fbpx

Atividades com a letra W para o ensino infantil

Atividades com a letra w para o ensino infantil
5/5 - (1 avaliações)

Antes de tudo, as atividades com a letra w para o ensino infantil deve ser inseridas para as crianças conhecerem e compreenderem como funciona sua forma de escrita e fala, as quais são completamente distintas das outras letras. 

O professor poderá explorar o lado artístico e perceptivo das crianças em sala de aula e ensiná-las a cantar músicas sobre a letra w para tornar as atividades mais lúdicas, além de incluir recortes, tinta guache e outros materiais para brincarem enquanto aprendem.

Como escrever e falar a letra W para o ensino infantil?

Antecipadamente, os professores poderão inserir a letra w para o ensino infantil através de imagens simples que contenham figuras de personagens e objetos, e dessa maneira lhes pedir para reproduzir o que está escrito com letra maiúscula e minúscula para poderem observar a diferença entre ambas, além de falarem a letra em voz alta.

Atividades com a letra w para o ensino infantil (2)
Fonte/Reprodução: original

A apresentação visual da letra w para o ensino infantil é importante para elas observarem haver um formato distinto e similar ao M, só que de ponta-cabeça e deverão tomar cuidado na hora de escrever, além de serem orientadas pelo educador sobre este fator. 

Por outras palavras, o professor poderá perguntar às crianças se conhecem algumas palavras com a letra W e lhes pedir para escrever as palavras nas quais possuem mais familiaridade, seja nome próprio de pessoas, de países, alimentos ou objetos e brinquedos.

Como falar a letra w para o ensino infantil

Pode ser que as crianças se confundam com o formato do W por parecer um V, e em alguns lugares costumam chamar a letra de duplo V, por seu som ser idêntico ao desta letra e justamente por esta razão ocorre a reprodução linguística oral errônea por parte das crianças.

Por exemplo, algumas crianças que possuem nomes que carregam o W no início devem observar que oralmente dizer Welington seria com o som da letra U, caso contrário o nome poderia se transformar em Vuelington. Em contrapartida, Wolverine um dos personagens de histórias em quadrinhos tem o som de W mudo ao reproduzir seu nome através da fala, mas há uma sonorização similar ao da letra V.

Atividades com a letra w para o ensino infantil

A princípio, as atividades com a letra w para o ensino infantil podem ser complicadas de serem trabalhadas por conta da pouca opção de palavras que sejam mais fáceis de serem escritas, aplicadas e explicadas pelo professor. Portanto, é importante que haja cautela na escolha das palavras e observar que a introdução dessa nova letrinha deverá ser gradual.

O professor poderá usar texturas diferentes e coloridas para trabalhar atividades com a letra w para o ensino infantil, porque as crianças gostam de cores e sensações novas ao tocar em determinados objetos disponibilizados pelo professor. A utilização de barbantes ou fios de lã serão interessantes de se trabalhar com as crianças, porque elas poderão formar a letra w e colar em folhas de sulfite.

Trabalhar com linhas pontilhadas e solicitar às crianças a passarem primeiro o dedo sobre cada letra e posteriormente cobrir os pontilhados com o lápis de escrever, será fundamental para trabalhar com a memorização desta letra e a coordenação motora fina. O professor poderá inserir letras diversificadas e pedir para as crianças circularem somente a letrinha W presente na atividade.

Sugestão de atividades com a letra w para o ensino infantil

Antes de tudo, o professor deverá aguardar antes de incluir palavras complexas para as crianças aprenderem, porque levará mais tempo e será mais complicado de as memorizar gradualmente. Através de atividades lúdicas que serão feitas na escola e em casa, o professor e os pais farão a inclusão de atividades com a letra w aos poucos. Confira as sugestões de atividades para trabalhar a letra W com as crianças:

Letra W de barbante ou lã

Nesse sentido, o professor poderá realizar a inclusão da letra w através de métodos simples e lúdicos para as crianças se divertirem e aprenderem em simultâneo, algo que deve ser priorizado na escola e em casa na companhia dos pais.

Como fazer a atividade:

Para realizar esta atividade, o aluno deverá usar os materiais disponibilizados pelo professor na sala de aula, para dessa maneira conseguirem formar a letra W sozinhos.

Materiais para a atividade:

cola bastão de preferência para evitar sujeiras, folha de sulfite colorida, barbante ou lã e tesoura sem ponta.

Objetivos para a atividade:

o principal objetivo desta atividade é trabalhar com a letra w em conjunto de novas texturas, seja pela cola, lã ou barbante. Dessa forma as crianças conseguirão compreender o formato correto da letra W porque se lembrarão da atividade produzida com estes objetos.

Relacione as palavras

Atividades que pedem a concentração e percepção das crianças são sempre bem-vindas a serem trabalhadas, porque as crianças passarão a prestar atenção nas diferentes formas de aprender a letra w.

Como fazer a atividade:

O professor deverá entregar uma folha de atividades para cada criança e deve conter algumas palavras com a letra w, as quais os alunos deverão ligar cada uma em seu respectivo conjunto.

Materiais para a atividade:

Folha de atividades e lápis de escrever.

Objetivos para a atividade:

Trabalhar com a observação dos alunos é o foco das atividades com a letra w para o ensino infantil, porque consequentemente, as crianças passarão a estar mais atentas aos vários aspectos dos nomes que complementam a letra w.

Escreva a letra W

Nesta atividade, o professor dará a oportunidade de as crianças trabalharem com tinta guache para escreverem a letra w com os dedinhos ou recorrerem aos pincéis.

Como fazer a atividade:

Através da tinta guache colorida, as crianças poderão escrever a letra W na folha de sulfite colorida com os dedos ou um pincel.

Materiais para a atividade:

tinta guache, folha sulfite e pincel.

Objetivos para a atividade:

O foco desta atividade é ensinar a letra W com mais leveza e sutileza, mas sempre com foco no lúdico para que as crianças possam se divertir através de atividades com a letra w para o ensino infantil.

Canção da letra W

O professor fará a inclusão de músicas com a letra W para estimular o conhecimento dos pequenos e trabalhar com a verbalização oral, de modo que observe quem possui mais dificuldade ao pronunciar tal letra e quem possui mais facilidade. A canção está disponível no YouTube e se chama Letra W!.

Como fazer a atividade:

Basta que o professor reproduza o vídeo para as crianças escutarem a canção e gradualmente tentarem cantar junto da pessoa que canta no vídeo.

Materiais para a atividade:

Somente a reprodução do vídeo realizada por intermédio de um notebook e projetor.

Objetivos para a atividade:

Cantar músicas é algo que todos fazem desde crianças e as letras permanecem gravadas em nossa memória desde então, e o foco central dessas atividades serão canções com a letra W para estimular a memória das crianças.

Recorte de revistas

Para as atividades com a letra W para o ensino infantil fluir bem, o professor poderá fazer a inclusão de revistas para as crianças recortarem somente as palavras que possuem a letra W, além de poderem montar palavras existentes com esta letrinha.

Como fazer a atividade:

O professor deverá distribuir revistas que contenham letra W, para que as crianças possam observar seus formatos, cores e texturas distintas presentes nas folhas de revista. Basta recortar e colar em folhas de sulfite coloridas.

Materiais para a atividade

Revistas, tesoura sem ponta, cola bastão e folhas sulfite.

Objetivos para a atividade:

O foco principal para trabalhar atividades com a letra w para o ensino fundamental, será justamente para apresentar esta letrinha em suas mais variadas formas, além de divertir as crianças com texturas novas e trabalhar com a coordenação motora fina. 

Por fim, as atividades com a letra w para o ensino infantil será importante na introdução do alfabeto na vida das crianças, porque dessa maneira elas aprenderão uma variedade de palavras que poderão ser formadas através da letra w. Confira no Pedagogia ao Pé da Letra as melhores atividades para se trabalhar com as crianças em casa ou na escola.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.