A importância do desenho infantil
Toda forma de arte é válida, principalmente para as crianças que ainda não dominam as palavras. O desenho infantil é uma excelente forma de estimular a criança. Saiba mais sobre a importância desse método!
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, durante a educação básica, a criança deve ter o direito de se expressar ao longo do seu processo de aprendizado e desenvolvimento. É nessa área que as atividades artísticas entram, incluindo o desenho. Continue lendo para entender melhor como o desenho infantil impacta a vida das suas crianças!
Autoconhecimento e Relação com o Mundo
Mesmo na vida adulta, buscamos elaborar sentimentos e situações que vivemos. O autoconhecimento é fundamental para determinar a forma como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo. Para a criança, isso é ainda mais importante, já que são muito novas para terem experiências próprias que sirvam como referência.
Desenhar não é apenas um momento de prazer. Por meio da expressão artística do desenho infantil, as crianças conseguem compreender suas próprias emoções, desejos e medos. É pelo desenho que os pequenos compreendem o mundo ao seu redor, já que ainda não dominam a linguagem escrita.
No desenho, as crianças criam um mundo próprio usando como base o que veem durante o dia e dão significado para objetos e sentimentos através de suas representações. Constroem universos próprios e expressam formas, cores e texturas que as interessam ou as incomodam. Dessa forma, elas conseguem formular pensamentos sobre si mesmas e sobre o mundo ao seu redor. Para mais atividades que estimulem a criatividade, confira atividades de artes.
Coordenação Motora
O desenho infantil também colabora para o desenvolvimento motor da criança, que ainda está buscando formas de controlar seus movimentos. Os primeiros desenhos tendem a ser amplos e sem forma ou limite, pois é a forma delas entrarem em contato com o mundo e com as suas próprias vontades.
À medida que vão crescendo, conseguem limitar melhor seus movimentos, externando com mais precisão o que estiverem sentindo ou imaginando. O processo de expressão com desenhos na educação infantil deve estimular o uso de suas mãos e de seus dedinhos para que atinjam o resultado que elas mesmas queiram nas artes escolares.
O impacto do desenho no desenvolvimento correto da coordenação motora já é comprovado cientificamente, inclusive em crianças com algum tipo de deficiência.
Atenção e Concentração
A importância da atenção e da concentração não está apenas na execução de tarefas ou deveres de casa. Ter a habilidade de manter a atenção é essencial para que o ser humano atinja seus objetivos e se mantenha focado durante qualquer processo ou interferência.
A autonomia do pensamento também está vinculada ao bom desenvolvimento desses aspectos. A concentração entra em ação durante as relações sociais da criança, permitindo que ela formule pensamentos e ideias coerentes com o momento de interação com seus coleguinhas.
Aplicar a arte do desenho durante as aulas é potencializar a absorção e a real compreensão das informações passadas em qualquer nível da educação infantil.
O desenho é a forma mais natural de expressão da criança e precisa ser incentivado, principalmente nesta época cheia de tecnologias que podem estar excessivamente presentes na vida das crianças desde cedo. Incentivar a arte é permitir um desenvolvimento saudável e manter um diálogo lúdico com as crianças. É acolhimento, compreensão e liberdade!