O futsal é um jogo diferente do futebol, mas que possui praticamente as mesmas regras e uma finalidade similar. Para isto, o professor poderá explicar mais sobre o que significa futsal, para que serve e motivar os alunos a jogarem.
O que é futsal?
Assim como o futebol, o futsal requer que os jogadores atuem com o trabalho coletivo dentro das quadras. Desta maneira, conseguirão concretizar o objetivo principal do time, que é vencer a partida.
É praticamente o objetivo das equipes de futebol, mas, diferente deste esporte, o futsal começou a ser realmente jogado no ano de 1940, por alguns jovens conhecidos por fazerem parte da Associação Cristã de Moços, na cidade de SP.
Por haver falta de campos de futebol para poderem jogar, os rapazes procuravam as quadras de basquete. Era algo realmente improvisado, mas que garantia uma boa diversão na época.
Quem pode jogar futsal?
Qualquer pessoa pode jogar futsal. Basta que haja um treinamento para aprimorar todas as habilidades do jogador com a bola nos pés. Não há uma exigência de conter somente jogadores; pode haver jogadoras, assim como ocorre no futebol de campo.
Por este motivo, o professor deverá trabalhar com seus alunos no geral durante todas as atividades de futsal, sem excluir as meninas. Elas poderão aprender e, quem sabe, se interessar por esse esporte ou qualquer outro que seja similar. Isso significa abrir portas para muitas possibilidades aos alunos.
Sugestão de 5 atividades sobre futsal
O professor poderá conferir cinco atividades sobre futsal para trabalhar com os alunos do ensino infantil. Há diversas brincadeiras interessantes que aprimorarão as técnicas dos pequenos e farão com que eles aprendam a trabalhar em equipe. Veja:
Jogo dos setores
Esta é outra atividade de futsal que precisa ser trabalhada diretamente na quadra da escola. Fará com que os alunos possam aprender outros tipos de técnicas e as usarão nas aulas de educação física.
Como fazer a atividade
O professor deverá montar dois times com 6 jogadores. Cada um deles precisará usar coletes com cores diferentes para poderem realizar a atividade e não serem confundidos pela equipe adversária.
O jogo será um 3 contra 3, e o objetivo é fazer com que um dos jogadores da equipe adversária faça com que a bola passe pelo setor do outro time e marque um gol ou realize a tentativa.
A principal regra é: antes de realizar qualquer passe para o gol, é importante que todos da equipe deem 3 passes entre si, antes de chutá-la no setor para marcar o gol e dar a vitória para o time.
Materiais para a atividade
Coletes, bola e cones.
Objetivos para a atividade
Esta atividade de futsal possui o principal objetivo de ensinar aos alunos a importância de trabalharem em equipe. A cooperação, quando ocorre, gera mais benefícios a todos.
Hand-fut
O hand-fut é bem similar ao handebol, que significa basicamente bola nas mãos. É uma atividade que o professor poderá ajudar os alunos a treinarem melhor suas habilidades e aprimorá-las.
Como fazer a atividade
Nesta atividade de futsal, o professor deverá separar seus alunos em dois times com cores distintas. Assim que houver a separação das equipes, basta que o professor entregue a bola para quem vencer no cara ou coroa.
Posteriormente, os jogadores precisarão passar a bola com o uso das mãos, da mesma forma que o handebol, até ficarem próximos da trave. Em seguida, devem utilizar a cabeça ou o voleio para marcar o gol.
Materiais para a atividade
Bola de futebol, coletes e cones.
Objetivos para a atividade
O objetivo principal da atividade com futsal é fazer com que os alunos consigam trabalhar em equipe e vencer o time adversário. É algo que precisa ser lidado durante as aulas de educação física.
Principalmente porque nesta atividade em especial, as crianças terão os estímulos nos músculos do corpo todo. Significa que moverão braços, pernas e cabeça com frequência nesta aula.
Drible
Driblar é algo que pode ser feito tanto no futsal quanto no futebol de campo. É um fator que costuma ser decisivo, atrapalha a equipe adversária e garante que o jogador tenha uma bela jogada para tirar o fôlego dos torcedores.
Como fazer a atividade
O professor deverá separar os alunos em grupos de 5, contendo pelo menos 3 defensores e 2 no ataque. Esta organização ajudará tanto o professor quanto as crianças durante a realização da atividade.
Em seguida, o professor deverá preparar uma goleira média/pequena para demarcar o espaço para esta atividade. Poderá ser feito o uso de cones, caso o professor ache conveniente.
As crianças precisam chegar aos cones junto da bola e terão de driblar os demais jogadores para atingir o alvo. Por este motivo, é necessário que o professor mantenha o número de defensores sempre elevado.
Objetivos para a atividade
O objetivo principal é fazer com que as crianças consigam aprimorar suas habilidades de orientação. Eles precisam aprender a guiar a bola, desviar de obstáculos e procurar trabalhar sempre em equipe.
Troca de 10 passes
Não há nada melhor do que ajudar os alunos com estímulos visuais e físicos. Isto faz com que eles aprimorem suas técnicas, aprendam a trabalhar em equipe e saibam o que fazer com a bola nos pés.
Como fazer a atividade
Esta brincadeira tem como fundamento reunir todos os alunos, sem excluir absolutamente ninguém. É fazer com que haja um trabalho de troca de passes, recepção da bola, deslocamento e interação com os outros.
Neste caso, o professor deverá separar as crianças em dois times e colocar uma bola para ser usada. A partir disso, toda a equipe precisará trocar cerca de 10 passes entre si e sem perder o objeto. É importante que a outra equipe não pegue a bola por intermédio da interceptação. Se algo assim acontecer, a equipe adversária terá um ponto ganho.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que as crianças possam aprender melhor o que significa interceptar, proteger a bola, aprender a trocar passes e, claro, trabalhar em equipe. É importante que o professor sempre frise este aspecto nos pequenos.
Use cones
Esta atividade tem como função fazer com que as crianças consigam desenvolver melhor a coordenação motora grossa. Por este motivo, o professor de educação física deverá levar os alunos para a quadra.
Como fazer a atividade
Neste caso, o professor deverá usar cones para ajudar as crianças a aprenderem a se locomover com uma bola de futebol. Elas saberão a maneira correta de conduzir a bola até o final da marcação e ficarão mais motivadas a aprender.
Todos os alunos deverão passar pelos cones distribuídos pela quadra para poderem treinar. Desta forma, conseguirão melhorar certos aspectos e terem uma desenvoltura ideal para o esporte.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo é fazer com que os alunos possam aprimorar a manipulação da bola. É ensiná-los a como controlá-la conforme se movem, sem fazê-la se afastar dos pés para longe.
Este tipo de aula ajudará todas as crianças a treinarem e, consequentemente, será um estímulo maior a fazerem tal ato fora da escola. Os treinos em casa ou na companhia de colegas os ajudarão.
Para complementar as atividades de futsal, o professor pode considerar a inclusão de dicas de plano de aula sobre atletismo infantil, que também são importantes para o desenvolvimento motor das crianças.
Além disso, é fundamental que o professor esteja atento às práticas de educação física inclusiva, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e se desenvolver.
Por fim, o professor pode utilizar materiais como bolas de futsal para enriquecer as aulas e proporcionar uma experiência mais completa aos alunos.
Escreva um comentário