fbpx

A importância do planejamento escolar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR

 

Planejar é um ato necessário à vida pessoal e também a profissional independente da área, seja da área da educação ou de outras áreas. O planejamento é um instrumento que auxilia a prática pedagógica do educador e que permite a ele uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula.  Segundo Oliveira (2007, p.21)

[…] o ato de planejar exige aspectos básicos a serem considerados. Um primeiro aspecto é o conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar, quais as principais necessidades que precisam ser trabalhadas; para que o planejador as evidencie faz-se necessário fazer primeiro um trabalho de sondagem da realidade daquilo que ele pretende planejar, para assim, traçar finalidades, metas ou objetivos daquilo que está mais urgente de se trabalhar.

O planejamento escolar permite uma aula mais dinâmica, atraente e os objetivos traçados têm mais chance de serem alcançados. O planejamento escolar é um momento de pesquisa e reflexão.   Libâneo afirma que o planejamento envolve a pesquisa:

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. (LIBÂNEO, 2013, p.245)

Na construção do planejamento o professor tem como fazer um diagnosticopossibilitando a ele conhecer as especificidades de sua turma  e as suas dificuldades, para a partir daí promover as intervenções necessáriase  saber como transmitir os conteúdos disciplinares com maior êxito para o aluno.

Os educadores ao fazer o plano de aula, devem levar em consideração os objetivos a serem alcançados, o conteúdo que será ministrado, a metodologia,o tempo e espaço,as características da turma, o nível de desenvolvimento de cada aluno,os conhecimentos prévios e a avaliação.

 

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, Dalila de Andrade. Gestão Democrática da Educação: Desafios Contemporâneos. 7ª edição. Petrópolis, RJ. Editora Vozes

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Deixe um comentário