Origami de Coelho
- 3 notas de papel quadrado de 10 cm, ou quadrados de papel diferentes
- Marcadores, lápis de cor ou tinta
- Opcional: olhos móveis, pequenos botões ou pompons para os narizes, etc.
O que você faz:
1. Pegue um quadrado de papel e dobre ao meio na diagonal. 2. Dobre o canto superior (ambas as camadas juntas) para baixo, de forma que a ponta do canto encontre o centro do outro lado. 3. Dobre o canto esquerdo e o canto direito até o centro. 4. Dobre o lado superior esquerdo e o lado superior direito em direção ao centro. Pressione as dobras firmemente com seus dedos. Essas dobras serão as orelhas do coelho. 5. Cuidadosamente abra as orelhas, como mostrado. 6. O próximo passo é um pouco complicado. Quando você virar a cabeça do coelho ao redor, você vai achar que as orelhas estão apontando para trás! Segure a parte inferior da cabeça firmemente com uma mão. Com a outra mão, segure a parte inferior de uma orelha e vire-a suavemente. Tenha cuidado para não rasgar o papel enquanto vira a orelha! Esta etapa precisa de um pouco de prática, porque combina um movimento de torção e uma dobra ao mesmo tempo. Uma vez que você pegar o jeito, você será capaz de fazer muitos coelhinhos de papel origami rapidamente. 7. Agora, tudo que você precisa para terminar o coelho é desenhar uma face. Você pode colar um pequeno pompom ou botão como nariz, ou olhos móveis, mas também pode desenhar uma ampla gama de diferentes expressões faciais usando apenas lápis de cor ou marcadores. Dicas: Fizemos um coelho grande de papel origami a partir de um pedaço de papel de computador, dobrando uma esquina na diagonal e cortando o excesso do topo para fazer um quadrado de 20 cm. Funcionou muito bem para fazer um grande coelho!
Curiosidades:
Os coelhos estão por toda parte na cultura popular, seja como protagonistas de desenhos, como coadjuvantes em piadinhas ou personagens de cantigas infantis. Por essas e outras, eles são pets muito especiais que merecem um guia só deles para serem criados com muito amor e carinho. Você pode encontrar sugestões de atividades sobre a Páscoa neste link.
A origem
Segundo registros, os coelhos vêm da região da Península Ibérica e do norte da África. Foram os monges franceses, na Idade Média, que começaram a domesticar os coelhinhos, fazendo deles seus pets.
Principais características
Os coelhos não são roedores. O bicho faz parte da ordem de pequenos mamíferos herbívoros chamada Lagomorfos. São animais que podem viver até os nove anos de idade, possuem uma temperatura corporal média de 38,5°C e se reproduzem com relativa facilidade.
Tem de 26 a 28 dentinhos que crescem continuamente, daí a necessidade de prover materiais e alimentos que possam ser roídos para evitar diversos problemas, desde má oclusão dentária até sérias doenças periodontais.
Seu corpo tem um formato arredondado e, assim como os gatinhos, o coelho é um tanto quanto asseado e toma banho sozinho regularmente. Seu campo de visão é amplo, já que os olhinhos ficam nas laterais da cabeça. O olfato é o principal sentido usado por eles, principalmente, para detectar a presença do inimigo – daí o movimento frenético de seus focinhos.
Alimentação
Por serem herbívoros, no habitat natural, se alimentam de uma variedade de tipos de grãos, verduras e pasto. No ambiente doméstico, a melhor dieta para os coelhos deve ser composta de ração própria para este tipo de mamífero, folhas e, principalmente, feno – que é rico em fibras, ajuda a desgastar os dentinhos e ainda regula o sistema digestivo dos coelhos.
E não custa frisar que as cenouras devem ser EVITADAS na alimentação destes animais. Quando você ficar na dúvida sobre coelhos comerem cenoura ou não, lembre-se que eles não cavam para encontrar comida, portanto não se alimentam de raízes deste tipo.
Um adendo: antes que você presencie seu pet orelhudo comendo o próprio cocô e sinta repulsa, lembre-se de que existem as fezes classificadas como “cecotrofos”, que são mais moles, menores e expelidas durante a noite. A ingestão de cecotrofos promove um aproveitamento melhor de nutrientes, proteínas e vitaminas do complexo B.
Temperamento
Sua personalidade é tão meiga quanto sua aparência, já que são pets que socializam e gostam de afeto humano. Aliás, um fator bastante positivo no temperamento do coelho é que, ao mesmo tempo em que são bichinhos afetuosos, são independentes e não costumam ser muito carentes.
Coelhos vivem bem em apartamentos, já que não requerem muito espaço por conta de seu tamanho. E, assim como outros pets, são capazes de aprender o lugar certo para fazer xixi e cocô.
Para quem deseja criar um coelho, é importante ter em mente que eles precisam de brinquedos e materiais para roer, como caixas de papelão e tubos de papel toalha. Esses itens ajudam a manter a saúde dental e proporcionam entretenimento. Você pode encontrar ótimas opções de brinquedos para coelhos neste link.
Escreva um comentário