fbpx

Como ensinar português para crianças de modo inteligente? 💡

Avalie!

Ensinar português para crianças pode ser divertido e interativo ao mesmo tempo. Cabe aos professores utilizarem recursos para facilitar o entendimento dos seus alunos.

Aprenda a ensinar português para crianças

A língua portuguesa é muito importante para os residentes em países de língua portuguesa como o Brasil.

Para ensinar crianças, os educadores devem utilizar recursos lúdicos como filmes e jogos.

São vários os formatos de jogos e  estórias que existem. Os professores e os pais podem utilizar esses jogos para melhorar o aprendizado da criança, veja a seguir quais são:

1. Testando a ortografia

Este tipo de jogo ajuda a formar palavras, e a identificar o modo correto da escrita.

É possível ainda, mostrar para a criança palavras que se escreve com X ou CH, por exemplo.

2. Caça palavras

Por meio do caça palavras, a criança pode aprender os verbos, substantivos e adjetivos em um só jogo.

Há geradores de caça palavras online, onde os educadores conseguem ensinar utilizando um computador.

3. Conto, “Sinais de Pontuação”

Trata-se de uma estória, cujo objetivo é ensinar as crianças a utilizarem corretamente os pontos de interrogação. Estes são extremamente importantes para montar frases  e começar a aprender  a norma culta.

4. Brincadeiras de o que é o que é

Com a advinha a criança pode fazer jogos de palavras, e associações semânticas. É uma boa forma de ensinar palavras diferentes de acordo com a faixa etária.

Crianças pequenas desenvolvem o aprendizado da língua mais rápido, porque os neurônios são novos e estão ativos.

Melhores livros para ensinar crianças

Por meio de rodas de histórias, os professores podem começar a ensinar as crianças a lerem. Eles podem mostrar livros de contos infantis para que as crianças possam se inspirar.

Veja a seguir, quais os livros mais indicados para crianças pequenas.

1. Reinações de Narizinho

Esta estória escrita por Monteiro Lobato, no ano de 1920. Conta as estórias que ocorrem dentro do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Os personagens são: Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e sua neta Lúcia, esta última que é a Narizinho, é a responsável em levar os leitores ao mundo da imaginação.

2. A Bolsa Amarela

Este livro conta a história de uma menina que tinha apenas 3 desejos: ser menino, crescer e escrever.

Ao entrar dentro da bolsa amarela que a menina ganhou da própria tia, ela percebe que não consegue lidar com seus desejos e isso faz com que a bolsa aumente cada vez mais. O livro foi escrito por Lygia Bojunga.

3. Chapeuzinho Amarelo

Este conto escrito por Chico Buarque narra a história de uma menina que tinha medo do medo. Esta história pode ser muito comum na vida de pessoas inseguras, que ao enfrentar seus medos conseguem superar grandes desafios.

4. A Operação do Tio Onofre

Escrita por Tatiana Belink, a história trata das manias de uma menina que tinha por costume dar nomes que rimassem com os objetos da casa.

5. Bisa Bia Bisa Bel

Uma história de Ana Maria Machado, é um conto que narra a história de uma pequena garotinha que conheceu sua bisavó em uma foto de álbum de família.

Porque criar uma rotina para aprender a ler pode ser importante?

Na vida devemos ter rotina para tudo, principalmente as crianças que estão em fase de aprendizado.

Os pais ou responsáveis, devem se preocupar em colocar um lugar  reservado da casa para que a criança possa praticar a leitura.

Um dos métodos que os pais devem aplicar em casa é  justamente incentivar a leitura. Somente por meio desse caminho é que as crianças passarão a ter gosto pela língua portuguesa.

Uma criança que aprende a ler desde o início da vida escolar terá mais domínio sobre a gramática, ou seja, saberá respeitar mais os pontos e acentos, utilizará melhor os verbos e adjetivos.

No Brasil, embora já tenhamos boas campanhas de incentivo à leitura, ainda há muito caminho pela frente.

Sempre devemos mostrar livros para crianças pequenas, mesmo as que possuam algum tipo de limitação para a leitura.

Ter um horário para ler, faz com que a criança aprenda a gostar da leitura. E se ela tem um espaço adequado para isso, tudo torna-se mais simples.

Os educadores devem passar essa orientação aos pais, e deixa-los cientes de que a leitura faz parte do processo de aprendizagem.

Softwares que ajudam a ensinar o português

Para deixar o processo de alfabetização ainda mais interativo, iremos exibir alguns softwares que educadores e pais podem ajudar as crianças a utilizarem. Veja a seguir quais são esses jogos:

1. ABC da Bita

Trata-se de um abecedário interativo, que auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico. A cada letra que a criança descobre ela vai mudando de fase, e ainda consegue trabalhar sua coordenação motora. Está disponível para download nas versões IOS e Android.

2. PalmaKids

Com este software o educador pode alfabetizar  crianças em inglês e português. Além auxiliar as memórias auditivas e visuais, a criança automaticamente acaba memorizando as letras porque precisa salvá-las para passar de fase. Este jogo está disponível para Android e IOS.

3. Pampers Premium Care

Ao descobrir as cores, as crianças menores acabam descobrindo também as palavras. Este jogo pode ser baixado nas versões IOS e Android.

Como podemos perceber, ensinar português para crianças não é tão complicado assim. Basta apenas usar um pouco a criatividade.

Os professores precisam atrair a atenção dos pequenos desde cedo, utilizando recursos de tecnologia seja para contar histórias ou ensinar.

Ao ensinar português para crianças, pais e educadores precisam ter em mente um único pensamento, que todos fazem parte dessa longa jornada.

Ensinar português para crianças requer esforço cotidiano de pais e educadores. Aqui você tem a sua disposição bons materiais para utilizar em sua sala de aula.

A escola se faz com bons professores e pais dedicados, para fazer com que a criança seja capaz de melhorar o aprendizado cada vez mais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.