Volta às aulas
Planos de Aula BNCC

A Criança e a Rotina

Descubra como ajudar as crianças a desenvolver uma rotina saudável com dicas práticas para criar hábitos que promovem um ambiente seguro e estruturado.

A Criança e a Rotina

A criança e a Rotina

A rotina diária para as crianças é algo fundamental; é através dessa rotina que a estrutura psíquica e física da criança se organiza. Sendo o tempo para a criança algo complexo, é através das suas rotinas que a criança antecipa o que irá acontecer e adapta o seu comportamento à tarefa seguinte. As rotinas transmitem segurança à criança, deste modo a criança já sabe que no fim da escola a mãe a irá buscar, ou antes de jantar deve tomar banho. As principais rotinas que se devem manter com as crianças são: horas de refeição; hora de deitar; hora de estudar; hora de brincar e tempos em família. Para mais dicas sobre a importância da rotina, veja Sugestões de Atividades para o Berçário.

História

-Esperem por mim! Esperem… – Gritava o Bruno. O Bruno estava sempre atrasado; tinha sido assim desde o início e já todos sabiam. Na verdade, já todos estavam habituados.
O Bruno chegava depois da hora de entrada na escola, chegava atrasado ao almoço, chegava tarde às brincadeiras. Os amigos ainda tentavam ajudar o Bruno: combinavam às cinco da tarde e diziam-lhe às quatro, combinavam às cinco da tarde e chegavam às seis, mas nada dava resultado. Tinham sempre que esperar pelo Bruno.
É claro que o Bruno também perdia muito por chegar atrasado. No futebol, já todos tinham sido escolhidos e ele ficava com o último lugar (aquele que ninguém queria); nas festas, já todos tinham comido os seus doces preferidos (e ele nem os chegava a provar)…
Ora, o Bruno também não estava contente com a situação; afinal, ele ficava sempre com aquilo que os outros não queriam.
Ninguém estava contente com a situação. Mas o Bruno também não a sabia resolver.
Um dia, na biblioteca, o Bruno viu um livro que tinha na capa um desenho de uma menina, um grande relógio e um coelho a correr. Ficou curioso e, quando abriu o livro, viu que o coelho se queixava muito de chegar sempre atrasado e corria muito para chegar a horas, mas por mais que corresse, nunca chegava à hora combinada.
Quer dizer, a história não era sobre o coelho, era sobre a menina e a grande aventura que viveu quando conheceu o coelho; mas o Bruno levou o livro para casa e ficou a ler a tarde toda. Estava tão distraído que nem ouviu a mãe a chamá-lo para jantar. E quando foi para a mesa, levou o livro com ele.
Os pais, curiosos para saberem o que estava a distrair o Bruno de tal modo que ele não queria deixar o livro pousado para poder comer, perguntaram-lhe o que se passava. E o Bruno contou; estava triste por ser sempre o último a chegar.
“Bem, então vamos resolver isso”, responderam os pais. Compraram-lhe um relógio que tinha um alarme e tocava sempre que fossem horas importantes: horas de ir para a escola, horas de ir brincar, horas de ir almoçar… O relógio tocava e o Bruno já sabia o que tinha que fazer.
A partir desse dia, o Bruno era sempre o primeiro a chegar.
Bem, por vezes era o segundo ou o terceiro, mas já não era o último e ninguém tinha de esperar por ele.
Fonte da História:

Psicologia da Educação

E-mail: [email protected]
Telem. 96 3489511

http://caapsicologia.blogspot.com/2011/03/crianca-e-rotina.html

Para ajudar a desenvolver a coordenação motora das crianças, considere atividades que envolvam materiais simples, como brinquedos de montar.


Pedagogia ao Pé da Letra
Pedagogia ao Pé da Letra
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00