem podem acertar, quem é mais difícil e decidir o que fazer antes de arremessar a bola no oponente.

    Volta nos cones

    O professor de educação física deverá reunir os alunos em grupos para poderem correr por entre os cones. Neste caso, a atividade necessitará que todos se mantenham com coletes de cores diferentes para não haver confusão entre equipes.

    Como fazer a atividade

    Será preciso ter cones e coletes coloridos, que auxiliem na diferenciação entre os alunos. É importante que os estudantes mantenham-se divididos em grupos para realização da brincadeira.

    Cada aluno passará pelos cones, de acordo com a representação deste vídeo no minuto 2:15. Este é o exercício de coordenação motora que os alunos poderão fazer durante a realização da atividade.

    Objetivos para a atividade

    As brincadeiras no campo de futebol para fazer com o fundamental consistirão em treinos com a coordenação motora grossa. É importante que os alunos consigam aprender o método de drible, independente de jogarem ou não futebol.

    É interessante que momentos como este ocorram com maior frequência nas aulas de educação física. Auxiliará no desenvolvimento pleno muscular dos alunos, além de garantir que tenham facilidade em realizar as atividades físicas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *