fbpx

Atividades de ortografia envolvendo R e RR

Atividades de ortografia envolvendo R e RR 

As línguas de todos os lugares do mundo sempre apresentam peculiaridades e regrinhas que seguem os estudantes durante a sua trajetória escolar. Com a língua portuguesa não é diferente.

Por possuir várias regras e constantes mudanças a todo momento, o ensino da língua portuguesa é um desafio para os educadores, principalmente nas primeiras séries do aluno.

Justamente por isso, ainda é muito comum ver, mesmo em adultos, erros de ortografia que são acompanhados, na grande  maioria dos casos, com uma pronúncia errada, a dificultar assim a comunicação e a execução de atividades que envolvem a escrita no cotidiano.

Um exemplo disso é o mau uso das letras R e RR na escrita de palavras. A fim de mostrar a forma correta de fazer uso dessas letras e, dessa forma, ajudar no processo educacional, confira agora tudo que é necessário saber sobre essa regra da língua e como passar conhecimento dela para os pequenos com atividades de ortografia.

Qual é a regra do uso do R e RR?

Para começar a explicar esse assunto, é necessário organizar as informações que estão presentes nos livros didáticos e na própria gramática para as atividades de ortografia.

A começar pelo R, ele possui as seguintes definições:

  • A sua pronúncia é marcada por tremer a língua quando se está entre duas vogais.
  • Entre uma vogal e consoante, a letra deve ser pronunciada de forma fraca.
  • Pode iniciar palavras.

A partir de agora o RR, este tem as seguintes características:

  • Não aparece no começo das palavras.
  • A pronúncia é o próprio nome da letra, sem tremer a língua.
  • Só pode aparecer entre duas vogais.
  • É considerado um dígrafo porque sua pronúncia consiste em apenas uma letra.

É essencial que os alunos tenham essas regras gravadas na memória, já que elas formam as palavras marcadas pelas letras em questão.

Mas não é apenas de teoria que será possível compreender o assunto. Para isso será necessário ler muito e praticar bastante, por isso continue lendo! 

Para o professor ensinar o assunto, será preciso dinamizar as explicações para que elas não fiquem muito entediantes e garantam o aprendizado, não a famosa decoreba. 

Como explicar R e RR?

No caso de crianças ou adolescentes, a melhor forma de se explicar o assunto é na base da dinâmica, como foi afirmado. Esse modo tanto facilita a absorção do conteúdo em questão, como também auxilia na relação professor-aluno, criar assim um vínculo divertido em se tratar de conhecimento.

Preparar uma aula que mescla entre o assunto propriamente dito, com as regras da língua portuguesa e tudo que envolve conteúdo específico da matéria, e que também combina com brincadeiras durante a aula como joguinhos, falas engraçadas, interações com os próprios alunos é a decisão mais correta em uma atividade de ortografia.

Atividades de ortografia envolvendo R e RR  (2)
Fonte/Reprodução: original

Lembre-se: para ensinar qualquer coisa, principalmente ao se tratar de jovens, é necessário despertar o interesse pelo assunto e fazer com que eles corram atrás do entendimento. Alcançado isso, o professor será responsável por facilitar esse caminho.

Qual o som mais forte RR ou R?

Outra grande dúvida recorrente de letras que podem formar dígrafos. Assim como o SS, as letras isoladamente geram alguns distúrbios quanto ao tom.

Sem complicações, o R considerado mais forte é o que pode ser dito de maneira mais prolongada e com vibração maior. As pronúncias podem variar um pouco a depender da composição das palavras em questão, por isso é importante atentar-se às regras apontadas antes. 

Exemplos de R ou RR fortes: Arrebentar, correção, coração, curiosidade, prorrogação.

O R fraco é aquele que utiliza-se da garganta e da traseira da língua para ser pronunciado. Palavras como rachadura, roxo e radiação são exemplos perfeitos para a discussão. Perceba também que esse tipo de R costuma aparecer no começo dos vocábulos que são formados.

Após o entendimento dos sons, podemos partir para a parte que envolverá uma maior atenção à ortografia, a separação silábica.

Como separar sílabas de RR?

Uma das maiores dúvidas quando se está a estudar a língua portuguesa, é ao notar que quando duas letras juntas podem aparecer, a exemplo de encontros como “ss” “rr” é necessário separar uma letra de cada termo.

É meio difícil de entender apenas com teoria, não é? Que tal um pouco de prática?

Acompanhe os seguintes exemplos:

  • Corrida
  • Arrebentar

Você notou a presença de RR em ambas as palavras, correto? 

Certo! Agora vamos separar as sílabas e notar o que acontece com as letras:

  • Cor-ri-da
  • Ar-re-ben-tar

Como pode ver, as palavras são diferentes mas a regra é a mesma! RR é separado em duas sílabas em que cada letra fica em uma separadamente da outra. 

Para melhorar sua assimilação sobre o assunto, algumas brincadeiras foram preparadas para treinar e fixar os conhecimentos sobre as utilidades de R e RR. Confira e tente fazer todos os desafios. Divirta-se!

Completando com R ou RR

A partir do sentido da frase e dos sons estudados, complete a palavra com as letras corretamente:

Minha mãe comprou um __ ro que custou __ro. 

Continue dando__ro em ponta de faca que você irá se arrepender! 

A __anha subiu para a parede, pegue-a! 

Se você fizer tudo co__endo, irá se machucar!

O professor está terminando de co__igir as provas.

Separando as sílabas

Essa atividade de ortografia será ótima principalmente para as crianças, justamente por estarem revisando o processo de separação de sílabas juntamente com o assunto que foi abordado neste artigo.

Caso seja possível, é recomendado que após o término das separações de sílabas, cada aluno pronuncie uma palavra, a fim de treinar a fala.

  1. Carreira:
  2. Barraquinha:
  3. Derrubado:
  4. Macarronada:
  5. Cruzamento:
  6. Parabólica:
  7. Otorrino:
  8. Ornitorrinco:
  9. Terremoto
  10. Interrogatório

Corrija para que a frase faça sentido

Uma atividade de ortografia voltada para o público infantil, ela irá exigir dos alunos o conhecimento de sentido das palavras, bem como diferenciar o uso delas, uma ótima introdução para iniciar as interpretações de texto, coisa que lá no futuro fará uma enorme diferença para a realização de vestibulares.

Todas as frases estão incorretas e para resolvê-las será necessário que os alunos entendam o que a frase realmente queira dizer e somente façam uso de palavras com R ou RR.

  1. O gato pulou em cima do caro?
  2. Eu me aranhei no arame!
  3. Todas as crianças corem, menos eu.
  4. Mamãe mandou você arumar a cama, Cláudio!
  5. O sofá já teve foros melhores do que esse.
  6. Esta cama está toda arebentada e empoeirada! Limpem agora!
  7. Aquele homem vive fazendo carreta para assustar os idosos.

Brincando com a pronúncia

Essa brincadeira serve para melhorar a pronúncia das palavras e para exercitar as regras no referente aos sons das palavras grafadas com R ou RR. Atenção para as letras que vêm antes e depois de vogais.

  1. Rondônia
  2. Brincadeira
  3. Colorir
  4. Corrigir
  5. Torre
  6. Coroa
  7. Rodando
  8. Correria
  9. Corrente

Com tudo isso que foi apresentado, é notável a necessidade de se obter informação de qualidade para seguir e contribuir para a educação dos jovens e mudar a atmosfera que o país vive, bem como a importância de tentar entender quais são as questões que mais afligem os alunos em relação aos conteúdos.

Somente com a educação é possível fazer alguma diferença significativa e saudável para o país.

Para ser um contribuinte com esse fato, fique atento às constantes atualizações do site Pedagogia ao pé da letra e não deixe de acessar os artigos mais antigos. Lembre-se que toda informação é válida.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *