fbpx

Atividades para o dia da escola 2022 na educação infantil 

Atividades para o dia da escola na educação infantil 
Avalie!

A princípio, as atividades para o dia da escola na educação infantil podem ser trabalhadas com os alunos de muitas maneiras atrativas e lúdicas, que instiguem a vontade de aprender e conhecer mais sobre o porquê de haver uma data comemorativa sobre a escola, esta que ocorre no dia 15 de março anualmente.

Através de estímulos, as crianças se sentirão mais confiantes a estudarem e aprenderem novos conteúdos na escola.

Qual a importância de trabalhar com atividades para o dia da escola na educação infantil? 

As atividades para o dia da escola na educação infantil são importantes para demonstrar às crianças que o aprendizado faz parte da vida de todo o ser humano, e dessa maneira elas compreenderão que estudar e estar em um ambiente rico de conhecimento as farão conhecer histórias sobre décadas que se foram, ampliar suas opiniões e melhorar suas habilidades cognitivas e motoras.

Torna-se importante que o professor mencione que no dia 15 de março comemora-se o dia da escola, e contar um pouco mais sobre tal data e porquê decidiram esse dia para que a escola seja sempre lembrada por seus feitos, por todos os ensinamentos, além de parabenizar todos os professores presentes na escola, diretores, coordenadores e outros funcionários que a compõem, porém, vale ressaltar que sem os alunos nada disso seria realmente possível.

Atividades para o dia da escola na educação infantil  (2)
Fonte/Reprodução: original

Em outras palavras, a escola estimula o convívio social entre os alunos, ensina regras que precisam ser cumpridas para se adequarem às normas de uma vida adulta no futuro, além de trazer excelentes oportunidades de conhecimento para escolher uma profissão durante a chegada ao ensino médio.

Neste sentido, as atividades para o dia da escola na educação infantil se tornam essenciais para compor a personalidade de uma criança, ajudá-la a compreender melhor o mundo e ter total compreensão de que a sociedade em que todos vivem guarda muitas informações importantes e a maioria delas se encontram em livros. Os livros são ricos em conteúdo, apresentam vocabulário distinto e serão interessantes às crianças para aprenderem a redigir textos futuramente e saber como trabalhar com produção textual.

A escola prepara os alunos para aprender matemática, porque essa é uma das matérias mais importantes e necessárias de serem estudadas pelos alunos, uma vez que as informações numéricas costumam ser vistas a todo momento em casa, na rua, nas lojas de brinquedos, nos parques e claro, na sala de aula. As crianças aprendem a contar desde novos e conhecer a lógica através de estratégias ensinadas pelos professores.

Como trabalhar com atividades para o dia da escola na educação infantil 

Neste sentido, o professor poderá trabalhar atividades para o dia da escola na educação infantil, através de redações simples e objetivas que devam constar somente os sentimentos que o aluno sente por estar na escola, ter a chance de aprender mais sobre determinado assunto, além de fazer amizade com os colegas.

O professor poderá fortificar as aulas através de pintura com pincéis nos quais os alunos deverão colorir de acordo com sua criatividade, para dessa maneira trabalhar e melhorar a habilidade de coordenação motora fina ou simplesmente levá-los ao pátio para gincanas e outras atividades que fortaleçam os músculos corporais das crianças.

Sugestões de atividades para o dia da escola na educação infantil 

Dentre uma variedade de atividades para o dia da escola na educação infantil, o professor poderá trabalhar com pinturas, construção de lápis feitos de E.V.A, brincadeiras lúdicas em grupo, exposições e festa do dia da escola, porque dessa maneira, as crianças poderão compreender melhor que a escola é um ambiente muito importante na vida de todo o ser humano, e o aprendizado deve ser feito de muitas formas para garantir o interesse e compreensão das crianças. 

Pintura

A atividade para o dia da escola na educação infantil, poderá ser trabalhada com pinturas em tela feitas com tinta guache não tóxicas para garantir o bem-estar de todos os alunos. Eles terão em mente de que precisarão fazer uma bela pintura de uma escola, esta que poderá ser conforme sua vontade e não precisa ser como a escola na qual estuda.

Como fazer a atividade

Será preciso que o professor mencione aos alunos que a atividade de pintura deverá ser realizada em quadros e feitos com tinta guache e pincel, porque precisarão desenhar e pintar uma escola de acordo com o gosto de cada um. Não haverá necessidade de pintar a escola em que estudam, porque é ideal trabalhar com a criatividade das crianças.

Materiais para a atividade

Quadro para pinturas, tinta guache e pinceis. 

Objetivos para a atividade

O objetivo desta atividade, é o de mostrar a importância da escola e as atividades que podem ser feitas para fortalecer e ampliar o conhecimento e habilidades dos alunos. Inclusive, nesta atividade, será feita exercícios com coordenação motora fina para treinar a força dos dedos e da mão impostas no pincel.

Construção de lápis feito de EVA

O professor deverá ensinar aos alunos a como montar um lápis feitos somente de E.V.A e colados em rolos de papel higiênico para garantir que o brinquedo permaneça de pé.

Como fazer a atividade:

Será necessário que o professor distribua folhas de papel E.V.A com os moldes prontos para todos os alunos para que somente eles tenham o trabalho de recortar e colar no rolo de papel.

Materiais para a atividade

O aluno deverá ter em sua posse tesoura para recortar os moldes feitos pelo professor, cola bastão para evitar sujeiras, rolos de papel higiênico e o E.V.A

Pega bandeira, vivo-morto e estátua

As atividades para o dia da escola na educação infantil, podem ser feitas através de brincadeiras lúdicas em grupo, além de contar com todos os professores na brincadeira que garantirão total diversão às crianças.

Como fazer a atividade

O professor deverá instruir os alunos para brincarem de pega bandeira que requer o aluno pegar a bandeira adversária sem ser visto e capturado, caso o oponente o pegue, ficará congelado até algum companheiro lhe salvar. As brincadeiras de vivo-morto e estátua garantirão total diversão às crianças no pátio junto dos professores e colegas.

Objetivos para a atividade

As atividades físicas que mexem diretamente com o lúdico são importantes para prender a atenção das crianças, que praticam um exercício físico e aprendem brincadeiras novas as quais poderão ser feitas outras vezes.

Exposição

As exposições escolares são interessantes trabalhar com as crianças porque elas poderão montar um expositor por conta própria, com supervisão do professor responsável pela aula.

Como fazer a atividade

Será necessário reunir um grupo de cinco alunos (de acordo com o número de alunos em sala de aula), para realizarem o trabalho que envolve escrever sobre o porquê de gostarem de estar na escola, dizer a importância dela e desenhar o que desejarem com o tema de escola. Exemplo: pode ser um giz, apagador, lousa, a professora, a própria escola e os alunos.

Materiais para a atividade

Cartolina, lápis colorido e régua.

Objetivos para a atividade

Esta atividade requer que as crianças trabalhem em total harmonia e união para poderem concluir o trabalho de montagem da cartolina com as informações que acharem viáveis, as quais serão postas na exposição no dia da escola.

Festa do dia da escola

As atividades para o dia da escola na educação infantil, podem ser feitas através de comemorações e é importante porque dessa maneira as crianças se lembrarão da data e consequentemente terão em vista de a escola é um lugar muito importante e merece ser comemorada sempre.

Como fazer a atividade

A festa será para todos os alunos da escola e deverá ocorrer no pátio, além de contar com brincadeiras e gincanas divertidas para as crianças aproveitarem bem o dia. Deverá ser solicitado aos pais de alunos para trazer um prato de salgado ou doce e refrigerante, para todos poderem comer.

Materiais para a atividade

Neste caso, os professores serão responsáveis pela decoração e deverão contar com balões coloridos, fitas, toalha para mesa, copos e pratinhos descartáveis e guardanapo. Uma caixa de som para reproduzir músicas será muito interessante e servirá para deixar as crianças ainda mais alegres.

Objetivos para a atividade

A socialização será um dos pontos mais fortes desta atividade, porque os alunos de toda a escola estarão unidos para brincar, comer, ouvir música e se conhecerem melhor e saberem se gostam das mesmas coisas e das mesmas brincadeiras.

Por fim, as atividades para o dia da escola na educação infantil podem ser feitas de muitas maneiras divertidas para que as crianças compreendam esta data, e passem ter mais apreço pelo ambiente de estudos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.