fbpx

Atividades para Pinacoteca: Educação Infantil

Atividades para Pinacoteca: educação infantil
5/5 - (2 avaliações)

As atividades para pinacoteca precisam ser trabalhadas de maneira lúdica, para haver facilidade no aprendizado dos pequenos. Este é um método que auxiliará no conhecer das obras de arte mais importantes que estão em exposição e trabalhar com a memória visual.

O que é uma pinacoteca?

Uma pinacoteca atua como museu de pinturas feitas por grandes artistas. Pode ser mencionada como galeria, inclusive, e é um dos termos que costumam chamá-la ao se referir ao local de obras de arte.

O que é uma pinacoteca?
Fonte/Reprodução: original.

Um fator curioso, é que seu surgimento se deu na Grécia Antiga, que fazia coleção de quadros diferentes e carregavam consigo uma ideia de que as obras pertenciam aos cidadãos.

Quais atividades fazer na pinacoteca com crianças?

O professor pode brincar de dominó, caça palavras, ligar e pintar, jogo dos 7 erros, quebra-cabeças, ou simplesmente brincar de adivinhações, e pedir para as crianças dizerem o nome da pintura que está em exposição.

Existem maneiras lúdicas diversas para trabalhar atividades com as crianças durante uma visita na pinacoteca. Este que pode aparentar ser chato por possuir obras estranhas, mas com a devida explicação, os pequenos compreenderão e ficarão mais interessados em aprender sobre.

Sugestão de atividades para pinacoteca

O professor poderá conferir atividades para trabalhar na pinacoteca com os alunos do ensino infantil, durante um passeio lúdico que poderá ser feito. Neste caso, as crianças aprenderão uma variedade de conteúdos importantes que agregarão no conhecimento. Veja:

Jogo dos 7 erros

O jogo dos 7 erros é ideal para trabalhar com a observação das crianças durante a brincadeira. Dessa maneira, elas terão que visualizar as imagens com calma para encontrar os locais que estão diferentes da foto original.

Como fazer a atividade

Para esta atividade, o professor deverá entregar as folhas com o jogo para as crianças poderem brincar. Todas elas precisarão observar com total foco o que há de diferente nas imagens, para marcar com o lápis de escrever.

Materiais para a atividade

Folha com o jogo dos 7 erros e lápis de escrever.

Objetivos para a atividade

A brincadeira será ideal para elas observarem as semelhanças e diferenças, que é um fator importante na educação infantil. Este é um dos motivos para trabalhar com o jogo dos 7 erros mais vezes na sala de aula.

Ligue e pinte

A depender da pinacoteca escolhida para visitar, pode conter um local indicado para crianças. O professor poderá deixar os pequenos para fazer as atividades disponíveis, e aprenderem ao mesmo tempo.

Como fazer a atividade

Uma atividade interessante e que pode ser feita na pinacoteca, é ligar e pintar com lápis de cor. Neste caso, o aluno teria de fazer o trajeto de ligação dos pontos para formar a forma de uma das obras do local.

Será possível ver de mais perto, com clareza, observar os detalhes e as suas principais formas e características.

Materiais para a atividade

Será necessário utilizar somente os materiais que forem disponibilizados pelo local.

Objetivos para a atividade

Essas atividades para pinacoteca servem para ensinar as crianças que as pinturas possuem uma variedade de traços e formas que unidas podem se tornar uma obra fascinante. Este é o caso de Monalisa de Leonardo Da Vinci.

O fato de utilizar formas e traços auxiliam na construção de um projeto e, por conta disso, é possível dar um formato específico. Pode ser uma árvore, um prédio ou um pássaro, mas ao perceber estes fatores, as crianças compreenderão a importância de trabalhar traços durante as aulas.

Jogo da memória com obras de arte

O jogo da memória facilitará no aprendizado das crianças no ensino infantil. Isto porquê, é importante trabalhar com a memorização visual que garantirá uma excelente memória fotográfica no futuro. Além de auxiliá-los no aprendizado sobre as obras de arte feita por artistas famosos.

Como fazer a atividade

O professor deverá trabalhar com os alunos do ensino infantil, juntamente de um jogo da memória lúdico que contenha as figuras de obras de arte. Na maioria das vezes, as pinacotecas famosas fazem jogos com as imagens das pinturas que estão em exposição no local.

Como fazer a atividade
Fonte/Reprodução: original.

Este é um método didático de trabalhar com a memorização fotográfica das crianças nas atividades. Posteriormente, quando passar na frente de uma pintura exposta, os pequenos saberão reconhecê-la com facilidade.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades para pinacoteca é mostrar aos pequenos que é possível aprender sobre as pinturas por intermédio de jogos didáticos e lúdicos, que agreguem ao conhecimento de diversas maneiras.

Uma das formas é justamente pela visualização de cores, traços e formas que a pintura e a peça do jogo possuem. Deixá-los brincarem com os colegas será importante para garantir que tenham uma boa socialização.

Quebra-cabeça

Na pinacoteca de São Paulo, é normal que alguns quebra-cabeças sejam feitos com figuras de obras. Estes objetos são direcionados especialmente à educação infantil, e facilitam o aprendizado das crianças durante a visita ao local.

Como fazer a atividade

Para essa atividade, em especial, o professor levará os alunos para o espaço disponível de aprendizagem, e as crianças poderão montar um quebra-cabeça com as figuras de obras expostas na Pinacoteca.

Este será um método lúdico e interessante que as crianças poderão aprender durante o passeio proposto pelo professor da turma. Eles precisarão montar as figuras de acordo com o que for visualizado, e se organizar para trabalhar em conjunto.

Objetivos para a atividade

O objetivo dessas atividades para pinacoteca é ensinar os estudantes a trabalharem em equipe, de modo que se auxiliem durante a montagem do quebra-cabeça. É muito importante que as crianças aprendam a trabalhar juntas.

Este é um dos métodos que precisa ser trabalhado na educação infantil, junto das crianças para garantir que elas tenham um respeito mútuo, e se divirtam em conjunto independente da atividade proposta.

Outro ponto que será trabalhado, é com relação à observação dos alunos sobre as peças de um quebra-cabeça. Neste caso, elas terão de visualizar as figuras com calma para as relacionar com suas formas e conseguir encaixá-las no lugar correto.

Monta faces

É comum que nas pinacotecas exista um espaço dedicado especialmente à educação infantil. Por este motivo, o professor poderá levar as crianças ao espaço para brincarem, conforme aprendem sobre as pinturas.

Como fazer a atividade

Normalmente, o monta faces possui figuras de obras de arte que as crianças precisam montar. Todas as imagens que estiverem no local serão baseadas nas pinturas expostas pela pinacoteca.

O professor poderá participar da atividade junto das crianças, a fim de mostrar como podem montar as imagens. Será um momento lúdico para professor e alunos no passeio na pinacoteca.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades para pinacoteca é fazer com que os alunos aprendam sobre arte de uma maneira lúdica e didática. Neste caso, jogos e brincadeiras serão os melhores amigos dos pequenos no processo de aprendizagem.

Caso os pais façam o passeio com os filhos, será interessante que brinquem junto de monta faces. Dessa maneira, a criança aprenderá com diversão e facilidade por não ter maiores distrações por perto.

As atividades para pinacoteca, são essenciais para serem ensinadas as crianças por conta de sua importância e toda a história que uma pintura pode nos trazer ao observá-las. É interessante que os pequenos tenham a oportunidade de visitar o local junto dos pais ou em um passeio com a escola.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.