fbpx

Atividades de traços, sons, cores e formas para a educação infantil

Atividades de traços, sons, cores e formas para a educação infantil

São consideradas as atividades de traços, sons, cores e formas como essenciais para o desenvolvimento infantil pelo fato de mexer diretamente com a coordenação motora fina.

Por meio dos traços, sons, cores e formas, as crianças aprendem a como fazer a coloração de um desenho, o reconhecimento de novas cores e, além disso, serão capazes de saberem lidar com uma grande variedade de formas e diferentes tipos de traços. 

Enquanto os pequenos estão a se desenvolver por meio das atividades de traços, sons, cores e formas, usar a música para a estimulação da concentração infantil pode ser de grande ajuda tanto na sala de aula quanto em sua residência na companhia dos pais. 

Como trabalhar formas e traços na educação infantil?

Trabalhar com formas e traços na educação infantil é uma das principais maneiras de auxiliar no desenvolvimento infantil. Essa é uma atividade de tamanha importância pelo fato de que ela é de grande ajuda para o desenvolvimento da percepção estética desde os primeiros anos de vida que

Entre outras palavras, faça a promoção de atividades de formas e traços com o uso de desenhos coloridos de tamanhos variados. Portanto, tenha sempre em mente o objetivo de incentivar a criatividade dos pequenos, ou seja, dê a liberdade para que eles se sintam à vontade para aprender a desenhar com materiais como pincel, lápis, canetinha e giz de cera.

Atividades de traços, sons, cores e formas para a educação infantil (2)
Fonte/Reprodução: original

Dentro do trabalho de formas e traços, as crianças acabam por adquirir experiência e sensibilidade artística. Pode-se observar, então, que, ao desenvolver o lado artístico dos pequenos, isso será impactante na criatividade, assim como na comunicação e na maneira de expressar o que sente por meio do processo artístico.

O ato de ensinar uma criança vai muito além de aplicar qualquer atividade. Portanto, inicie através dos traços para lhes dar uma perspectiva melhor sobre a estética, ou seja, por meio da promoção de atividades com desenhos e o incentivo de criar uma cor nova através de misturas.

Por exemplo, faça a escolha de trabalho com colagem ou escultura com o uso de argila, porque isso ajuda os pequenos a compreenderem melhor as formas que lhes cercam ao redor. Refine a percepção para as incentivarem a interpretar os objetos presentes tanto em sala de aula quanto em casa.

Como trabalhar as cores de forma lúdica?

Sabe-se muito bem que as crianças não deixam de ter uma boa diversão e nada melhor do que aprender por meio de atividades divertidas. Devido a isso, para se desenvolver e trabalhar com cores de forma lúcida na educação infantil, faça a realização de atividades com o uso de coisas costumeiramente presentes na rotina diária dos pequenos como, por exemplo, as cores e as formas de uma grande variedade de frutas.

Em sala de aula, pode ser feito pelo professor, a associação das cores para tudo aquilo que esteja presente no mundo, ou seja, uma breve e didática explicação, por meio do uso de imagens, sobre o fato de que existe uma infinidade de cores em todos os tipos de lugares. Além disso, o professor pode pedir para que as crianças façam um desenho que deve ser colorido com as cores que foram conhecidas em sala de aula.

Também, o professor pode pedir para que os pequenos digam o nome de cada cor que eles usaram para pintarem os seus desenhos como um modo de que o som da palavra possa ser reproduzido e seja guardado na memória de longo prazo das crianças. 

É importante que o professor comece a apresentar para os pequenos sobre as cores primárias que, nesse caso, são as cores amarelo, azul e vermelho e, com o uso das três cores, seja feito a mistura para o surgimento de novas cores como o laranja, o roxo e o verde. Além disso, pode ser feito associações às cores como o vermelho para a maçã, o amarelo para o sol, o azul para o céu e entre outros exemplos. Faça isso com todas as cores para que as crianças saibam como é o nome de cada uma das cores, assim como que coisas elas podem ser associadas no dia a dia.

Como trabalhar com sons na educação infantil?

Para trabalhar com sons na educação infantil, pode ser feito o uso de materiais que estão presentes em sua casa, como é o caso de panelas, potes, caixas e até mesmo latas de alumínio, ou seja, pode ser usado tudo aquilo que faça algum tipo de som que chame a atenção das crianças.

Faça a reprodução de um tipo sonorização para os pequenos ao usar, por exemplo, uma colher de madeira e bater contra uma caixa de papelão, ou melhor, faça o experimento de colocar sementes de feijões dentro de um recipiente como uma latinha de alumínio ou uma garrafinha pet e use como um chocalho para que as crianças possam brincar e, consequentemente, a conhecerem o som emitido pelo objeto.

Atividades de traços, sons, cores e formas para a educação infantil (3)
Fonte/Reprodução: original

Existe uma maneira mais lúdica de ensinar os pequenos sobre a sonorização do mundo que, nesse caso, seria sobre os sons presentes no mundo. Leve-os para o pátio e sente-se com eles em uma roda e, em silêncio, apreciam os sons presentes no ambiente como a cantoria de passarinhos, as vozes de outras pessoas, os carros e as motos que passam pela rua a todo instante e não deixe de perguntá-los a todo o instante sobre se eles reconhecem algum tipo de som presente no ambiente.

Sobretudo, trabalhar com sons é muito importante para a educação infantil, uma vez que fará com que as crianças deem início ao processo de musicalização de maneira mais autônoma, porque é costumeiro dos pequenos o ato de explorar os materiais que fazem a emissão de algum tipo de som, ou seja, isso será trabalhado diretamente com a coordenação motora de cada um deles.

Qual é a importância de se trabalhar os sentidos?

Trabalhar com os sentidos é essencial para auxiliar diretamente no desenvolvimento da cognição, da emocional e da linguagem desde os primeiros anos de vida das crianças, porque, a partir do ponto em que é dado o nascimento de um bebê até os seus cincos anos de idade, ele tem grande habilidade de absorção de todos os tipos de informações, como se eles fossem, literalmente, pequenas esponjas.

Portanto, as atividades sensoriais se tornam muito importantes na educação infantil, em especial, nos primeiros anos de vida das crianças. Sua indicação é recomendada para que os pequenos consigam compreender perfeitamente o mundo ao seu redor por conta própria e tenham uma noção da existência diversificada de cores, formas, cheiros e também de sabores.

Geralmente, é complexo pensar em uma atividade sensorial diferente para cada dia a ser trabalhada com as crianças, porém, saiba que é possível utilizá-la de tantas maneiras sem que seja, de certo modo, perceptível. Aliás, faça uma breve observação dos objetos presentes em sua casa e, com certeza, eles serão excelentes aliados ao trabalhar com o estímulo de sentido dos pequenos.

Atividades de traços, sons, cores e formas para a educação infantil

1. Brincadeira com massinha

A atividade com massinha é uma brincadeira lúdica que tanto o professor quanto os pais podem usar para trabalhar com as crianças.

Materiais: Massinha colorida.

Objetivo da Brincadeira com massinha: a criança conseguirá sentir perfeitamente a textura da massinha e, desse modo, desenvolver a sua coordenação motora fina. 

2. Bacia com água

A atividade com bacia com água nada mais é do que uma brincadeira que mexe com a imaginação, ou seja, se torna essencial no desenvolvimento intelectual das crianças.

Materiais: Bacia com água com uma grande variação de objetos.

Objetivo da Bacia com água: Para a realização da brincadeira, o pai e mãe deverão colocar alguns objetos na água para que a criança consiga descobrir qual deles que boia e que afunda na água.

3. Caixa sensorial

A atividade com caixa sensorial é uma grande e poderosa aliada ao que se diz respeito ao desenvolvimento intelectual das crianças. Isso ocorre porque elas, por conta própria, devem explorar o que há dentro da caixa.

Materiais: Caixa com uma grande variedade de objetos que podem ser, por exemplo, panos de seda, areia, grãos e alguns brinquedos geométricos coloridos.

Objetivo da Caixa Sensorial: as crianças terão a curiosidade instigada ao ponto de pegar os objetos e analisar por conta própria e, com isso, vão aprender pouco a pouco como reconhecer os diferentes tipos de cores e texturas.

4. Música

Trabalhar com musicalidade na educação infantil é um dos principais métodos que devem ser estimulados, porque a música pode ser usada para acalmar as crianças que estão a desenvolver algum tipo de atividade.

Materiais: Som de alguma música no celular, no computador e em uma caixa de som.

Objetivo da Música: É uma brincadeira que ajuda diretamente na coordenação motora grossa ao estimular o uso dos músculos dos pequenos, porque a música estimula a cantar e dançar. Além disso, também é capaz de desenvolver a memória de longo prazo para que as crianças saibam reconhecer esses sons no futuro.

Com as atividades de traços, sons e cores e formas sendo trabalhadas na educação infantil, as crianças estão mais do que aptas a lidar melhor com o mundo ao seu redor, cada uma à sua devida maneira.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *