Volta às aulas
Planos de Aula BNCC

Brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos

Veja aqui no Pedagogia ao pé da letra brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos.

Brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos

Brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos serão uma das atividades mais importantes que podem ser trabalhadas tanto na sala de aula, na companhia dos professores, quanto em casa com os pais. Ensinar os pequenos a usarem os dedos para fazer a contagem dos números é o mais indicado, porque desde bebês há o estímulo de fazer o número 1 ou 2 por conta própria e este é um método importante de acordo com estudos realizados por neurocientistas.

Qual a importância de ensinar os bebês a contar nos dedinhos?

Recomenda-se que tanto os pais quanto a escola incentivem os pequenos a contar nos dedos, para fazê-los distinguir todos os números e devem ser valorizados como uma das práticas mais essenciais e importantes do meio escolar infantil.

Neste sentido, os alunos conseguem construir uma base que servirá para conseguirem estruturar o número nos dedos e os reconhecer rapidamente, seja o número 3 ou 9, através de estratégias na contagem e os organizar corretamente para formar outros números, no caso do 10. Este requer total organização das crianças para formarem este número nas mãos.

Brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos (2)
Fonte/Reprodução: original

Este tipo de exploração com os dedos das mãos servirá para ampliar a aprendizagem do aluno, além de ser importante estimulá-los desde sempre com números 1 e 2, no caso dos primeiros anos de vida que os bebês aprendem a reproduzir ambos por conta própria. 

As crianças aprendem matemática ao utilizar as mãos, e fazer o uso dos dedos para responder atividades de matemática não pode ser visto como algo errado. É necessário haver maior incentivo e explicar que existem muitas maneiras de contar sem ser nos dedos, e mostrar essa forma ao convidá-los para aprenderem a contar através de outras técnicas.

Como introduzir brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos?

Em outras palavras, o professor pode introduzir brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos, como amarelinha, que possui uma numeração de 1 a 10 e servirá como uma fonte para as crianças tentarem contar nos dedos os números representados no chão. 

Dentro de casa, os pais podem ensinar os filhos a colocarem a mão na massa e contarem com os dedos quantos ovos são necessários para colocar no bolo, ou quantas xícaras de açúcar precisam estar na massa do bolo que preparam com os pais na cozinha.

Brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos (3)
Fonte/Reprodução: original

Na companhia dos pais, será possível que eles ensinem as crianças a contarem com os dedos os grãos de milho postos acima da mesa, ou tampas de potes de achocolatado, colheres, pregadores e qualquer outro material disponível em casa que atraia a atenção dos pequenos e os faça sentir-se estimulados a contar nos dedos.

Na sala de aula, o professor pode inserir canções sobre contar nos dedos e cantar juntamente com as crianças enquanto reproduz os mesmos sinais, para mostrar-lhes como se deve fazer com os dedos.

Sugestão de brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos

O professor poderá trabalhar com brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos na sala de aula, seja com música ou outros objetos disponibilizados para este momento divertido de aprendizado. Caso os pais queiram ensinar os filhos a contar nos dedos, poderão utilizar utensílios coloridos parados em casa e mostrar os números que podem ser formados através deles.

Tampas de achocolatado

As tampas de achocolatado são coloridas e grandes, evitando que as crianças as coloquem na boca e consequentemente se afoguem. Poderão ser utilizadas tanto em casa quanto na escola.

Como fazer a atividade

Os pais ou professores deverão dispor as tampas coloridas de achocolatado acima da mesa e pedir que os alunos contem com os dedinhos. Dessa maneira, os pequenos são estimulados a trabalhar com os dedos e compreender que cada número é feito de uma maneira diferente.

Materiais para a atividade

Apenas tampas de achocolatado que sejam coloridas.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo para esta atividade é estimular a curiosidade das crianças e ensiná-las a contar nos dedos através de números pequenos ou grandes (que passam de 11). 

Músicas sobre números

Cantar estimula a criatividade e garantirá que as crianças reproduzam não somente a letra, como passarão a observar os dedinhos para realizar a contagem de números enquanto cantam junto do professor que poderá mostrar a maneira correta de reproduzir os números através dos dedos.

Como fazer a atividade

Através da canção Meus Dedinhos, o professor deverá cantar em conjunto com os alunos para estimulá-los e mostrar como podem usar os dedos para contar os números de 1 a 5 e depois de 6 a 10.

Objetivos para a atividade

O foco desta brincadeira é ensinar às crianças uma canção lúdica que as incentive a contar através dos dedinhos e aprender novos números nesta brincadeira.

Conte os milhos de pipoca

Esta atividade deve ser feita com supervisão dos pais ou professores, e para ela ocorrer corretamente será necessário apresentar ao pequeno uma certa quantia de milhos de pipoca acima da mesa.

Como fazer a atividade

Pais ou professores deverão perguntar às crianças que número o milho de pipoca formou e pedir que reproduzam com os dedinhos. Esta brincadeira é lúdica e apenas requer a atenção dos pequenos.

Objetivos para a atividade 

A criança deverá aprender através da observação as diversas maneiras de contar com os dedinhos e ser estimulada a formar os números por conta própria.

Pompons na casinha

O professor deverá produzir em um pedaço de cartolina ou uma folha mais grossa, números que vão de 1 a 10 e precisam ser postos lado a lado, com papéis em formato de círculo acima dos números escritos.

Como fazer a atividade

Com ajuda dos pompons coloridos, as crianças deverão observar os números exigidos, contar com os dedinhos e colocar o número na casinha correta.

Objetivos para a atividade

Esta atividade mexe diretamente com a coordenação motora fina, que serve para trabalhar a força nos dedinhos dos pequenos, além de conhecer novas texturas por conta dos pompons e exercitar a concentração para representar os números através dos dedos e receber os devidos estímulos lógicos.

Receitas de bolos 

As receitas de bolo mexem o tempo todo com números e, por mais que as crianças não conheçam determinadas palavras ainda, poderão se basear em somente ler os números e tentar ajudar os pais com as receitas para preparar bolos. 

Como fazer a atividade

Os pais deverão pedir para a criança pegar três ovos da caixa de ovos ao mostrar o número nos dedos das mãos, e deixar a criança os reproduzir, compreender que quantia é esta e pegar os ovos para entregar na mão dos pais.

Materiais para a atividade

Alguns ovos.

Objetivos para a atividade

Trabalhar através da cooperação com a criança, ensinar como contar através dos dedinhos e dar total autonomia para ajudar a preparar bolos ou outras receitas. As crianças gostam de auxiliar os pais tanto quanto se sentem curiosas para aprender novas coisas, portanto, cabe ao pai e mãe explicarem as quantidades corretas através da demonstração visual.

Por fim, as brincadeiras para ensinar a contar nos dedinhos podem ser feitas em casa na companhia dos pais, ou na escola junto dos colegas e do professor que estará disposto a ensinar e transformar esta experiência de aprendizado em algo lúdico e agradável aos alunos.


Professora Fábia Monteiro
Professora Fábia Monteiro
Responsável pelo conteúdo desta página.
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00