fbpx

Atividades sobre a páscoa para educação infantil

Atividades sobre a páscoa para educação infantil
5/5 - (1 avaliações)

As atividades sobre a páscoa para educação infantil, devem ser realizadas em espaços amplos para que as crianças consigam se movimentar ao realizar quaisquer categorias de atividade, seja com tinta, pinturas com lápis de cor ou utilização de tesoura sem ponta. 

As atividades certamente serão poderosas aliadas no desenvolvimento das crianças que aprenderão a importância de usar a imaginação e criatividade.

Como trabalhar com atividades sobre a páscoa para educação infantil?

Sobretudo, para saber como trabalhar com atividades sobre a páscoa na educação infantil, o professor poderá fazer a utilização de desenhos lúdicos para colorir, bem como a construção de um coelhinho de páscoa produzido com rolo de papel higiênico ou porta canetas feitos com papel E.V.A.

O professor poderá trabalhar com muitos materiais, além de convidar os alunos para o auxiliar a montar toda a classe com enfeites feitos pelos próprios alunos em sala de aula. Dessa maneira, haverá a oportunidade para dar-lhes autonomia.

Atividades sobre a páscoa para educação infantil (2)
Fonte/Reprodução: original

Existem variedades de atividades lúdicas para serem trabalhadas em sala de aula com os pequenos, de modo que possam aprender a montar um objeto novo, utilizar uma gama de cores nos desenhos e até aprender a traçar as formas do coelho.

O que atividades sobre a páscoa para educação infantil estimulam?

Normalmente, as atividades sobre a páscoa para educação infantil costumam estimular a coordenação motora fina através do contato dos pequenos com uma diversidade de itens coloridos, com texturas distintas, que seria o caso específico do papel E.V.A, ou do rolo de papel higiênico e dá-lhes a autonomia de criar objetos.

Os pequenos terão a imaginação instigada gradualmente conforme o professor aplique atividades sobre a páscoa para educação infantil, em sala de aula. Elas passarão a perceber que podem colorir, por exemplo, um coelhinho da páscoa de outras cores, além de recorrer a materiais que antes não sabiam qual seria a função.

Atividades sobre a páscoa para educação infantil (3)
Fonte/Reprodução: original

Um dos aspectos mais importantes de acordo com os estudos de Maria Montessori, dá-se pelo fato de deixar as crianças livres para aprenderem por conta própria as atividades, desde que o professor ou pais estejam por perto para observar o progresso de cada um, dentro e fora de sala de aula. Basta explicar o que deve ser feito e apenas olhá-los enquanto desenvolvem a atividade.

Lista de atividades sobre páscoa para educação infantil

O professor poderá fazer a montagem de uma lista de atividades sobre páscoa para educação infantil, através de algumas sugestões que poderão ser interessantes de serem aplicadas em sala de aula ou em casa, na companhia dos pais ou responsáveis pela criança. 

Sobretudo, o principal intuito da lista de atividades é trazer diversão ao mesmo tempo em que as crianças aprendem, ou seja, o professor trabalhará com a percepção e motricidade dos pequenos através de cada atividade. Fazê-los prestar atenção e ouvirem explicações, trabalharem em conjunto e aprenderem a respeitar regras de brincadeiras se torna importante.

Caça aos ovos

Esta é uma atividade conhecida e antiga, que traz diversão sempre que é utilizada no meio infantil, porque auxilia a estimular a percepção e observação das crianças durante o ato da procura dos ovos de páscoa feitos de chocolate. 

Mas antes de realmente brincar de caça aos ovos, o professor poderá decorar cestas que serão postas os ovos de chocolate, junto dos alunos com uma variedade de cores e arranjos de flores, ou apenas realizar a montagem das orelhinhas para serem postas sobre a cabeça.

Enquanto o professor ajuda as crianças, o professor auxiliar deverá esconder os ovinhos em áreas da escola que não sejam complicadas de acessar, para que dessa maneira, a atividade se torne mais divertida para todas as crianças.

Para fazer as orelhas, o professor deverá entregar moldes de orelhinhas de coelho para cada aluno com uma folha reforçada na parte de trás para não deixá-las penduradas, devem ficar firmes e desse modo, colorir da maneira que desejarem e mais gostarem. 

Posteriormente, ensiná-los a recortar a imagem cuidadosamente para não machucar os dedos e deixar as orelhas mais bonitas. Em seguida, o professor somente deverá fazer pequenos furos para passar o elástico e amarrar. 

Guirlandas em formato de coelho

Uma das principais atividades sobre páscoa para educação infantil, trata-se de guirlandas em formato de coelho, a qual poderá ser feita exclusivamente pelos pequenos, de modo que o professor procure trabalhar com autonomia. Será preciso explicar o que deverão fazer e informar sobre sempre tomar cuidado com as tesouras, mesmo que sejam sem ponta.

As folhas brancas com a figura do coelho poderão ser utilizadas como moldes, para que dessa maneira as crianças possam escolher folhas sulfite de outras tonalidades que mais chamam a sua atenção no momento de realizar esta atividade, que mexe diretamente com a coordenação motora fina.

Posteriormente, o professor deverá furar cada coelhinho e passar uma linha para poder pendurá-los na parede da sala, de modo que fique enfeitado e bem bonito. Normalmente, as crianças gostam muito de decorações, portanto, o professor ou até mesmo os pais podem realizar tal atividade em conjunto, durante as épocas festivas, para que assim, as crianças aprendam sobre decoração.

Prendedor de páscoa com um pintinho

Para esta atividade, o professor deverá sentar em círculo com os alunos em volta de uma mesa grande, de modo que todos possam observar a explicação dada para aquela atividade, que será feita com um pregador, E.V.A e cola glitter ou purpurina. 

O intuito desta atividade é trabalhar não somente com a coordenação motora fina, mas com a concentração e criatividade dos alunos ao se depararem com uma atividade distinta e que requer atenção ao produzi-la.

Realizar a confecção do prendedor de páscoa com um pintinho não será difícil, basta recortar o E.V.A em um formato circular como o de um ovo e recortá-lo ao meio em formato de zigue-zague. O pintinho deve ser produzido com E.V.A amarelo e colocado com cola quente na parte de baixo do pregador, para posteriormente haver a inclusão da parte inferior do ovo e a superior no pregador. 

Cenouras

As cenouras são um dos alimentos favoritos dos coelhos, e para desenvolver uma das atividades sobre páscoa para educação infantil, o professor deverá distribuir as cenouras feitas de folha sulfite ou cartolina para que as crianças recortem e façam a pintura com cores laranjas e verdes.

A partir do momento em que estiverem secas, o professor junto dos alunos poderão colar as cenouras ao redor da porta de entrada da sala de aula ou apenas nas paredes da classe, para decorar com o tema principal do mês de abril.

Canções de páscoa

Esta atividade colabora para a desenvoltura da linguagem oral das crianças, pois elas reproduzirão as palavras cantadas na música e dessa maneira, conseguirão aprender facilmente novas palavrinhas de acordo com a letra das canções propostas em sala de aula pelo professor ou educador. 

Para concluir as atividades sobre a páscoa para educação infantil, o professor poderá colocar a canção do Coelhinho da Páscoa e cantá-la na companhia das crianças, além de poder observar quem possui mais dificuldade ao dizer determinadas palavras ou algum aluno mais tímido, por exemplo. 

Por fim, as atividades sobre a páscoa para educação infantil, são lúdicas e auxiliarão as crianças a desenvolverem-se da melhor maneira possível, seja na sala ou apenas em casa junto dos pais. Dar autonomia para os pequenos é de extrema importância, porque assim eles serão independentes e procurarão solucionar determinados problemas por conta própria. Confira essas e outras atividades lúdicas diretamente em nosso site!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.