fbpx

5 Atividades com a letra B para Educação Infantil

5 Atividades com a letra b para Educação Infantil

A letra b é a segunda do alfabeto, e é uma consoante que deve ser trabalhada na educação infantil durante os processos de alfabetização. 

Qual objetivo de trabalhar a letra B na educação infantil?

O principal objetivo de ensinar a letra B para as crianças que estão em fase de aprendizagem e descoberta das letras, e o professor pode conversar com as crianças para lhes pedir para repetir. 

Nota-se ser importante desenvolver a consciência fonológica das crianças durante a alfabetização, pois será desse modo – através dos sons -, que elas saberão diferenciar uma palavra da outra ou quando compõem outras.

Como trabalhar a letra B na educação infantil?

O professor poderá escrever a letra b na lousa para que as crianças vejam, posteriormente lhes pedir para falarem palavras que iniciem com essa letrinha. Escrevê-las na lousa é importante, pois assim elas saberão como deve ser escrito. 

Torne a explicação para as crianças muito mais lúdica, ou seja, use e abuse de música e vídeos educativos que tem como objetivo ensinar as letras do alfabeto, dentre elas a B. Sempre peça para que as crianças repitam a letra, pois é importante assimilar os sons e letra. No entanto, se alguma criança sentir vergonha de falar, não a force. Posteriormente, digam juntos a letra B. 

Para os auxiliar de um modo melhor, disponibilize folhas de papel sulfite e pincéis para trabalhar a coordenação motora fina, de modo que todas as crianças façam a letra B. 

Passe ditados simples, pois desse modo estará será desse modo que apresentará a família do B às crianças. Trabalhe com músicas relaxantes, porque tendem a auxiliar o aprendizado infantil e as deixá-las mais calmas e dispostas a trabalharem.

Qual é a família do B?

A letra b possui uma família composta pelas sílabas BA-BE-BI-BO-BU. Os alunos devem repeti-las oralmente, pois devem reconhecer seus sons futuramente, além de tentar formar frases com essas sílabas para memorizá-las.

Como explicar a família silábica do B?

Pode-se ensinar para as crianças a família do B com canções através de vídeos educativos, desse modo, a atividade será o mais lúdica possível e mais fácil para a aprendizagem.

Faça um quebra-cabeças silábicos ou jogo da memória com as sílabas. É uma das maneiras mais lúdicas de apresentar o BA-BE-BI-BO-BU, além de os incentivar a cantarolar canções com essas sílabas.

Ideias de atividades com a letra b para Educação Infantil:

Muitas atividades com a letra b podem ser realizadas dentro de sala de aula, com a devida noção de não forçar as crianças a decorarem. É importante ter calma, pois a memorização não ocorre de um minuto para outro. Trabalhe atividades lúdicas e que todos possam aprender juntos.

Cante a letra B

O professor pode cantar com as crianças a canção da letra B, que ajuda a estimular a memorização se utilizada com palavras curtas e conhecidas no dia a dia. Letra B! está disponível no Youtube para todos os professores!

Como fazer a atividade:

Será necessário fazer uso de uma caixinha de som ou celular para poder tocar a música e cantar com as crianças.

Materiais para a atividade: Apenas a reprodução da canção por parte do professor.

Objetivos da atividade: O objetivo da atividade é o de ensinar para as crianças como pronunciar algumas palavras com a letra B e sua família. Ouvir o som e reproduzir torna-se um ótimo aliado na aprendizagem infantil.

Pinte a letra B

Entregue aos alunos uma imagem com algumas letras para que eles possam pintar apenas a letra B, que será repetida algumas vezes.

Atividade com a letra B
Fonte/Reprodução: original

Como fazer a atividade:

As crianças precisam prestar atenção no que se pede, bem como a explicação do professor para que possam colorir apenas a letra B, que aparece algumas vezes.

Materiais para a atividade: lápis de cor. 

Objetivos da atividade: um dos principais objetivos desta atividade é fazer com que as crianças treinem e melhorem a coordenação motora fina ao pintar as letras B, além de serem capazes de a reconhecer por conta própria. 

Escreva as palavras com BA-BE-BI-BO-BU

O professor deve comentar sobre a família do B com as crianças, para que elas saibam de sua existência e qual a principal função.

Atividades com a Letra B
Fonte/Reprodução: original

Como fazer a atividade

Será necessário que o professor realize uma explicação acerca do tema proposto desta atividade, além de pedir para as crianças repetirem os nomes contidos nas imagens.

Materiais para a atividade

Lápis de escrever e a folha de atividades disponibilizada.

Objetivos da atividade

O principal objetivo para esta atividade é ensinar aos alunos sobre a família do B, e como deve escrever determinadas palavras. Eles devem, ao término de completar os nomes, dizer como cada figura se chama em voz alta e em uníssono.

A Bota do Bode

A Bota do Bode é um livro que fala a respeito de um bode que encontra uma bota e passa de animal para animal, além de contar com gravuras bem lúdicas para todas as crianças poderem ver. A história contada está disponível no Youtube.

Como fazer a atividade

O professor deverá ler a pequena história para as crianças, em uma roda para que todos possam ver as imagens.

Materiais para a atividade

Livro A Bota do Bode.

Objetivos da atividade

Esta atividade tem como principal objetivo fazer com que os alunos ouçam os sons que a letra B produz ao ser pronunciada em conjunto de outras palavras silábicas. 

Brincadeira de repetir palavras

Repetir palavras na educação infantil é um dos métodos mais utilizados por educadores e professores, para que possam auxiliar na memorização das crianças. Elas aprendem ao copiar outras pessoas, passam a compreender mais coisas através da sonorização.

Como fazer a atividade

O professor deverá dizer uma palavra que comece com a letra B e pedir para que todas as crianças a repitam em voz alta, para que eles ouçam a própria palavra reproduzida por eles.

Materiais para a atividade

Não requer outros materiais para esta atividade.

Objetivos da atividade

A atividade tem como foco principal a repetição das palavras pelos alunos e com ajuda do professor, que pode usar várias palavras silábicas para tornar o aprendizado ainda mais lúdico dentro de sala de aula. 

Ensinar as crianças aprenderem a letra B do alfabeto é uma tarefa muito importante no papel do educador, pois será o começo onde os pequenos aprenderão a escrever a letra e formar novas palavras que já conhecem. A reprodução oral torna-se necessária no dia a dia, de modo que auxilie as crianças a copiarem o professor e tentem repetir por conta própria. Será assim que conseguirão memorizar as palavras, juntamente da letra proposta para a atividade.

Os pais também podem fortalecer o ensinamento do educador, em casa. Pergunte para as crianças várias palavras que começam com a letra B, ajude-os a reproduzir outras que ainda possuem certa dificuldade e tentem mostrar como se fala do jeito certo até que a própria criança entenda e repita da maneira correta.

Passar atividades ou cantar músicas costumam auxiliar no aprendizado na companhia dos pais, portanto, vale a pena usar e abusar desse tipo de atividade na companhia dos pequenos que poderão se divertir enquanto aprendem. Montar o abecedário no quarto dos filhos, com a ajuda deles será outra maneira de mostrar-lhes as letras!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *