História da Literatura Infantil
“É através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ótica, outra ética… É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos acham que tem cara de aula porque se tiver deixa de ser literatura (A Bramovich, 1994. pg 17).”
Os primeiros livros para crianças surgem no século XVII e XVIII. Antes dessa época, não se escrevia para elas, porque não existia infância. O aparecimento da Literatura Infantil decorre da ascensão da família burguesa. A criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com características e necessidades próprias. Para saber mais sobre a importância da leitura infantil, confira este artigo.
Primeiros Textos
- Educativos
- Escritos por pedagogos e professores
Literatura Infantil no Mundo
Tradução e Adaptações Estratégias
Principais Autores
- CHARLES PERRAULT
- IRMÃOS GRIMM
- CRISTIAN ANDERSON
- LEWIS CARROL
- COLLODI
- FRANTE BAUM
Literatura Infantil no Brasil
1º Escritor
Pertencia ao Pré-modernismo, escreveu o primeiro livro para crianças no Brasil no ano 1921 – A menina do Nariz arrebitado. Porém, sua obra mais famosa são as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo e seus habitantes. A linguagem usada por Monteiro Lobato era coloquial e acessível a todos.
– Década de 70 – explosão da Literatura Infantil no Brasil.
A Formação do Leitor Passa por Etapas
A sucessão de fases evolutivas da inteligência é constante e igual para todos.
– Pré – Leitor – 1 a 3 anos
- Leitura de imagens / Ouvir histórias – rápidas curtas
- Livros pano, plástico/ Histórias de bichos, brinquedos
– Pré – Leitor – 3 a 6 anos –
- Desenvolvimento da Linguagem Oral
- Relação entre imagens e palavras
- Fantoches e Música
– Leitor Iniciante – 6 a 7 anos
- Leitura Silábica / ilustração
- Imagina-se personagem e vive um mundo imaginário
- Não associa o que é lido com a totalidade do texto / Narrativa com início, meio e fim
– Leitor em Processo – 8 a 9 anos
- Domínio da Leitura
- Presença de imagens em diálogo com o texto
- Linguagem mais elaborada
– Leitor Fluente – (10 a 11 anos)
Domínio total da Leitura
– Leitor Crítico
Desenvolvimento do pensamento reflexivo
A Arte de Contar Histórias:
– Conhecer a História/ transmitir confiança.
– Evitar descrições cheias de detalhes.
– Usar as modalidades e possibilidades da voz.
– Mostrar à criança que o que ela viu está impresso num livro.
– Falar do Autor, sua história de vida (Biografia).
Atividades a partir da Narrativa
1. História João e o Pé-de-Feijão
Durante a contação da história, apresentar o pé-de-feijão (cartaz) e questionar. Onde está o João? Após o comentário dos alunos, retirá-lo de dentro de uma das folhas.
Comentário sobre a História
Desenhar a parte da história que mais gostou
Dar outro final à História
2. Apresentação de alguns livros para serem analisados: capas, títulos, ilustrações, autor.
3. Técnica do Remador a partir das Histórias Infantis.
Obs.: Cada grupo recebe um personagem de uma história.
4. Leitura do Texto: O segredo da Vó Maria – Carla Caruzo
Trabalhando a observação:
– O que você pode descobrir da vida da avó por meio dos objetos encontrados pela menina.
– O que existe de semelhante entre a infância da menina? E o que existe de diferente
– Elaborar uma lista de perguntas que gostariam de fazer aos pais, tios, avós, etc.
a) Por exemplo: Que brinquedos e brincadeiras tinham quando eram crianças?
b) Como era a escola?
Solicitar que tragam para a escola objetos de outras épocas (fotos, livros, brinquedos…) para fazer uma exposição.
c) Construir um saco dos Segredos Literários.
Ex: Cinderela gostava do príncipe e sua madrasta não sabia.
5. Exercício de Construção
A partir de imagens, construir uma história.
Observar a sequência das imagens e dos fatos
6. Exercício de Construção:
Ler o texto de Literatura Infantil: A verdadeira História dos Três Porquinhos.
Dramatizar a História
Acrescentar na História outros personagens da Literatura Infantil.
Desenhar ou construir, através de recorte e colagem, as casinhas.
Montar um júri para decidir se realmente o lobo é inocente (com juiz, jurado, advogado de defesa e de acusação…)
Trabalhar poesia é olhar e sentir o mundo. (Hemielewski-1994)
Como Trabalhar Poesia com as Crianças
São tantos elementos para se trabalhar poesia com as crianças, em sala de aula, ou seja:
- Ler em voz alta um poema, com a emoção que ele despertou.
- Deixar os alunos selecionarem poesias que mexeram com o sensorial de cada um: visão, olfato, paladar… e perceber como aconteceram escolhas diferentes, razões diversas…
- Trocar experiências pessoais a partir de um poema que tenha sido vivido, por cada leitor, à sua maneira, no seu momento de vida.
- Ter um caderno ou álbum para selecionar poemas…
- Musicar, tornando cantiga algumas expressões poéticas.
- Escrever os próprios poemas, a partir de um jogo de rimas, de brincadeiras, com sentido das palavras (cor, textura, movimento de cada palavra, estrofe…)
- Leitura do poema pelo professor, com boa automação, ritmo…
- Ler com os alunos, uma, duas vezes, sentir o que o poema diz, saborear as palavras.
“A poesia está no coração da criança, nos olhos e na emoção”
(Eracilda-2003)
– Paralendas:
“Era uma vez
Um gato xadrez
Quer que eu conte outra vez?”
– Trava – línguas:
Sete vezes encarrilhado
Sem errar, sem tomar fôlego,
Vaca preta, boi – pintado.”
Autor: Miguel
“Quero que você me diga
literatura infantil é a base para o desenvolvimento emocional da criança, a familia aliada a educação conseguirão formar adultos mais saudáveis.
além disso as histórias trazem bastante conhecimento e novas descobertas, desde de os antepassados até os dias atuais, as histórias possibilitam uma descoberta de mundo para as crianças, e´´ como viajar, num mundo de descobertas e novas possibilidades. é algo mágico, pois as crianças, aprendem mesmo sem saber ler ainda, apenas pela oralidade, ou seja, ao ouvir uma história as crianças despertam uma imaginação e aguçam sua curiosidade, e ficam abertas na forma de aprendizagem, na construção de novos conhecimentos.
Educação infantil; base de tudo!
A literatura aguça a imaginação, parece nos conduzir pelo tempo. E do presente, então podemos ir ao passado e viajar para o futuro, num piscar de olhos.
Vemos personagens e eles nos vêem. Podemos dialogar com eles. É magia pura.
A literatura é um instrumento para a educação e uma experiência fascinante para a vida.
Bruno Borges Borges
brunoborgesborges.blogspot.com