fbpx Skip to main content

Atualizado em 08/10/2022

Plano de aula sobre árvore genealógica para educação infantil

Confira o plano de aula sobre árvore genealógica para trabalhar na educação infantil. Veja mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

Plano de aula sobre árvore genealógica para educação infantil

A árvore genealógica faz parte da vida de muitas pessoas. É por intermédio dela que se pode traçar melhor o perfil de cada um dos familiares, e descobrir suas origens. Por este motivo, o aluno precisa conhecer mais sobre a história de sua família e saber o que passaram até chegar aos tempos atuais.

O que é uma árvore genealógica?

A árvore genealógica nada mais é do que uma simbologia de todas as ligações familiares. Desde os avós, mães, tios, primos e irmãos. É a principal maneira de manter todas as informações familiares muito bem organizadas.

É uma forma de conhecer os ancestrais que auxiliaram na construção de toda aquela família. Isto faz com que as pessoas se sintam conectadas de alguma maneira, mesmo que tenha passado muito tempo desde então.

O que é uma árvore genealógica
Fonte/Reprodução: original

Graças à árvore genealógica, se torna possível saber se algum membro da família possui certa doença e outros problemas de saúde. É a principal base para haver os estudos sobre doenças hereditárias.

Algo que as pessoas desconhecem é: os pais podem não ter herdado nenhum tipo de doença, mas os filhos poderão possuir algumas chances maiores de possuir determinada doença, por exemplo. É algo que se não passar pelos pais, pode passar pelos netos.

Como trabalhar com a árvore genealógica na educação infantil?

Há muitas possibilidades de trabalhar com a árvore genealógica, dentre elas é pedir que os pais trabalhem junto com os alunos do ensino infantil. É um tipo de conteúdo que exige um pouco mais de pesquisa, por este motivo é realmente importante que exista este momento.

Como trabalhar com a árvore genealógica na educação infantil
Fonte/Reprodução: original

Certas informações podem nem terem sido contadas aos alunos. Neste caso, é compreensível e os pais poderão compartilhar as informações com seus filhos durante a elaboração da atividade solicitada pelo professor.

Sugestão de atividades sobre árvore genealógica

O professor poderá conferir cinco atividades sobre árvore genealógica para trabalhar com os alunos do ensino infantil. É importante que as atividades sejam lúdicas, e contem com a participação dos pais e outros familiares para o planejamento ficar de acordo com o esperado. Veja:

De qual local seus parentes mais antigos vieram?

Durante o período das guerras, era comum que alguns cidadãos de outros países fugissem ao Brasil como um escape da confusão. Por este motivo, há tantas colônias de alemães, italianos, japoneses, chineses e outras etnias por todo o país.

Como fazer a atividade

O professor deve pedir que o aluno realize uma entrevista com pais ou avós e perguntem de qual local os seus parentes antigos vieram. Pode ser que as informações sejam desconhecidas, mas em alguns casos é possível verificar por intermédio dos documentos pessoais.

Será interessante que os familiares se reúnam com os alunos para conversarem, e terem uma informação ou outra sobre sua descendência. 

Materiais para a atividade

Caderno e lápis de escrever.

Objetivos para a atividade

O objetivo da atividade de árvore genealógica é fazer com que os alunos possam aprender melhor sobre seus familiares. Descobrir sobre partes de sua etnia, e qual delas realmente predomina em suas feições.

Quais etnias predominam em sua genealogia?

Esta atividade deverá ser feita com os pais e em casa. Será importante que haja algum documento dos avós dos alunos para poderem saber melhor sobre a etnia, e quem os filhos herdaram certos traços.

Como fazer a atividade

É comum que as pessoas esqueçam, mas muitas crianças herdam mais os traços dos avós do que dos próprios pais e não físicos. A genética é algo fantástico, mas que costuma passar despercebida por todas as pessoas.

Por este motivo, o professor deve solicitar que os pais de alunos encontrem informações sobre os seus pais (avós dos alunos), e bisavós. Em seguida, os pais devem explicar aos filhos qual a etnia de cada membro da família, e escrever diretamente no caderno.

Materiais para a atividade

Somente alguns documentos pessoais dos avós dos alunos.

Objetivos para a atividade

O objetivo é apresentar às crianças que nenhuma família brasileira é 100% de uma única etnia. Todos possuem misturas, e nem todos realmente sabem deste fator, mas é algo interessante a apresentar durante as aulas.

Informações sobre a família encadernado

Esta é uma árvore genealógica bem diferente de todas as outras. Será um pouco mais trabalhosa de ser feita, e por este motivo o professor deverá escrever um bilhete aos pais de alunos e enviar pela agenda com as explicações.

Como fazer a atividade

Os pais, junto dos filhos deverão trabalhar para reunir um pouco de informações sobre os avós e bisavós. É importante que contenha algumas fotos com datas e nomes dessas pessoas, além de especificar se é avô ou avó, por exemplo.

Deve-se iniciar a montagem do trabalho com bisavós (se tiver fotos), posteriormente aos avós, os pais e os filhos. É interessante manter a especificação para o professor poder realizar as avaliações do trabalho.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer com que os alunos consigam aprender de outra maneira a montar sua própria árvore genealógica. Seja com fotos ou informações por escrito, que serão ideais para ter um conhecimento melhor.

Desenho dos familiares

Não há nada mais divertido do que desenhar pessoas. As crianças adoram fazer suas artes e mostrar aos colegas e professor os seus familiares. Por este motivo, eles poderão trabalhar com esta atividade em sala de aula.

Como fazer a atividade

O professor deverá pedir aos alunos que façam desenhos sobre os pais e os avós, junto dos irmãos caso tenha. Depois será necessário somente pintá-los com canetinha, lápis de cor ou giz de cera.

A partir do momento em que o aluno tiver finalizado o desenho, deverá somente escrever o nome de cada um dos parentes para o professor poder saber quem é quem. Além de ficar mais fácil de entender o que o aluno desenhou.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer o aluno aprender melhor sobre o significado de árvore genealógica, e qual a sua importância para todos da sociedade. Por mais que seja algo simples, é bem significativo e fará com que os pequenos consigam aprender melhor sobre a própria família.

É comum que muitas famílias desconheçam suas próprias origens, principalmente por falta de documentos. O pouco que os responsáveis sabem, poderão repassar aos alunos, pois fará com que eles possam conhecer um pouco mais de bisavós ou trisavós.

Árvore genealógica feita com os pais

Esta é uma árvore genealógica que será feita junto dos pais para os alunos poderem aprender melhor como fazê-las. É algo simples, mas que se tornará especial ao ser feita na companhia dos responsáveis.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade sobre árvore genealógica, o aluno deverá anotar em uma folha sulfite ou no caderno de desenho, os nomes dos parentes, dos avós e dos pais. Deverá incluir irmãos e o seu próprio nome.

Objetivos para a atividade

A atividade servirá para o aluno poder conhecer melhor sua própria família, e saber um pouco mais sobre a sua própria origem. É necessário que este tipo de tarefa seja solicitada pelo professor da educação infantil.

Os alunos precisam conhecer melhor sobre suas origens, e saber qual sua descendência, dentre outras informações que costumam ficar esquecidas. É fazer com que apresentem os dados e possuam ciência de quem são.

Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.