A eleição do diretor da escola fornece aos alunos um processo distinto que pode gerar confusão e incertezas. Por esta razão, é interessante que os professores procurem trabalhar com informações verídicas com os estudantes, a fim de fazê-los compreenderem-nas.
O que faz o diretor da escola?
O diretor da escola realiza a gestão, traz e garante que exista excelente qualidade de ensino, além de fornecer atendimento à comunidade do colégio. O diretor é aquele que atuará em prol do aprendizado estudantil.
É perceptível o quão importante é um diretor, e sua função merece reconhecimento. Este trabalho é complexo, exige conhecimento, paciência e amor à profissão. Trabalhar no campo escolar faz com que diretores se tornem de extrema importância para garantir aprendizado de qualidade.
Como trabalhar sobre eleições?
É possível introduzir o tema com simulações eleitorais, pesquisas, bate-papo, debates entre os diretores, cartazes que contenham conteúdos informativos para todos os alunos da escola, ou documentários sobre.
Existem muitas hipóteses que podem ser escolhidas e aplicadas pelos professores. Será desta maneira que os estudantes compreenderão a importância de saber o significado de votar, e entender que ocorre o mesmo nas eleições locais e presidenciais.
Sugestão de 5 atividades sobre eleição do diretor
A sugestão de atividades sobre eleição do diretor deve ser feita de maneiras que atraiam a atenção dos alunos. Significa que, neste caso, o professor precisará trabalhar com o foco em atividades práticas. Veja:
Bate-papo sobre eleições
O professor precisará se reunir com a classe e conversar sobre as eleições. Poderá explicar como funciona, qual o objetivo, porque existe, e sua principal função.
Como fazer a atividade
Os alunos deverão responder às principais perguntas do professor, mas de uma maneira que torne o momento como um bate-papo. A ideia é fazê-los expor suas opiniões, o que pensam ser correto ou incorreto.
Poderão escrever o que acreditam ser essencial para uma pessoa se tornar candidato a diretor escolar e entregar ao professor. Cada uma das opiniões inseridas deve ser analisada, mas não julgada.
Materiais para a atividade
Folha almaço e caneta.
Objetivos para a atividade
A eleição do diretor da escola pode ser um momento complexo para os alunos, mas com um excelente bate-papo todos compreenderão melhor a importância e como podem agir de acordo nestes períodos.
Simulação de eleição
Uma atividade bem-quista pelos alunos é trabalhar a simulação da eleição nas escolas. Neste caso, os professores devem se reunir com os alunos do 3° e 4° ano do fundamental I para trabalhar tal questão.
Como fazer a atividade
Nesta atividade, o professor escolherá nomes fictícios de candidatos para concorrer ao cargo de diretor do colégio e falar sobre suas propostas. Estas informações corroboram o entendimento dos alunos com relação a quem é bom ou ruim.
Posteriormente, poderão escrever o nome do candidato fictício, dobrar a folha de papel e colocar na urna feita de caixa de papelão. Todos devem participar da atividade, pois o professor precisará contar os nomes e dizer quem será eleito.
Materiais para a atividade
Urna feita de caixa de papelão e folhas de sulfite.
Objetivos para a atividade
O objetivo da eleição do diretor da escola é ensinar aos alunos que antes de votar em qualquer pessoa, é interessante analisar suas propostas. Dessa forma, é possível conhecer os princípios do candidato e se está apto a entrar no cargo.
Outro motivo para a simulação de eleição é ensinar que no dia de votar em candidatos presidenciais, será da mesma forma. Eles devem se preparar para ingressarem neste mundo quando tiverem 16 anos ou mais, a fim de fornecer a si e à sociedade um lugar melhor para todos. Esses estudantes compreenderão questões que antes poderiam ser burocráticas ou que causassem confusões. São maneiras interessantes de adequá-los aos conteúdos complexos que agreguem no conhecimento.
Debate com diretores
O momento mais aguardado nas escolas é quando se torna possível conhecer melhor sobre os diretores que concorrem ao cargo. Neste caso, o coordenador escolar poderá iniciar um debate no pátio do colégio para os alunos assistirem.
Como fazer a atividade
Esta é uma atividade distinta, mas que agregará no saber dos alunos em muitas questões. Dentre elas, é o fato de anotar tudo o que for dito pelos candidatos, estudar e analisar o que for necessário e do que a escola precisa neste momento.
As perguntas feitas devem ser respondidas com clareza e sem rodeios, pois facilitará na escrita dos alunos. Tudo o que for importante será escrito e estudado para trabalhar na sala de aula.
Professor e alunos devem se reunir para discutir acerca das informações obtidas e verificar o balanceamento de conceitos mencionados sobre valer ou não a pena.
Objetivos para a atividade
A eleição do diretor da escola facilitará um excelente debate, pois há uma diversidade de informações que podem ser usadas contra ou a favor dos candidatos. Por este motivo, é obrigatório que os alunos escrevam o que acharem mais importante nas respostas dos possíveis diretores.
Cartaz sobre a importância do voto consciente
Em grupos, os alunos poderão montar um cartaz que apresente a importância de realizar votos conscientes. Significa ser importante haver um conhecimento amplificado sobre cada candidato e analisar de acordo com as necessidades de uma comunidade.
Como fazer a atividade
Solicite que os alunos reúnam-se em grupos de até 5 pessoas e entregue a folha de cartolina branca. Todos poderão utilizar o celular para pesquisar em sala de aula sobre o voto consciente, o que seria pleito eleitoral, e inserir desenhos no trabalho.
Será necessário conter a explicação de como escolher pelo candidato ideal e as maneiras de analisar as propostas de cada pessoa que concorrerá para a direção da escola.
Objetivos para a atividade
Esses cartazes serão pendurados no mural do colégio, de modo que os alunos de outras turmas possam aprender mais acerca da eleição do diretor da escola. Cada uma das informações impostas neste conteúdo auxiliará no melhor entendimento dos estudantes.
O fato de o professor trabalhar um conteúdo distinto com os alunos da 4° série fomenta a ideia de que cidadãos como um todo possuem um direito que é o de votar. Independente de ser em urnas eletrônicas ou de papelão feita na escola.
Significa que o aluno aprenderá o verdadeiro conceito de escolher um candidato para votar. No futuro, esse estudante se tornará um adulto que conseguirá discernir quem é melhor ou pior e qual vale a pena introduzir no governo.
Pesquisa sobre eleições escolares
Indicado para alunos do 5° ano do fundamental I realizarem a pesquisa, que falará mais acerca das eleições escolares. Dessa maneira, eles aprenderão melhor o que é esse período e qual seria a sua importância à escola.
Como fazer a atividade
O professor deverá solicitar que os alunos pesquisem sobre eleições escolares, quais suas vantagens e como ocorre este momento. Tais informações serão cruciais para haver melhor compreensão acerca do conteúdo proposto.
É uma forma de ensinar aos alunos que há uma grande importância com relação às eleições de diretores, pois terá como fundamento a melhoria em determinadas questões escolares.
Objetivos para a atividade
A eleição do diretor da escola auxiliará no aprendizado e entendimento dos alunos sobre qual a importância de votar, para que serve e como pode agregar na vida de professores, da escola e alunos, possíveis modificações.
Este é um método que visa ensinar aos alunos sobre eleições presidenciais ou apenas com a finalidade de eleger o prefeito de uma cidade. São excelentes motivos para haver explicação e pesquisa sobre o tema.
Para complementar o aprendizado, os alunos podem explorar fundamentos pedagógicos que ajudam a entender a importância da gestão escolar.
Além disso, é interessante que os professores incentivem a leitura de materiais sobre a relação entre escola e família, pois isso pode enriquecer a compreensão dos alunos sobre a importância da participação da comunidade na educação.
Por fim, é essencial que os alunos compreendam que a educação é um processo contínuo e que a participação ativa deles pode fazer a diferença na construção de um ambiente escolar mais democrático e participativo.
Escreva um comentário