fbpx

5 Atividades de movimento para Educação Infantil: 0 a 3 anos

5 Atividades de movimento para Educação Infantil 0 a 3 anos
5/5 - (1 avaliações)

Na escola, muitas vezes as atividades que envolvem o movimento do corpo, as brincadeiras e jogos, são vistas como algo que deve ser deixado em segundo plano em detrimento das atividades da mente. 

A movimentação corporal é, até mesmo, desencorajada, pois no ambiente escolar muitas vezes a prioridade é fazer com que as crianças fiquem quietas e em silêncio.

No entanto, os movimentos corporais estão diretamente ligados ao aprendizado da mente, não é possível separá-los, e isso fica ainda mais claro quando se pensa na Educação Infantil. Neste artigo, você irá aprender a importância da movimentação corporal para crianças de 0 a 3 anos, e algumas dicas de atividades que podem ser realizadas com essa faixa etária.

O que é movimento corporal na educação infantil?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que na etapa da Educação Infantil, o processo de aprendizagem diz respeito aos aspectos da socialização, autonomia e educação, muito próximos do contexto da família. 

Os eixos da aprendizagem nessa etapa são, essencialmente, as interações e a brincadeira, pois é através dessas vivências que as crianças podem não somente adquirir conhecimento, mas também produzir novos conhecimentos, por meio da interação com as outras crianças e com os adultos.

5 Atividades de movimento para Educação Infantil 0 a 3 anos (2)
Fonte/Reprodução: Original

Ainda de acordo com a BNCC, na Educação Infantil as crianças precisam explorar gestos, sons, formas, texturas, histórias, elementos, objetos da natureza, etc. Com as atividades de brincadeiras e movimentos corporais que estimulam a imaginação e a criatividade, é que o objetivo de assimilar e construir novos conhecimentos pode ser alcançado.

O que trabalhar em Corpo e Movimento na Educação Infantil de 0 a 3 anos?

São seis os direitos de aprendizagem que a BNCC define para a etapa da Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. 

Portanto, o planejamento do educador para atividades de movimentação corporal deve levar em conta esses objetivos de aprendizagem.

São muitas as possibilidades de atividades que auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, sejam movimentos que incluem a dança, o correr, o pular, o subir e descer, etc. 

Todos esses movimentos contribuem para que a criança interaja com o ambiente em que se encontra, tenha uma percepção sobre seu corpo, sua capacidade, sua autonomia e independência, e coopere com o desenvolvimento do seu sistema motor.

A movimentação está presente na vida das crianças a partir do primeiro ano de idade, quando todas as descobertas envolvem o próprio corpo e os próprios sentidos, e é somente por meio dessa movimentação corporal que o desenvolvimento e aprendizagem integral, da mente e do corpo, são possíveis.

Como elaborar uma atividade para o trabalho de corpo e movimento nas aulas da educação infantil?

Juntamente com a movimentação corporal, o educador, ao elaborar uma atividade, deve levar em conta aspectos da realidade da vida da criança, do seu universo infantil. 

Brincadeiras de faz-de-conta, em que uma história é criada com a participação de todos e depois encenada, torna a fantasia e realidade, são um ótimo exemplo de como o corpo pode ser trabalhado junto com a mente. 

Acima de tudo, deve-se levar em consideração que as crianças nessa faixa etária aprendem através do lúdico, pois é a diversão que vai fazê-las se interessarem pela atividade, e consequentemente construírem o seu aprendizado.

Além disso, o contexto das crianças daquele ambiente escolar também deve ser levado em conta, pois cada criança é um indivíduo com suas particularidades, cultura, origem, gostos próprios, etc. Para isso, o educador deve sempre estar atento, ouvir e observar as crianças durante toda a atividade.

Sugestões de atividades de corpo e movimento na educação infantil

Leia a seguir algumas sugestões de atividades e brincadeiras de movimentação corporal para realizar com crianças de 0 a 3 anos de idade.

Atividade da Corrida de Quadradinhos

Material necessário: Dois quadrados de papelão para cada criança; Duas cores de tinta guache diferentes para pintar os quadrados.

  1. Primeiramente, antes de começar a Corrida de Quadradinhos, as crianças devem pintar os seus respectivos quadrados de papelão com tinta guache, cada um de uma cor diferente.
  2. Após a pintura do papelão secar, os quadradinhos devem ser colocados um na frente do outro. 
  3. A criança irá pular em cima de um quadrado, e em seguida, pegar o outro e passá-lo para a frente.
  4. A corrida segue assim, passar um quadrado para a frente e pular em cima dele, em seguida passar o de trás para a frente e pular em cima dele, até finalizar o percurso.

Atividade Siga a trilha

Materiais necessários: Fita crepe, de preferência colorida, para colar no chão.

  1. O educador desenha vários caminhos no chão com a fita crepe, pode ser uma linha reta, caminhos em zigue-zague, etc, o importante é não deixar o percurso muito fácil e desafiar as crianças.
  2. Após os caminhos estarem traçados no chão com a fita crepe, as crianças devem andar por cima deles a seguir a trilha e se equilibrar na fita.

Nome da Atividade

Escape da armadilha

Passo a passo da Escape de Armadilha

Materiais necessários: Para o Escape da Armadilha, é necessário ter um ambiente com corredor. Pode ser utilizado qualquer tipo de fita, como a fita crepe, tiras de papel crepom ou até mesmo barbante.

  1. O educador irá fazer a “armadilha” ao longo do corredor, colocar a fita ou o barbante entre as paredes, em diferentes alturas, de forma que formem obstáculos para a passagem.
  2. Após as armadilhas estarem prontas, as crianças devem atravessar o corredor se esquivar das fitas, sem encostar ou derrubar nenhuma delas.

Atividade de Arremesso de Argolas

Materiais necessários: pratinhos descartáveis de papelão; Rolos de papelão maiores, como os de papel toalha; Tintas para pintar os pratinhos.

  1. O educador irá cortar o meio dos pratinhos em formato de círculo, fazer com o que os pratinhos fiquem em forma de argolas.
  2. As crianças irão pintar os pratinhos, cada um com uma cor diferente.
  3. Após os pratinhos terem secado, o educador irá fixar os rolos de papelão no chão, em pé, de forma que as crianças possam arremessar as argolas neles.
  4. O educador irá escolher uma cor, e a criança deve pegar o pratinho com a cor correta para arremessar nos rolos de papelão. A criança ganha um ponto se acertar o arremesso mas errar a cor e se acertar a cor mas errar o arremesso. Se acertar ambos, ganha dois pontos.

Atividade de Dança

Material necessário: Um aparelho de som ou televisão onde se possa tocar músicas infantis.

Essa brincadeira é bastante simples, pois basta o educador escolher uma música infantil para tocar, e dançar juntamente com as crianças. Pode-se fazer isso de duas formas diferentes: a primeira é ensinar uma coreografia, que deve ser fácil para que as crianças possam compreender, e a segunda é deixar que os pequenos dancem e movimentem o corpo livremente, da forma como preferirem.

As atividades e brincadeiras de movimento corporal são de extrema importância no âmbito da Educação Infantil, pois é movimentar o próprio corpo que as crianças menores compreendem o ambiente em que se encontram, as suas próprias percepções e sentidos e interagem com as outras crianças que estão ao seu redor. 

Essas atividades estimulam não somente as aptidões do corpo, mas também da mente, como o desenvolvimento motor, de equilíbrio, etc.

 Para que as atividades sejam executadas da melhor forma possível, é importante que o educador observe bem os seus pequenos, participe das brincadeiras junto com eles e, se preciso for, adapte a brincadeira de acordo com as necessidades do grupo, não se prender somente ao planejamento, mas levar em consideração o contexto daquelas crianças.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.