fbpx

5 atividades de socialização com crianças da Educação infantil

5 atividades de socialização com crianças da Educação infantil
Avalie!

Trabalhar a socialização com crianças deve ser feita no ensino infantil, pois os pequenos têm a necessidade de interagir com outras pessoas. É muito importante que eles tenham momentos de diálogos, conheçam melhor os colegas e saibam sobre suas diferenças.

O que é a socialização?

Socialização significa fazer parte de uma sociedade, de se reunir com diversas pessoas. O fato de se integrar junto de pessoas diferentes faz com que todos vivam em uma sociedade e precisem interagir com frequência.

O que é a socialização
Fonte/Reprodução: original

A socialização começa a partir da primeira infância, e seu término ocorre apenas quando a pessoa falece. Neste caso, um ser humano passa praticamente toda a sua vida com pessoas diferentes, conversa, as conhece e consegue compreender sua cultura e costumes.

Por que trabalhar a socialização com crianças?

É importante trabalhar com a socialização dos pequenos, pois vivem em uma sociedade que exige das pessoas um conhecimento específico. Desde novos, as crianças precisam ter acesso a essas informações, e entenderem melhor sobre por qual motivo cidadãos se diferem uns dos outros.

Por que trabalhar a socialização com crianças
Fonte/Reprodução: original

As crianças entenderão com clareza que as pessoas possuem seus gostos pessoais próprios, bem como suas opiniões formadas acerca de determinado conteúdo. Além disso, saberão se respeitar e conviver com as diferenças culturais dos colegas e amigos.

Sugestão de atividades sobre socialização

O Pedagogia Ao Pé Da Letra separou algumas sugestões de atividades para trabalhar com crianças do ensino infantil. Cada uma delas auxiliará na formação social dos pequenos, e fará com que aprendam a conviver entre sociedade com pessoas diferentes. Veja:

Preferências dos colegas

Para a primeira atividade sobre socialização com crianças, o professor poderá reunir os alunos em um círculo para os questionar sobre determinados aspectos. Um deles seria com relação às suas preferências.

Como fazer a atividade

Perguntas como “qual sua comida favorita” ou “sua cor favorita seria qual?”, devem ser feitas pelo professor para todos os alunos. Eles responderão de acordo com seus gostos pessoais, e saberão quem gosta das mesmas coisas.

É muito normal que crianças tenham gostos específicos em comum, e assim se tornem amigas. O mesmo ocorre com adolescentes e adultos, pois tudo faz parte da socialização e da maneira em que as pessoas procuram se conhecer e conversar.

Materiais para a atividade

Será necessário somente de cadeiras.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades de socialização com crianças é ensiná-los que existem muitas pessoas que podem gostar das mesmas coisas. Há outros colegas que irão preferir cores diferentes, outros alimentos e até mesmo músicas mais agitadas ou calmas.

O fato de viver em sociedade fará com que as crianças compreendam haver bilhões de pessoas no mundo. Cada uma delas possuem seus gostos pessoais, são diferentes, pertencem a outras culturas e costumes.

Atividades no pátio

Para fugir um pouco da sala de aula e brincar com os alunos de maneiras diferentes, o professor deixará as crianças se divertirem no parquinho da escola. Na hora do intervalo é comum que outras turmas estejam no mesmo local, e com base nisso, as crianças conversarão entre si.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, os alunos do ensino infantil sairão da sala para brincarem no parquinho da escola com os colegas de outras turmas. Todos poderão conversar, se conhecer melhor, e participar das brincadeiras juntos.

Há muitas possibilidades para crianças realizarem em conjunto, onde elas terão momentos mais agradáveis enquanto conversam. É de extrema importância que existam diálogos entre os pequenos, pois auxiliará a deixá-los mais desinibidos e menos tímidos.

Materiais para a atividade

Será necessário utilizar somente os brinquedos do parquinho.

Objetivos para a atividade

O objetivo das atividades de socialização com crianças é mostrar aos pequenos que podem fazer amizade com diversas crianças. Viver em uma sociedade significa não somente conversar, mas respeitar todas as pessoas por suas diferenças e conceitos.

É interessante que o professor procure explicar de maneira mais objetiva o que significa viver em sociedade, e os motivos para todas as pessoas serem diferentes umas das outras. Mesmos gêmeos possuem suas diferenças em opiniões e gostos.

A partir desse momento, o aluno compreenderá que nenhum ser humano possui pensamentos iguais. Cada pessoa é única em DNA e nos gostos pessoais, e é realmente interessante que todos sejam dessa maneira.

Roda de conversa

Desta vez, o professor participará da roda de conversa junto de seus alunos. Ele fará perguntas para as crianças, e depois elas perguntarão ao mestre. A troca de informações tornará o momento agradável e divertido.

Como fazer a atividade

O professor fará uma roda na sala de aula com as cadeiras, e os alunos precisarão se sentar próximos para conversarem. Neste caso, o mestre fará um questionamento e todos responderão de acordo com o que acreditam.

Posteriormente, os alunos farão perguntas específicas ao professor, que responderá às crianças. É interessante que as respostas sejam objetivas, porque crianças não entendem 100% do que adultos dizem.

Objetivos para a atividade

As atividades de socialização com crianças do ensino infantil auxiliarão em momentos específicos em que eles tenham de dialogar com pessoas desconhecidas. Eles saberão quando puxar assunto ou quais palavras utilizar em conversas.

Outro aspecto interessante é com relação ao professor. É comum que crianças façam muitas perguntas, mas nem sempre elas lembrarão dos questionamentos feitos momentos atrás. Por este motivo, o educador precisará ser bem breve em suas respostas e evitar se prolongar demais.

Desenhos para colorir

Trabalhar com desenhos para colorir auxiliará na coordenação motora fina dos alunos, e apesar de ser um aspecto interessante a princípio, o foco da aula será a socialização entre as crianças.

Como fazer a atividade

O professor distribuirá folhas com desenhos aos alunos para colorirem, mas eles precisarão conversar nesse meio tempo. Pode ser sobre a aula, dos desenhos ou até mesmo das cores que utilizarão.

Além disso, é possível fazer com que as crianças se concentrem mais com músicas relaxantes e agradáveis de serem escutadas. Esse exercício fará com que elas foquem na atividade, mas mantenham a interatividade entre os colegas.

Objetivos para a atividade

O objetivo de trabalhar a socialização com crianças do ensino infantil é fazer com que os pequenos compreendam a importância de conversar. Não significa que possam dialogar em qualquer momento, mas que entendam a necessidade de interagir com outras pessoas.

O corpo humano necessita de interações sociais com frequência. É importante que as crianças tenham o hábito de conversar, rir e se divertir com amigos porque fará com que elas se saibam apreciar bons momentos.

Brincadeira em grupo

As brincadeiras em grupo são essenciais para haver um momento de socialização entre as crianças do ensino infantil. É interessante que o professor mantenha suas aulas com diversas brincadeiras didáticas e lúdicas para crianças aprenderem.

Como fazer a atividade

O professor deverá propor aos alunos brincadeiras que possam fazer em sala de aula e em grupos. É interessante introduzir jogos da memória, faz-de-conta, adivinhações ou mímicas que auxiliarão as crianças a dialogarem mais entre si.

As crianças poderão conversar e escolher a brincadeira que preferem, de modo que possam incluir todos os colegas. Este é outro aspecto que o professor deve se atentar e manter aberto: não se deve excluir nenhum colega.

Objetivos para a atividade

Trabalhar a socialização na infância é de extrema importância, pois fará com que tenham mais confiança em si mesmos. Neste caso, o aluno, em questão, não terá problemas para dialogar com absolutamente ninguém, e saberá como se divertir junto de crianças que não conhecia antes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.