fbpx

ANÁLISE DA OBRA DE ARTE “RETIRANTES” DE PORTINARI

Autora: Soraya M. Marques

  INTRODUÇÃO:

A arte já está presente no mundo desde que o homem é homem.

O homem trava com o mundo que o rodeia uma relação dotada de significados e sentidos, ou seja, tem como essência à capacidade de simbolizar, atribuir significados às coisas, de separar, de agrupar e avaliar o mundo que o cerca.

Essa relação significativa com o mundo traduz em conhecimento que, organizado,expressado e compartilhado com seus semelhantes, é transmitido de geração a geração.

O conhecimento assim como  a arte de um modo mais amplo, nada mais é que um fenômeno que resulta da capacidade criadora humana e da interação entre os homens.

Através da arte pode-se obter uma síntese sensível da história de um povo. A arte reflete não apenas as emoções do artista ,mas a influência do meio social em que vive, evidenciando sempre o momento histórico do homem.

1.Conteúdo factual – Nota-se a presença de nove figuras humanas, sendo duas criança de colo e mais três crianças maiores.Um velho com um cajado, duas mulher: uma trouxa na cabeça e uma criança no colo, outra com uma criança no colo.Um homem mais novo também carregando uma trouxa nas costas, um céu escuro, chãos seco, urubus sobrevoando.

2.Conteúdo convencional: Os personagens ilustrados por Candido Portinari aos meus olhos parecem reais, muito magros, famintos, sedentos de água, de compaixão, de sentimento de solidariedade.Eles estão descalços, não tem uma boa aparência, dando a sensação de estarem sujos. As crianças parecem até deformadas, com barrigas enormes.

3.Conteúdo técnico–  Candido Portinari em sua obra usou aparentemente as seguintes cores: marrom, cinza,azul, preto,branco,ocre,verde,rosa, amarelo e vermelho. Tela pintada por larga e forte pinceladas, usando tinta óleo, tendo a obra à dimensão 190X180cm.

4.Conteúdo estilístico– A obra recebe influência do pintor cubista Picasso e mostra a miséria que atingia e atinge o país.

5.Conteúdo atualizado– Dá para se ver nitidamente o olhar triste destas pessoas pobres, aquele olhar que nos diz que já não existe esperança por uma vida melhor.Em todas as pessoas apresentadas na obra, As partes do corpo à mostra, parecem não ter pele, apenas ossos e músculos provavelmente fracos e frágeis, estando a roupa rasgada não cobrindo todo corpo.

6.Conteúdo acrescido– Por ser uma obra de 1944, já deve ter passado por alguma restauração. Mesmo assim, fazem parte do estilo do autor essas características explícitas na obra como a tonalidade escura.

7.Conteúdo institucional–  A obra Retirantes representa o povo nordestino. Mostra a necessidade que o eles têm de abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Portinari retrata  com exatidão todo o sofrimento do povo brasileiro ,pois ele sofria com o sofrimento do seu povo.

8.Conteúdo comercial.  Não tenho noção do valor da obra.

9.Conteúdo estético– Tela altamente dramatizante, passou para mim uma tristeza ,pois trata da miséria de um povo sofrido e esquecido lá do sertão nordestino em sua forma mais triste.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Conversas
0 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais apreciado
1 Autores de comentários
Ândrea Vanin Autores de comentários recentes
  Receber notificações  
mais novos mais antigos mais votados
Me notifique
Ândrea Vanin
Visitante
Ândrea Vanin

Muito bom. Apenas discordo do “olhar triste dos personagens”. Se prestarmos bem a atenção, a única expressão de vida do quadro são os enormes olhos brilhantes. Os olhos estão carregados de esperança, e por isso todos juntos buscam isso. Pode chamar de melancolia, do sentimento presente em cada imigrante, sobre a saudade do que deixa para trás, mas se não houvesse esperança, eles não iriam em busca de algo melhor. Ninguém ficou para trás. A esperança é a única coisa que lhes resta. As figuras centrais de pai e mãe carregam a familia. As mãos são unidas, o colo, o… Read more »

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?