fbpx

ATRAINDO A ATENÇÃO DOS ALUNOS

Leia livros sobre este assunto

Diante das mudanças tecnológicas, das diferentes ferramenta, dos novos métodos, da exigência do mercado profissional, do convívio social e do aprimoramento cognitivo da atual geração, faz-se necessário uma mudança de pensamento por parte dos educadores. Educar hoje utilizando as ferramentas e métodos de ontem, pode frustar as gerações mais novas, que esperam receber uma orientação coerente, íntegra e responsável, de profissionais atualizados sobre como e quando utilizar as tecnologias de forma produtiva, além de orientá-los sobre as tendências e potenciais do presente para a construção de um futuro sustentado em respeito, ética e inovação.

O que se aplica em sala de aula hoje é um método não estruturado de transmissão de conteúdo e de forma unilateral. Sabemos que a interação em sala de aula é restrita, um poder é exercido e imposto criando-se resistência. Como seria um sistema educacional com disciplinas integradas? Podemos integrar história, geografia, geometria e português em um dia de aula de forma efetiva. Mas como se faz isso? Um dos métodos que podemos aplicar é o Storytelling,  resumidamente definido como : ouvir, aprender, descobrir, explorar, criar, comunicar e encantar. O que lembra muito as historinhas que nos contam quando somos crianças, da branca de neve, dos 3 porquinhos, até mesmo os teatros de fantoches. A diferença do Storytelling é que podemos utilizá-lo de forma estrutura para transmitir conteúdos importantes e relevantes, especialmente para a geração Y, a qual possui um déficit de atenção muito grande. Podemos criar uma história baseada no aprendizado fundamental com atividades de campo ou através de salas de aulas temáticas. Apesar do Storytelling ser comumente utilizado no marketing, podemos estudar sua aplicação na educação, formando um sistema rico e orgânico de transmissão de conteúdo.

Para vocês conhecerem um pouco sobre o storytelling, tem um artigo bem legal do Bruno Scartozzoni, do blog Update or Die, confira: http://updateordie.com/blog/2011/03/17/storytelling-e-transmidia-afinal-o-que-e-e-para-que-serve

Fonte: http://inovarparaeducar.com.br/inovacao-pedagogica/atraindo-a-atencao-dos-alunos

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiu artigo novo! em 12/07/2020
EU E O MANDACARU