00“O caminho que uma criança percorre na alfabetização é muito semelhante ao processo de transformação pelo qual a escrita passou desde a sua invenção”. (CAGLIARI, 1997, p.106)
Para chegarmos até a escrita que temos atualmente, um longo caminho foi percorrido, dos homens da caverna aos homens tecnológicos. O desenho precede a escrita, não que ocorra necessariamente desta forma em todas as crianças, mas observamos que quando damos lápis e papel na mão da criança, os seus primeiros rabiscos já são os primeiros processos de desenvolvimento da criança até a escrita que precederá. O desenho existe, como dito antes, desde a pré-história, quando os primeiros homens utilizavam-se dos desenhos para se comunicarem, expressarem as suas opiniões e, com o tempo, estes desenhos se aperfeiçoaram até chegar ao nosso alfabeto, ao nosso sistema de escrita.
Portanto, desenhar e escrever são duas atividades que andam em paralelo e são importantes para as crianças que estão em fase inicial de alfabetização. O desenho é uma forma de expressão da criança, assim a criança manifesta suas ideias, pensamentos e emoções. O desenho é uma forma de representação gráfica de um objeto real ou de uma ideia abstrata.
Na fase da infância, quando ainda as crianças não sabem escrever, o desenho é uma das formas de comunicação estabelecida, assim como o choro, os gestos, o sorriso e a fala. O desenho expressa tudo que ela sente, pensa, deseja, e a deixa inquieta, alegre ou triste; ela expressa em forma de desenho. O professor deve compreender que cada criança é um mundo, que cada criança tem sua particularidade e especificidade e, portanto, este mundo se desvela através daquilo que ela vivencia.
O desenho é uma atividade espontânea que deve ser respeitada e considerada como a grande obra das crianças. Se a criança mostra muito interesse em desenhar, é importante estimulá-la e animá-la. É muito importante e ideal que toda criança entre em contato desde muito cedo com os lápis e papel. Primeiro aparecem os rabiscos, depois vão se aperfeiçoando e se desenvolvendo, ajudando em sua psicomotricidade, escrita e leitura, confiança em si mesma, exteriorização de suas emoções e sentimentos, comunicação com os demais e consigo mesma, criatividade, formação de sua personalidade e maturidade psicológica.
Referências
REFERÊNCIAS
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1969.
____________. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PIAGET, Jean e INHELDER, Barbel, A Psicologia da Criança. 3ª. Ed. – Rio de Janeiro: DIFEL, 2007.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Para saber mais sobre a importância da alfabetização, você pode conferir o artigo sobre Alfabetização: Desenvolvimento na Zona Proximal, que explora como o desenvolvimento cognitivo está interligado ao processo de alfabetização.
Além disso, o Fundamentos Pedagógicos da Educação Infantil também abordam a relevância do desenho como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.
Se você está buscando materiais que possam auxiliar no processo de alfabetização, considere explorar opções de materiais educativos que podem ser muito úteis.
Escreva um comentário