fbpx

Atividades lúdicas sobre sujeito e predicado

Atividades lúdicas sobre sujeito e predicado
4.3/5 - (7 avaliações)

Atividades lúdicas sobre sujeito e predicado devem ser inseridas no contexto educacional em sala de aula, para que o aluno passe a compreender melhor este tema e aprenda a identificar por conta própria quem é o sujeito de um texto/frase e o predicado.

Qual a importância das atividades lúdicas sobre sujeito e predicado?

O professor deverá explicar através de atividades lúdicas sobre sujeito e predicado, que o sujeito seria o termo da oração que deve agir como suporte de afirmações realizadas pelo predicado, este que é um dos termos de uma oração e de acordo com o verbo, faz projeções de afirmações com relação ao sujeito.

Como explicar sobre sujeito e predicado?

Em outras palavras, para ser fácil de os alunos compreenderem tal explicação, o professor poderá usar três critérios distintos que servem para localizar o sujeito em uma frase:

  • Concordância: neste caso, o verbo permanece em mesma pessoa e número que o sujeito da frase;
  • Permutação: o núcleo do sujeito é um substantivo que pode ser alterado pelos seguintes pronomes: ele, ela, eles, elas;
  • Posição: o sujeito está alocado antes do verbo e mesmo que possa surgir em um momento posterior, poderá ser adiantado e incluído normalmente ao verbo.

De modo que se torne ainda mais fácil o entendimento dos alunos, o professor deverá explicar os tipos de sujeitos que podem variar de acordo com a terminação de um verbo e se há a permissão dentro deste contexto.

  • Reconhece haver a existência de elementos que o predicado refere-se;
  • indica quem é o elemento.

Será necessário que os alunos realizem as anotações sobre estas informações para poderem estudar em momentos posteriores, em casa ou na própria escola.

Por que trabalhar com atividades lúdicas sobre sujeito e predicado?

O sujeito e predicado são extremamente importantes para conseguir construir o texto de modo correto. Neste caso, o professor deve explicar que na análise sintática o sujeito essencial para uma oração costuma sofrer ou até mesmo realizar ações, ou determinados estados em uma frase. Este termo tem como o sujeito um guia de terminação verbal por número e pessoa.

Neste caso, o professor deve tentar tornar as atividades lúdicas sobre sujeito e predicado, o mais tranquilas e compreensíveis aos alunos para que não se confundam durante as explicações. Para poderem treinar, o professor pode pedir para construírem textos breves ou frases que contenham o sujeito e predicado.

Atividades lúdicas sobre sujeito e predicado (2)
Fonte/Reprodução: original

Normalmente, as atividades lúdicas sobre sujeito e predicado podem ser trabalhadas com questionários feitos com base na interpretação de textos, além de haver a possibilidade de inserir algumas informações sobre o significado de sujeito e predicado abaixo do texto proposto.

Sugestões de atividades lúdicas sobre sujeito e predicado

Uma das principais sugestões de atividades lúdicas sobre sujeito e predicado, ocorre pela produção de texto e criação de frases, além de ser possível trabalhar com questionários para que o aluno somente assinale a alternativa que considera ser a correta. 

Atividades lúdicas sobre sujeito e predicado (3)
Fonte/Reprodução: original

O professor pode trabalhar com a separação de sujeito do predicado para identificar o núcleo do sujeito em questão, para dessa maneira o aluno identificar e classificá-lo em simples, composto ou oculto (aquele que não está visível no contexto da história ou frase).

Produção de texto

A produção de um texto, de longe, é sempre importante para contextualizar a estrutura de um assunto específico de matérias da língua portuguesa, e com base em treinos os alunos passam a compreender como funciona o sujeito e predicado em seus próprios textos.

Como fazer a atividade

O professor deverá passar um tema específico para os alunos redigirem um texto que poderá conter no mínimo 15 e máximo 20 linhas que servirão para desenvolver o tema central a ser abordado pela escrita textual, e deverão marcar com caneta vermelha o sujeito e predicado de ao menos cinco frases do texto.

Objetivos para a atividade

É uma maneira lúdica de ensinar aos alunos determinados assuntos que podem parecer difíceis, mas requer somente treino e observação. Eles passarão a compreender melhor o sujeito e predicado em frases.

Frases com sujeito e predicado

Esta atividade tem ligação direta com a produção de texto, e o professor deverá solicitar aos alunos que além de marcarem o sujeito e predicado contidos no texto, escrevam as frases separadamente para analisar de maneira correta o sujeito e o predicado.

Como fazer a atividade

O aluno deve verificar em seu texto algumas frases que contenham sujeito e predicado, para escrevê-los abaixo do texto e identificar ambos os termos solicitados pelo professor.

Objetivos para a atividade

O objetivo principal desta atividade é fazer o aluno entender melhor sobre o sujeito e predicado, e onde se encontra nas frases inseridas no texto no qual havia escrito.

Atividades para assinalar onde está o predicado e sujeito

O professor deve elaborar algumas atividades para que o aluno possa ler as frases e descobrir onde se encontra o predicado e sujeito.

Como fazer a atividade

Através de algumas questões elaboradas pelo professor, o aluno deverá somente assinalar em qual alternativa se encontra o sujeito e predicado da frase. 

Objetivos para a atividade

Será importante treinar este tema com os alunos para poderem memorizar devidamente acerca do aprendizado e ensinamentos do professor, além de evitar que apenas decorem o conteúdo porque poderão esquecer em pouco tempo.

Separe o sujeito do predicado

Em frases, o professor deverá explicar que o aluno precisa identificar o sujeito e o separar corretamente do predicado de cada frase, além de marcá-lo como simples, composto ou oculto.

Como fazer a atividade

Com base na explicação do professor, o aluno deverá apenas fazer a releitura das frases, interpretar e observar quem é o sujeito e o separar do predicado, pois posteriormente deverá dizer se é um sujeito simples, composto ou oculto.

Objetivos para a atividade

O aluno deve perceber que escrever textos ou frases vão muito além de apenas pegar um tema e escrever. Todo o corpo textual deve possuir sujeito e predicado, além de coerência entre estes dois para não causar confusões em quem realizará a leitura do texto.

Atividades para justificar a resposta

As atividades que servem para justificar a resposta podem ser complexas aos alunos, porém somente exige um pouco de atenção e calma. O professor deverá passar algumas frases na lousa que devem ser passíveis de resposta do porquê haver um sujeito ou porquê não existe um sujeito simples, ou composto contido na frase.

Como fazer a atividade

O professor deverá somente explicar e fazer o uso de um exemplo para justificar a resposta da questão A, porque dessa maneira o aluno passa a compreender melhor e conseguirá responder todas rapidamente e sem sentir dificuldades.

Objetivos para a atividade

Trabalhar com atenção e foco dos alunos nesta categoria de atividade será importante, porque é uma matéria que exige um pouco mais de concentração, e através das respostas corrigidas o professor poderá saber quem sente dificuldade em compreender a matéria de sujeito e predicado.

Por fim, as atividades sobre sujeito e predicado são específicas para o ensino fundamental I e II, os quais precisam treinar com muitos textos para poderem entender e deixar de sentir dificuldade do tema proposto para o bimestre. 

Este conteúdo requer atenção, estudo e dedicação por parte dos alunos, através disso conseguirão obter excelentes resultados nas provas e outras atividades que valem nota, além de contar com o auxílio do professor para tirar qualquer dúvida que possa existir acerca deste tema.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.